Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2010 - 09:24

Pöyry: um case na aplicação das boas práticas em engenharia

Com atuação reconhecida em papel & celulose, a consultoria finlandesa está realizando serviços em outros setores, como o sucroalcooleiro e a indústria automobilística.

A mão-de-obra especializada é um dos pontos fortes da Pöyry, em um cenário onde o PAC, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 no Brasil apontam para uma forte demanda no setor

Gerenciar melhorias operacionais, com soluções rápidas em fábricas que já estão em funcionamento, inclusive alocando equipes próprias nos clientes, com a instalação de escritórios locais. Essa é uma das especializações do Grupo Pöyry no Brasil, multinacional com sede na Finlândia, que está presente em cerca de 50 países e atua no setor de consultoria e engenharia.

A mão-de-obra especializada é um dos pontos fortes da Pöyry, num País aquecido com as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Há uma grande demanda por engenheiros civis e eletromecânicos e por processos que garantam a redução de custos operacionais.

Entre os clientes atendidos pela Pöyry nessa área, no mercado brasileiro, destacam-se a Alcoa e a Alumar, entre outros. Com foco até recentemente na indústria de não-ferrosos, a empresa está agora ampliando esses serviços para o agronegócio – destacadamente as empresas do setor sucroalcooleiro -; o setor de papel e celulose – no qual já se destaca como líder em projetos de consultoria e para a indústria automobilística, onde já atuou em projetos como a instalação da fábrica da General Motors, em Gravataí (RS), a unidade da GM na Argentina, além da fábrica da Audi, em São José dos Pinhais (SP).

“A Pöyry oferece diferenciais bastante competitivos, atuando na vanguarda dos processos para a área de consultoria, gerando qualidade e segurança nas obras”, pontua Jorge Telles Guimarães, diretor da unidade de Serviços Locais. Ele lembra que, até recentemente, apenas grandes indústrias buscavam terceirizar os serviços de engenharia nas fábricas, mas outros setores e empresas de pequeno e médio portes estão agora terceirizando esses serviços, em função da agilidade, custos, especialização e melhores índices de produtividade.

Um dos principais diferenciais da Pöyry é o fato de ser a única consultoria no mercado brasileiro a ter incorporado, aos projetos de engenharia de fábrica que desenvolve para seus clientes, a metodologia do IPA Institute – Independent Project Analysis –, instituição norte-americana que, através de análises realizadas nos resultados de milhares de projetos, criou referências em boas práticas de engenharia.

A tecnologia do sistema de gestão do IPA é bastante competitiva no mercado, pois confere e pontua os vários aspectos de um projeto, de modo a identificar riscos, níveis de previsibilidade e sucesso, com a garantia do cumprimento do cronograma. “Temos profissionais treinados e diplomados pelo IPA e atuamos com essa metodologia nos vários projetos desenvolvidos para nossos clientes”, destaca Telles.

Outro diferencial da Pöyry é o sistema PMS Web (Pöyry Management System), software que permite inserir os dados do projeto e realizar o controle do avanço físico e dos custos nas diversas fases do empreendimento. “Com esse sistema, o tempo de aprovação de uma ordem de serviço passa a ser de três a sete dias, com ganhos de 50% no tempo para o desenvolvimento de orçamentos”, conta Telles, ao ressaltar que pequenos ganhos de tempo são fundamentais para que o cronograma de implantação de uma obra em engenharia de fábrica seja cumprido no prazo previsto.

Entre as mais modernas ferramentas em gestão de projetos, a Pöyry também utiliza o Expedition (controle de work-flow), o Doc Hotel (sistema de gerenciamento e armazenamento de documentos do projeto) e o Co-Pilots (mitiga os riscos nos projetos, realizando um check-list de todos os aspectos operacionais).

Com agilidade na mobilização, uma metodologia uniformizada e custo apropriado à engenharia de fábrica, a Pöyry tem obtido entre 15% e 20% de redução nos gastos operacionais em empresas que decidiram terceirizar os serviços de engenharia. Em fábricas, a empresa vem promovendo melhorias operacionais, com a eliminação de gargalos, ampliações de áreas, projetos de meio ambiente, etc., com soluções rápidas através de serviços locais ou remotos para indústrias localizadas fora dos nossos centros operacionais.

Alocar equipes especializadas no cliente, com a agilidade necessária, é uma das características desse tipo de serviço prestado pela Pöyry, que contabiliza, atualmente, mais de 170 profissionais alocados nos diversos projetos em engenharia de fábrica, sendo que esse grupo já realizou mais de 3.000 ordens de serviço.

Grupo Pöyry - Fundado na Finlândia em 1958, o Grupo Pöyry conta com 7 mil colaboradores e atua em 50 países, nas áreas de Energia, Indústria, Urbanismo e Transporte, Água e Meio Ambiente, e Consultoria em Gerenciamento. Em média, a Pöyry desenvolve 17 mil projetos ao ano nas áreas de consultoria, engenharia e implantação.

Empresa de capital aberto, com ações na Bolsa de Helsinque, a Pöyry vem registrando considerável crescimento.

No Brasil, a Pöyry vem atuando há mais de 35 anos, focando no fornecimento de conhecimento, soluções e serviços especializados, cobrindo todo o ciclo de vida de um empreendimento, com o objetivo de atender e superar as expectativas de seus clientes. Atualmente, o Grupo conta com mais de 400 colaboradores no país e atende mais de 50 diferentes clientes de diversos setores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira