Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2010 - 07:41

31% das conexões banda larga serão via WiMax

Padrão surge como alternativa mais viável para atender a crescente demanda de pessoas conectadas, que já passa dos 67 milhões no Brasil e pode chegar a 50 bilhões no mundo em 2020.

Brasília- Dados divulgados pelo Ibope Nielsen Online mostram que, considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade, o número de pessoas com acesso a internet em qualquer ambiente chegou a 67,5 milhões no quarto trimestre de 2009. A marca representa um aumento de 1,7%, em relação ao terceiro trimestre, e de 8,2% sobre o primeiro trimestre de 2009.

A pesquisa leva em consideração o acesso à web em ambientes como residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros. O número total de pessoas com acesso no trabalho e em domicílios chegou a 47 milhões. Do total de pessoas com acesso, 36,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro de 2010.

Especialistas prevêem que no mundo, em 2020, haja 50 bilhões de dispositivos conectados, considerando pessoas e máquinas. "Dentro desta perspectiva, o padrão WiMax surge como uma alternativa sustentável e mais viável economicamente por não utilizar fios na transmissão de sinal", afirma Antônio Jordão, diretor comercial da Wixx, que utiliza essa tecnologia para oferecer serviços de internet sem fio no DF.

Recentemente, os EUA colocaram em prática um plano de universalização de acesso à banda larga, que é baseado em fibras ópticas e WiMax. O Plano de Banda Larga vem sendo considerado por estudiosos e especialistas no assunto como a iniciativa que vai eliminar o gap dos Estados Unidos em relação a países com infraestrutura de banda larga mais avançada, como Japão, países nórdicos e a Coréia, país que apresenta os maiores índices de inclusão digital do mundo e investe, há dez anos, na tecnologia WiMAX para atingir tais índices.

Segundo Jordão, a banda larga é fundamental para o crescimento econômico, criação de empregos, competitividade global e uma vida melhor. "Além disso, o fácil acesso a rede mundial de computadores mudará a educação das crianças, o atendimento à saúde, a gestão de energia, a garantia de segurança pública e a disseminação mundial do conhecimento", explica o diretor.

O Futuro da Banda larga no Brasil

Pesquisa realizada pelo Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração (Profuturo/FIA), sobre o futuro da banda larga nos próximos dez anos no país, aponta que metade da população de classe C terá acesso à internet em 2020, sendo que 60% das conexões da classe C serão de internet rápida.

Nesse futuro quadro prevê-se que 33% das conexões ainda serão via cabo e que as redes WiMax terão grande destaque respondendo por 31% do atendimento a banda larga. Outras tecnologias também figurarão nesse futuro mercado, como o acesso via celular e a conexão por rede elétrica, indicadas, respectivamente, por 17% e 11%.

A Wixx é uma das empresas brasileiras pioneiras no fornecimento de acesso a rede de computadores por meio do padrão WiMax, tecnologia que possui mais de 500 operadoras em cerca de 150 países. "Os resultados obtidos pelo padrão WiMax nos países mais desenvolvidos nos permitem afirmar que a nossa tecnologia contribuirá decisivamente para o crescimento da internet no Brasil, com alta qualidade, estabilidade na conexão e segurança para os usuários", conclui Jordão.

Perfil da Wixx - A Wixx iniciou sua operação no DF em 2010. A rede pretende expandir os seus serviços pelo país, com o objetivo de atender as capitais da Copa do Mundo de 2014. Neste momento, a área de cobertura em Brasília, já abrange as asas Sul e Norte, além dos setores Comercial e Hoteleiro centrais, e a cidade-satélite de Águas Claras. A empresa pretende, em breve, atuar em todo Distrito Federal e Entorno.

.[ Wixx, atendimento comercial, nos dias úteis das 9h às 18h, 24 horas, no SHS, Qd.06 Bl "E", Loja 04, Complexo Brasil 21 Telefone (61) 4007-1797 | Site: www.wixx.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira