Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2010 - 09:15

SESI participa de guia internacional sobre segurança do trabalho

Brasília - O Serviço Social da Indústria (SESI), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras 68 instituições internacionais que lidam com saúde e segurança do trabalho vão elaborar um guia prático com o passo a passo para as empresas implantarem um sistema de trabalho saudável, levando em conta vários outros fatores além do bom ambiente físico de trabalho em si.

O guia, que estará concluído em 2012 e será testado no Brasil, vai priorizar também informações sobre o clima organizacional desejável, o baixo nível de estresse dos trabalhadores, o estilo de vida saudável, o acesso a serviços de saúde, oportunidades de lazer, a boa relação da empresa com os colaboradores e dependentes, o engajamento da liderança e o envolvimento do trabalhador.

O país vai ser pioneiro na avaliação dos efeitos práticos nas empresas de um ambiente de trabalho saudável. “A participação do SESI na confecção do guia é uma forma de reconhecimento da atividade que desenvolve na área da saúde e segurança do trabalhador. Os avanços na criação de mecanismos de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho são importantes para evitar o alto custo de um acidente e o impacto negativo que provoca entre os trabalhadores, fatores que afetam a produtividade da empresa”, afirma o gerente executivo de Saúde e Segurança do Trabalho do Departamento Nacional do SESI, Fernando Coelho Neto.

Informa ele que o SESI integra, desde 2008, com a OMS, a rede internacional de instituições ligadas à saúde e segurança do trabalho. A rede é referência na produção de metodologias, tecnologias e informações sobre prevenção de acidentes de trabalho e manutenção da saúde e está desenvolvendo um modelo aplicável às empresas. O outro participante brasileiro da rede é o Ministério do Trabalho.

O modelo foi debatido em conferência internacional da rede em Genebra, em outubro último. Na ocasião, o SESI apresentou seu Programa Indústria Saudável, que tem semelhança com o modelo. O Programa Indústria Saudável reuniu vários outros programas de saúde e segurança no trabalho que estavam dispersos e sugere vários tipos de procedimentos, atividades e conceitos, incluindo assistência médica e odontológica e campanhas de prevenção de acidentes.

Entre as recomendações do programa do SESI, estão o uso de máquinas sem riscos para a segurança do trabalhador, mobiliário ergonômico, para evitar dores nas costas e movimentos repetitivos, boa iluminação, ritmo de trabalho que evite alto nível de estresse. “As empresas que investem em programas de qualidade de vida e de segurança do trabalho têm funcionários mais motivados, índice de rotatividade menor e, em conseqüência, maior produtividade e mais competitividade”, ressalta Fernando Coelho Neto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira