Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2010 - 09:33

Exal se especializa em plantas industriais didáticas


Empresa piracicabana já vendeu oito unidades para instituições de ensino e pesquisa.

Com tradição no setor sucroalcooleiro, o Grupo Exal está se especializando em produzir plantas em pequena escala de destilacão, retificação e moagem/fermentação da cana-de-açúcar para fins de ensino e pesquisa. “Já vendemos oito unidades para a Fatec (Faculdade de Tecnologia Ciência e Educação), Ufscar (Universidade Feceral de São Carlos) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e os resultados são muito satisfatórios. As unidades didáticas servem para os alunos entenderem todo o processo de uma usina, dentro da sala de aula”, explica Dino Basualto, diretor comercial da Exal.

Além das plantas didáticas de usinas de açúcar e etanol, a empresa também fabrica pequenas unidades para produção de óleos essenciais, biodiesel, indústria química e cervejarias. Criadas para simular processos industriais, seguem os conceitos práticos de uma unidade normal, porém por serem didáticas, foram aplicadas tecnologias para dar conforto e praticidade aos professores e alunos. “Essas tecnologias permitem uma fácil operacão com benefícios diretos de custos operacionais, diferente de minidestilarias já existentes, que utilizam conceitos tradicionais.”

A planta didática é tão importante para a formação de graduandos nas áreas de engenharia e bioenergia quanto para a capacitação do profissional que ainda não teve contato com uma planta industrial. O seu uso permite o domínio de variáveis como nível, vazão e temperatura, sem riscos para o profissional ou para a planta durante o treinamento. Esta ferramenta tem sua utilização não apenas em centros técnicos e universidades, mas desempenha um importante papel também na indústria, onde é aplicada para treinamento de funcionários, antes de irem ao campo.

Segundo Basualto, as plantas de destilação, retificação e moagem/preparo/fermentação da cana podem ser acopladas no chamado Sistema Compacto e utilizadas por pequenos produtores e agricultores para produção de aguardente e biodiesel. “Proprietários de bares e pequenas cervejarias também podem agregar valor ao negócio com uma marca própria de cerveja.”

As plantas didáticas de destilação tem capacidade para produzir 250 litros/dia de destilados simples, enquanto que a de retificação faz 130 litros por dia de destilados com maior teor alcoólico. A planta de biodiesel pode chegar a 100 litros por batelada, a cervejaria a 1.500 litros/mês e a de óleos essenciais produz 15 litros por batelada.

O Grupo Exal é pioneiro no desenvolvimento dessas plantas com tecnologia elaborada especialmente para esse fim. “Não se trata apenas de uma usina em miniatura, mas de um processo pensado para funcionar nas universidades e centros de pesquisa e que também pode ser aproveitado para pequenos investidores”, fala Basualto.

Perfil- O Grupo Exal possui cerca de 50 funcionários e sua fábrica está localizada no distrito industrial Uninorte, em Piracicaba. A empresa está dividida em três segmentos: Exal Indústria, voltada para os setores de etanol, açúcar, energia e novas tecnologias; Exal Comércio, especializada em plantas didáticas e acessórios para usinas; e Exal Consultoria, com foco em projetos de engenharia e otimizações de plantas em suas áreas de atuação.

Sua equipe técnica possui mais de 30 anos de experiência no mercado e seu escritório de projetos conta com profissionais qualificados em engenharia química, agronômica, industrial e mecânica, além de projetistas industriais e os mais modernos equipamentos e softwares desenvolvidos para o segmento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira