Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2010 - 08:12

Exposição “Vestido de Noiva” reúne figurinos de época e tendências


Mostra proporciona passeio por diferentes épocas e comportamentos até os dias atuais. Grátis, de 13 de maio a 10 de junho, no Raposo Shopping .

São Paulo- A exposição “Vestido de Noiva” apresenta 47 miniaturas de modelos criados por estudantes de moda, vencedores do Concurso Tesoura de Ouro - edição 2010, promovido pela Escola de Moda Sigbol Fashion. A seleção das peças seguiu critérios de modelagem, acabamento ou reprodução, incluindo pesquisa e uso de materiais.

Distribuídos em torres de vidros e com legendas explicativas, os vestidos revelam a pluralidade do figurino que se mantém ícone ao longo dos tempos. O visitante poderá apreciar reproduções fiéis de diferentes épocas, releituras, criações inusitadas, modelos clássicos ou tendências.

Entre a diversidade exposta, vale destacar a modelagem impecável de um modelo de 1950, em tom rosado e com cinto de fivela; a perfeição no acabamento de uma austera réplica de 1945; e um contemporâneo “tomara que caia”, que combina clássico e moderno, sem perder o estilo. Não faltam, ainda, o prático "tubo" e a simplicidade das formas que marcaram os anos 1960, a presença da contracultura no início da década de 1970, e o luxo que não abre mão de muitas pérolas ou pedrarias.

Rainha Vitória foi a precursora do modelo atual - Segundo a história, a cerimônia do casamento surgiu na Roma Antiga, quando as noivas prendiam flores brancas e ramos de espinheiros nos cabelos, para garantir felicidade e afastar maus espíritos. Simbolizando o “sangue-novo” para a continuação da família, o vermelho caiu no gosto das núpcias na Era Medieval.

Mas foi a rainha Vitória que inaugurou na Inglaterra do século XIX o primeiro visual de noiva, tal como é conhecido hoje. Imperativo da moral vitoriana, casar de branco simbolizava a virgindade e garantia ao marido da legitimidade de sua prole. De lá até os dias de hoje, curto ou longo, com mais ou menos volume, livre para se adaptar ao estilo de vida ou tipo físico de cada mulher, o vestido de noiva é ainda o símbolo maior da cerimônia de casamento.

“O vestido de noiva acompanhou a evolução do comportamento feminino perante a sociedade e incorporou novos símbolos, códigos e leituras, mas continua como destaque do ritual que celebra o amor e a união”, diz a diretora da escola Sigbol e organizadora do concurso, Cibele Freitas.

Visitantes podem participar de concurso cultural - Após o passeio pela exposição, aqueles que se inspirarem para a criação de uma boa frase alusiva ao tema “vestido de noiva”, basta depositá-la na urna e aguardar até o dia 11 de junho, quando o Raposo Shopping anunciará 12 vencedores.

Os autores das duas melhores frases ganham um kit para tratamento de noivas na clínica de estética Onodera, que inclui aplicação de thermoderm, para estimular a circulação sanguínea, auxiliar na eliminação de toxinas e retenção de líquidos; esfoliação e hidratação corporal; e limpeza de pele. Os outros dez ganham uma sessão de massagem relaxante na mesma clínica.

.[ Exposição “Vestido de Noiva”, de 13 de maio a 10 de junho, das 10h às 22h | Local: Piso 1 | Grátis. O Raposo Shopping fica à Rod. Raposo Tavares, Km 14,5, São Paulo, telefone (11) 3735-0780 – Estacionamento Gratuito | www.raposo.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira