Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2007 - 07:30

CCBB Rio: além dos palcos com uma programação variada entra no clima dos Jogos Pan-americanos

Mario Vargas Llosa, Luis Fernando Veríssimo, Dostoievski, Chema Madoz, Ravi Coltrane, e Anima Mundi são algumas das atrações no CCBB Rio em junho.

Durante o mês de junho, diversas estréias vão movimentar os palcos do Centro Cultural Banco do Brasil. Para iniciar a temporada, Antonio Abujamra dá vida aos Demônios de Dostoievski no espetáculo homônimo. A primeira montagem da versão integral do livro, que está entre as grandes obras da literatura mundial de todos os tempos, reúne em cena 20 atores para narrar a tentativa fracassada de revolução, liderada pelo jovem Nietchaiev e pelo anarquista Bakunin, na Rússia, em 1869. Na direção, ao lado de Abujamra, o uruguaio-brasiliense Hugo Rodas.

Enquanto o país entra em clima de confraternização, competição e festa com os jogos Pan-americanos, o CCBB Rio recebe artistas de nove países na série Música do Pan. Entre os convidados, com as sonoridades típicas de cada nação, estão os americanos Cliff Korman e Ravi Coltrane, filho do legendário John Coltrane, o argentino Pablo Ziegler, a venezuelana Prisca Dávila e a porto-riquenho Sammy Figueroa.

Sons da Europa é a série musical que recorda três compositores do norte europeu: o finlandês Jean Sibelius, o norueguês Edvard Grieg e o russo Mikhail Ivanovich Glinka. Com direção de Myrian Dauelsberg a série traz violino, piano, violoncelo e contrabaixo em concertos durante todas as terças feiras.

O Teatro I continua com o espetáculo Ariano e aborda fatos da vida de Suassuna em encontros com alguns de seus personagens históricos. A peça mostra a busca de Ariano pela Fazenda Acauã, onde nasceu. Na montagem os atores da Cia Epigenia Arte Contemporânea cantam, tocam instrumentos como rabeca, pífano, acordeom, zabumba e recordam de tudo o que está em volta do Movimento Armorial.

A exposição Chema Madoz: Poética reúne cerca de 60 imagens de um dos mais inovadores fotógrafos espanhóis da atualidade. Com a curadoria de Catherine Coleman, a mostra exibe o trabalho recente do artista, onde objetos cotidianos são utilizados em jogos visuais e metáforas irônicas e poéticas resultam em delicado exercício de contenção. Chema Madoz também participa de mesa redonda com Catherine Coleman (museu Reina Sofia, Madri), Adolfo Montejo (artista plástico), Lula Wanderley (artista plástico) e Rafael Cardoso (phD em História da Arte, professor Puc-Rio).

O jornalista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário Mario Vargas Llosa tem um encontro marcado com o público na Biblioteca do CCBB Rio. Com mais de dez romances publicados, o autor peruano é responsável pelos títulos "A Cidade e os Cachorros", "Pantaleão e as Visitadoras", "Tia Júlia e o Escrevinhador" e recentemente o romance "Travessuras da Menina Má".

Luis Fernando Verissimo é o terceiro convidado da série Laboratório do Escritor. Cronista dos jornais "O Globo"" e "Folha de São Paulo" e autor de 53 livros, de grande sucesso como "O Analista de Bagé", "Comédia da Vida Privada", "Comédia da Vida Pública" e "Gula" enfrenta a sabatina dos mais interessados leitores.

O Anima Mundi - Festival Internacional de Animação do Brasil chega a sua décima quinta edição com uma programação de mais de 400 filmes e vídeos do melhor da animação mundial. Entre os convidados, o canadense Jonh Weldon traz computação gráfica, desenho animado, stop-motion; a produtora americana Laika mostra a diversidade da sua produção que incorporou o pioneirismo da Vinton Studios; o russo Mikhail Aldashin traz uma retrospectiva do estudio Pilot e o brasileiro Alê Abreu lança seu longa-metragem "Garoto Cósmico" demonstrando o atual momento da produção nacional.

O festival de cinema Cinesul foi ampliado e agora conta com uma seleção de filmes representantes da América Latina e da Península Ibérica. A décima quarta edição traz três mostras competitivas com longas de ficção; longas de documentário e vídeos de média e curta-metragem – o VideoSul – , além das mostras paralelas "Panorama Curtas", "Kimuak – Mostra País Basco", "Mostra Foco México", "Mostra Fernando Alves Pinto" e "Madrid em Corto". Este ano, o Cinesul recebeu cerca de 500 inscrições de 17 países, incluindo da Bolívia, da Costa Rica e da Nicarágua.

Neste mês, uma série de palestras e mesas redondas dialogam com as exposições e recebem especialistas e convidados internacionais:

A exposição Instantâneos da Felicidade - FotoRio 2007 recebe Jean-Luc Monterosso (Diretor da Maison Européenne de la Photographi, Milton Guran (curador do Foto Rio), e os professores-pesquisadores Ligia Segala (UFF) e Maurício Lissovsky (UFRJ). China Hoje - Coleção Uli Sigg apresenta Ideogramas e a Cultura Chinesa com Tai Hsuan-An, autor do livro "Ideogramas Chineses". Auto-Retrato Falado discute questões relacionadas à imagem com o psicanalista Rubens Molina e Graça Pizá (psicanalista e artista plástica).

Errática: Poema ao vivo recebe, na sua última edição, o escritor e compositor Jorge Mautner e André Vallias.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66 | Centro – Rio de Janeiro – RJ | CEP 20010-000 | Site: www.bb.com.br/cultura | Telefone: (21) 3808 -2020 | E-mail: * Aberto para o público de terça a domingo, das 10h às 21h

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira