Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2010 - 09:59

Nalco lança tecnologia que mede a atividade metabólica das leveduras


Novo produto atua na medição direta das condições metabólicas do fermento nos períodos de propagação e fermentação na indústria sucroalcooleira.

A Nalco líder mundial em aplicações para tratamento de águas, qualidade do ar de interiores e melhoria de processos apresenta para o mercado o Nalco Yeast Activity Monitor (YAM), uma tecnologia totalmente nova, desenvolvida pela Companhia, que quantifica a atividade metabólica das leveduras, ou seja, sua saúde, fornecendo uma medição direta das condições metabólicas do fermento nos períodos de propagação e fermentação. O conhecimento dessas condições permite aos produtores de etanol um melhor gerenciamento do seu processo de forma a obter máximo rendimento, resultando em uma fermentação mais eficiente e, consequentemente, um maior volume de etanol produzido por tonelada de cana-de-açúcar.

Atualmente a indústria sucroalcooleira utiliza-se de dois métodos para determinação da saúde de seu fermento: viabilidade e contaminação por bactérias. A contagem de células viáveis utilizando microscópio ótico sofre várias limitações: além de tomar muito tempo do analista, é bastante subjetivo e, portanto, propenso a erros. A contagem de bactérias, que são contaminantes do processo de fermentação e reduzem o rendimento da produção de etanol, é um método trabalhoso e que leva pelo menos 48 horas para ser concluído. Por outro lado, a leitura fornecida pelo YAM, obtida através de reações bioquímicas da levedura relacionadas à produção de etanol, fornece uma informação única para o diagnóstico e otimização das fases de propagação e fermentação em condições industriais.

A tecnologia YAM é essencialmente diferente de ambos os métodos descritos acima: ela se utiliza das reações metabólicas da levedura para medir de maneira simples e precisa a taxa de atividade fisiológica da Saccharomyces Cereviseae. “O resultado é fundamentalmente diferente e mais útil se comparado à simples informação de quantas células viáveis estão presentes. A utilização do Nalco Yeast Activity Monitor (YAM) permite maior conhecimento de um processo dinâmico como a fermentação e proporciona, além de um diagnóstico avançado, a capacidade de otimização com base em informação real de performance”, analisa, Paulo Lira que atua na área de pesquisa e desenvolvimento para a indústria sucroalcooleira no laboratório Nalco Brasil.

Uma tecnologia inovadora - A tecnologia empregada pelo Nalco YAM está baseada nas rápidas reações bioquímicas geradoras de fluorescência entre as leveduras e as moléculas chamadas de bio-reporters. As amostras são rapidamente preparadas em balança digital e submetidas a leituras de fluorescência por sondas que são imersas nessas amostras. Todo o procedimento é controlado por um computador com tela touch screen. O resultado final é um sistema revolucionário que fornece resultados consistentes, independentes da composição do mosto (subproduto com alto teor de açúcar) ou de condições operacionais.

Da fase da propagação... - Muitos fatores podem afetar a levedura durante seu período de propagação, desde contaminações bacterianas até a forma do tratamento ácido empregado, assim como as condições de processo. O rastreamento da atividade da levedura durante essa fase, portanto, indicará se ações corretivas serão necessárias para garantir o rendimento do processo fermentativo antes que este comece. O Nalco YAM permite determinar se há problemas com o fermento ainda durante sua preparação.

...à fase de fermentação - A medição da atividade metabólica durante a propagação do fermento vai garantir a performance da fermentação. Com o Nalco YAM é possível correlacionar a taxa de produção de etanol com as medições de atividade, obtidas em uma análise que toma apenas três minutos para ser realizada, o que até hoje só era possível através de análises químicas complexas durante a fermentação. Isso significa que desvios podem ser detectados ainda durante a fermentação, evitando que o problema se propague para outras dornas ou ciclos.

Como a medição da atividade da levedura está relacionada com a taxa de produção de etanol, o Nalco YAM fornece um indicativo confiável do final da fermentação e possibilita o uso mais produtivo da capacidade instalada, já que pode substituir a tradicional repetição de valores de brix do mosto como indicação do final do ciclo.

Além disso, a tecnologia YAM ainda proporciona o armazenamento dos dados obtidos e permite seu gerenciamento de forma racional, podendo ainda ser integrado aos bancos de dados do laboratório ou enviado por e-mail.

Perfil- A Nalco é líder mundial em aplicações para tratamento de águas, qualidade do ar de interiores e melhoria de processos, fornecendo soluções que promovem benefícios ambientais, sociais e econômicos, colaborando na redução do consumo de água, energia e outros recursos naturais, melhorando a qualidade do ar, reduzindo a emissão de poluentes ambientais e contribuindo para a produtividade e melhoria do produto final de seus clientes. As soluções inteligentes da Nalco colaboram com o desenvolvimento sustentável das operações nos diversos segmentos industriais e institucionais. A companhia é membro do Dow Jones Sustainability World Index. Os mais de 11 mil funcionários da Companhia operam em 150 países, apoiados por uma rede de instalações industriais, escritórios de vendas e centros de pesquisa. Em 2009, as vendas da Nalco ultrapassaram 3,7 bilhões de dólares. [www.nalco.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira