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02/06/2007 - 07:43

Terceirizar para crescer

O cenário para o mercado segurador no país é hoje extremamente animador. Com o fim do monopólio do resseguro, abrem-se aos atores deste segmento infinitas possibilidades, muitas delas até então restritas ao Instituto de Resseguro do Brasil (IRB) e suas atribuições. Esta nova etapa no setor apresenta ainda a real possibilidade de investimentos estrangeiros, o que certamente vai significar a expansão do mercado. Além disso, a oferta de seguros voltada às classes C e D caminha a passos largos, democratizando o acesso a coberturas fundamentais e ampliando o setor, que hoje representa pouco mais de 3,41% do PIB nacional. Muito pouco, perto dos 10% registrados nos Estados Unidos e em países europeus, mas com indicativos interessantes de que o crescimento está por vir.

Neste mesmo cenário, grandes instituições financeiras – como bancos e corretoras de grande porte – com história de oferta de seguros passam a trabalhar com uma nova perspectiva operacional: a de que manter uma carteira de seguros de automóveis sem know how especializado, altos investimentos e posse de tecnologia de ponta representa, certamente, resultados decepcionantes, queda significativa nos rendimentos e retração junto ao mercado.

Diante deste diagnóstico, operações de venda de seguros para automóveis passam a sinalizar uma tendência que pode ser mais uma das marcas de um novo momento vivido pelo mercado: a parceria com corretoras de seguros cujo foco é o trabalho com esta modalidade de cobertura, e que possuem expertise necessária para um desempenho satisfatório no ramo. Empresas que já iniciaram a transferência da administração de seus portfólios para tais corretoras registraram um aumento de rentabilidade, impulsionada pela terceirização das carteiras.

Mais: com a terceirização, há a perspectiva da ampliação da carteira de veículos, diluição de custos, ganho de qualidade no serviço oferecido ao cliente e fortalecimento da imagem da empresa junto aos segurados e ao mercado, uma vez que toda esta área estará sob a administração de equipes focadas no segmento automotivo.

No ramo do seguro de automóveis desde a sua fundação, a Aon Affinity do Brasil vem selando parcerias com grandes bancos e corretores de seguros, assumindo a administração de suas carteiras de automóveis com o uso de sua tecnologia e inteligência de mercado. Além dos ganhos com qualidade para o cliente, de rentabilidade e de imagem do provedor do seguro, há ampliação natural do mercado, uma vez que companhias com foco exclusivo no seguro de automóveis passam a atuar com força total ao assumir a carteira de outras empresas. Em tempos de parceria como estratégia para a expansão do negócio, a terceirização no setor pode ser mais uma opção interessante a compor o bom momento vivido pelo mercado segurador.

. Por: Helio Prandini - Superintendente de Afinidades da Aon Affinity do Brasil

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