Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2007 - 07:43

O Google influenciando no valor da sua marca

“Na fábrica, nós fazemos cosméticos; na loja, vendemos esperança”. Com essa célebre frase, Charles Revson mostrou que bem sabia o que estava dizendo. A Revlon transformou um simples esmalte de unha, até então produto associado a garotas de programa, em um sonho de consumo feminino, devido à visão privilegiada de Revson a respeito da construção de sua marca. Ele não foi o único a saber trabalhar de maneira eficiente sua marca, uma vez que atualmente vivemos em uma era em que marcas são referências para a sociedade. Símbolos que nos conferem individualidade e mostram ao mundo como queremos que este nos perceba.

Um dos fatores mais relevantes que determina o valor de uma marca é o próprio mercado. Uma inteligência coletiva nasce dele de maneira a erigir uma marca ao Olimpo ou lançá-la ao ostracismo. Essa inteligência coletiva também se revela em um outro meio de maneira muito mais clara e determinante – na Internet.

Experimente fazer uma pesquisa no Google com a palavra “banco”: dentre os mais de 118 milhões de sites existentes e dentre as mais de 30 bilhões de páginas passíveis de serem encontradas pelos mecanismos de busca hoje, na web, o resultado será surpreendentemente igual à ordem apresentada anteriormente: em primeiro lugar, Bradesco, em segundo, Itaú e em terceiro, Banco do Brasil.

Coincidência? De maneira alguma. A primeira página do Google é somente um reflexo da própria sociedade e do que ela mesma considera de mais relevante com relação a uma palavra-chave, por exemplo, banco. Nesse cenário, é fácil intuir qual é a marca mais valiosa do mundo: o próprio Google – o site mais acessado do mundo e o segundo mais acessado do Brasil, que aqui só perde para o Orkut – também do Google. Com aquele que determina o sucesso ou o fracasso de uma marca na Internet, não poderia ser diferente.

Se o Google aponta as principais marcas do mercado em determinada palavra-chave e esse resultado guarda impressionante semelhança com o próprio valor atribuído a marcas diversas, por que não valeria o caminho inverso – marcas que estão bem colocadas no Google se tornarem as principais marcas do mercado em determinada categoria? O fato é que isso também é verdadeiro e aí reside uma das grandes e ainda desconhecidas estratégias para gerar um diferencial competitivo atualmente no mercado.

Quer saber quanto a sua marca vale no tocante à classificação do seu site no Google nas palavras-chave pertinentes ao seu negócio? A Publiweb disponibilizou em seu site uma exclusiva ferramenta em que você poderá fazer uma rápida pesquisa e saber qual sua posição no Google nas mais diversas palavras-chave do seu segmento e, com isso, identificar como o mercado tem enxergado o valor de sua marca. Acesse http://www.publiweb.com.br/onde_estou_no_google e descubra.

Charles Revson não tinha os benefícios da Internet em seu tempo e mesmo assim construiu um império, imagine o que poderá fazer com o que a tecnologia lhe reserva. Só depende de você, e do Google.

. Por: Conrado Adolpho é diretor da Publiweb - Marketing Digital -, empresa especializada em confeccionar sites e posicioná-los na primeira posição do Google, e presta consultoria para diversas empresas, auxiliando-as a desenvolverem seus planejamentos estratégicos de marketing digital.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira