Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2010 - 09:30

Expo Xangai 2010 revela um novo Brasil

Pavilhão brasileiro na maior Feira de Nações de todos os tempos é assinado pelo arquiteto Fernando Brandão.

Desenvolvimento sustentável, soluções urbanas, qualidade de vida, são algumas das principais questões levantadas pela Expo Xangai 2010. Com o tema "Cidade melhor. Vida melhor.", a maior Feira de Nações de todos os tempos traz para o mundo o futuro das cidades, só possível a partir de soluções sustentáveis. Serão 191 países participantes, inclusive o Brasil, que teve seu pavilhão e logo projetados pelo arquiteto Fernando Brandão, elogiado pelo escritor José Saramago pela arquitetura da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

.De 1º de maio a 31 de outubro, os 70 milhões de visitantes esperados terão vários exemplos de tecnologias utilizadas para minimizar os impactos ambientais. Xangai, cidade que cresce num ritmo mais do que acelerado e sofre com altos índices de poluição, está cada vez mais interessada em uma política energética limpa. Na expo, contará com a maioria dos pavilhões funcionando à base de energia solar. Outro destaque é o reaproveitamento de água da chuva e do poluído Rio Huangpu.

O pavilhão brasileiro não fica atrás na busca por soluções verdes. Sua fachada é inteira composta por madeira reciclável - resíduos da própria exposição. Foi inspirada e homenageia um dos principais trabalhos dos irmãos Campana: a Cadeira Favela, que estabeleceu um novo paradigma no design mundial.

“A fachada é formada por centenas de 'lascas' de madeira coladas de forma irregular, pintadas de verde, lembrando tanto a cor da bandeira nacional, como as nossas florestas. Faz referência também à realidade e à natureza do povo brasileiro, sua criatividade e irreverência, características constantemente retratadas nas obras dos Campana”, explica Fernando Brandão.

Durante o evento, o Brasil também promoverá fóruns para debater importantes temas ambientais, como água, energia renovável e mudanças climáticas.

Cidades Pulsantes - Mas a participação brasileira traz mais do que a questão ambiental. Seu tema é “Cidades Pulsantes: sinta a vida das cidades brasileiras”. Para Brandão, essa temática destaca o dinamismo e vivacidade das cidades brasileiras, além da energia do nosso povo. "O logo, na forma de parênteses invertidos, representa exatamente essa pulsação. Assim como nos desenhos animados, em que essa forma sempre simboliza algo pulsando, vibrando". Os parênteses lembram também uma das principais imagens brasileiras: o Cristo Redentor. "É o Brasil de braços abertos, reforçando a idéia de nação tolerante, receptiva e multicultural”, completa.

Na parte interna, o pavilhão mostra as transformações das cidades, a diversidade humana e cultural dos municípios brasileiros, o desenvolvimento industrial, científico e tecnológico e os principais avanços do Brasil na área de sustentabilidade e inclusão social.

Logo na entrada, os visitantes poderão ter contato com a Sala das Cenas cotidianas Urbanas, um túnel espelhado em que centenas de telas mostram cenas do dia-a-dia das principais cidades brasileiras e dos destinos turísticos ligados à Copa do Mundo de 2014. Já a sala principal possui 4 grandes telas panorâmicas, permitindo que o visitante conheça mais sobre as cidades, seus ritmos, imagens e texturas.

Há ainda outros ambientes como o Corredor da Diversidade Humana, a Sala da Alegria Brasileira – com imagens de torcidas e festas regionais, o Corredor da Sustentabilidade e Inclusão Social e o túnel "A energia que move o país".

“Acredito que os temas definidos pelo Brasil para a criação do pavilhão foram escolhidos de modo muito adequado. Isso nos ajudou na hora da criação da marca e também das estruturas que compuseram o espaço. Por isso, estou bastante ansioso e confiante para o início do evento”, conclui Fernando Brandão.

Biografia Arquiteto Fernando Brandão - O arquiteto paulistano Fernando Brandão, nascido no auge da arquitetura moderna no ano zero de Brasília, criou a Fernando Brandão Arquitetura + Design em 1996, mesmo ano que recebeu o Prêmio da ADG na categoria “Miscelanias” com o designer gráfico Cláudio Novaes. Ainda em 1996, realizou o projeto para Livraria Cultura no Shopping Villa-Lobos em São Paulo, premiado com Menção Honrosa pela AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). Premiado também com cases de stands promocionais para Giroflex, Tafisa e Perdigão. Fora do Brasil, o reconhecimento internacional veio através de prêmios como Red Dot e IDEA e convites como o feito pelo IED/Milano (Instituto Europeu de Design) para palestrar em Milão / Itália (2008). Além de se divertir e acreditar no que faz, Brandão também ministra aulas nos cursos Master do IED/São Paulo / Design de Interiores e Design Estratégico. [www.arqfebra.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira