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01/05/2010 - 09:28

De olho em projeto do Ibraf, Fruit & Tech 2010 quer potencializar rodada de negócios

Atração da Fruit & Tech de grande sucesso na edição passada, as Rodadas de Negócios revelaram que compradores internacionais de mercados já consolidados apostam na fruta brasileira para exportação. Estudo realizado pelo Ibraf com a Apex pode apontar novos mercados potenciais a serem explorados pela Fruit & Tech 2010.

Batizado “Análise de Mercados Potenciais”, o estudo anunciado pelo IBRAF – Instituto Brasileiro da Frutas, realizado em parceria com a Unidade de Inteligência Comercial da Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos será uma importante ferramenta para a Fruit & Tech – Feira Internacional de Frutas, Legumes e Derivados, Tecnologia e Logística potencializar a participação de mercados internacionais em suas próximas edições.

O estudo traça um diagnóstico válido para 2010 e 2011 do setor de exportação de frutas frescas e processadas – congeladas, polpas, secas e sucos – produzidas no país, e analisa os mercados potenciais.

Para a Fruit & Tech, os resultados obtidos com o estudo podem antecipar quais mercados em potencial devem ser atraídos para a feira. Como ponto de partida, pesquisas realizadas para o estudo revelam que devem receber atenção especial do projeto países como Emirados Árabes, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Portugal, Cingapura e China.

Alguns desses países integram a lista dos 15 compradores internacionais de mercados já consolidados que participaram das Rodadas em 2009, entre Europa e Estados Unidos, além de importadores do Oriente Médio, África do Sul, Rússia e América do Sul.

Ao todo, foram efetivadas 255 reuniões em três dias de evento com a participação de 65 empresas produtoras de frutas e legumes frescos e processados. A feira trouxe compradores de países com potencial de crescimento na importação de frutas e seus derivados do Brasil para atender à demanda dos empresários brasileiros por inserção de seus produtos em novos mercados. Entre os países visitantes, marcaram presença Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Equador, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel e Tunísia.

Valeska de Oliveira, gerente executiva do Ibraf, reforça que “há mercados com grande demanda pelos produtos que ofertamos e que o Brasil ainda tem uma participação muito tímida”.

Como exemplo, ela cita os Emirados Árabes, que tiveram um crescimento de 27% na importação de polpas nos últimos anos e o Brasil representa apenas 0.04% das importações deste país. O Canadá é outro mercado bem interessante, o país importa cerca de US$ 1 bilhão de frutas frescas, com um crescimento médio de 12,5% de 2003 a 2008 e o Brasil atualmente participa de apenas 0,5% deste montante.

O Projeto Brazilian Fruit entra agora na fase de Planejamento Estratégico para construir um projeto de internacionalização de longo e médio prazos envolvendo as estratégias, metas e ações, e a participação dos produtores e empresas é essencial, já que são os beneficiários diretos destas ações. O Planejamento terá duração de cerca de três meses e após a estruturação do plano serão realizados Workshop’s em diversas regiões do país, visando apresentar às empresas o resultado do trabalho e ações propostas para os próximos anos.

Fruit& Tech – Feira Internacional de Frutas, Legumes e Derivados, Tecnologia e Logística, de 27 a 29 de setembro,das 11h às 20h, na Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo, Rua Otto Baumgart, 1.000 - Vila Guilherme - São Paulo - SP – Brasil. Promoção: Francal Feiras - Tel. (11) 2226-3100.Cooperação: Instituto Brasileiro de Frutas – IBRAF | Patrocínio: Sebrae | Apoio: Brazil Fresh Produce – BFP | Site (www.fruitetech.com.br) | *Feira de negócios exclusiva para profissionais do setor - entrada gratuita mediante credenciamento.

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