Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2007 - 10:12

10° Fashion Business agrega sustentabilidade à moda brasileira que já busca novos desafios mundiais


Em grande estilo, foi dada a largada para o Fashion Rio e Fashion Business Primavera-Verão 2007/2008. A abertura para uma platéia de jornalistas aconteceu no domingo,dia 3 de junho pela ex-modelo e atriz global Sílvia Pffifer, que comandou uma espécie de talk show, com a presença de representantes da FIRJAN, SEBRAE, ABIT, a patrocinadora do evento “OI”, e da organizadora da e coordenadora da Dupla Assesoria, Eloysa Simão. Além de ressaltar o salto qualitativo e quantitativo do evento a nível de Rio de Janeiro, Brasil, e América do Sul, nos últimos anos, eles foram unânimes na afirmativa de que os desafios continuam, e a expansão está na ordem do dia. A idéia é integração na vizinhança, mas se não conseguirem já cogitam a União Européia como parceira, e para isso as conversas já começaram.

Quase 90 expositores de 14 estados brasileiros estarão unindo a sustentabilidade à moda na mostra de suas coleções Primavera-Verão 2007/2008 aos 150 compradores vips nacionais de 23 estados e aos 35 compradores vips de 20 diferentes países, além de 30 jornalistas estrangeiros convidados pelo evento participarão da 10ª edição do Fashion Business. A bolsa de negócios será realizada de 4 a 7 de maio, das 12h às 21h, na Marina da Glória, Rio de Janeiro, integrada ao Fashion Rio. A expectativa dos organizadores é de que 3.000 compradores nacionais e 70 estrangeiros compareçam espontaneamente ao evento.

A semana da moda carioca tem contribuído decisivamente para impulsionar os negócios do setor, especialmente no Estado do Rio. Recente pesquisa do Sistema FIRJAN constatou que no primeiro quadrimestre de 2007, enquanto as exportações de vestuário no país, como um todo, caíam 7,82%, o Rio de Janeiro exportou US$ 9,5 milhões, com um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2006, provocando o aumento da participação do Estado para 10,35% nas exportações brasileiras de produtos de vestuário. "Graças à criatividade e à originalidade da moda feita no Rio, o Estado conquistou a primeira posição no ranking nacional de valor agregado nos produtos de confecção. Isso explica o grande crescimento nas exportações de moda fluminense, desde que o Sistema FIRJAN realizou o primeiro Fashion Rio", comemora o presidente da entidade, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.

Segundo Eloysa Simão, da Dupla Assessoria, organizadora da bolsa de negócios em parceria com a Escala Eventos, a evolução qualitativa do Fashion Business, com a participação crescente de novos estilistas, reforça a vocação do Rio de Janeiro como lançador de novos talentos na moda brasileira. Jerônimo Vargas, da Escala, destaca, ao lado do maior conforto para compradores e expositores, a criação de um novo espaço de 100 metros quadrados, exclusivamente para grifes de moda praia, das quais duas de São Paulo e quatro do Rio de Janeiro. Eloysa Simão adianta que a moda praia e a lingerie terão cada vez mais destaque na bolsa de negócios. De Santos (SP), estreia a Rum Negrita, que participa pela primeira vez de um evento de negócios. A escolha do Fashion Business, explica Luiza Passos, estilista e sócia da grife, foi natural "não só por ser um evento muito bem organizado, que atrai compradores de todo o Brasil, mas, acima de tudo, por acontecer no Rio de Janeiro, cidade que lança as tendências da moda praia". Ainda de São Paulo, estreia a Biquini Brasil, que, consolidada no exterior, escolheu o evento para lançar a marca no mercado nacional. O Jóia Brasil volta nessa edição, como uma vitrine do design de jóias brasileiro.

Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), apoiadora do evento, destaca a importância estratégica da semana da moda, que atrai centenas de compradores dos vários estados do Brasil, além de jornalistas de moda e compradores internacionais dos mais importantes mercados do mundo. Convidados pelo Programa TexBrasil, esses distribuidores internacionais exercem o importante papel de promover a inserção da qualidade, do design e do estilo da moda brasileira junto aos mais exigentes consumidores dos quatro cantos do mundo.

Tema - A programação visual desta edição é toda inspirada no folclore Pan-americano, marcando a miscigenação cultural e a sustentabilidade na moda das Américas e a referência ao PAN 2007, que começa em julho. A cenografia do designer Muti Randolpho é fruto de pesquisa de texturas e grafismos das diversas tribos indígenas das Américas. O resultado são cores fortes, como verde, vermelho, laranja, azul e roxo, que remetem à cultura americana e às altas temperaturas do verão, em imagens que traduzem uma ideia de movimento. Estampas em três dimensões, cheias de personalidade, serão aplicadas nos diversos cenários da bolsa de negócios. O PAN também inspira a decoração dos lounges do Sistema FIRJAN, por meio do Senai Moda, com o tema "Moda Esporte Clube", uma oportunidade de difundir a ideia de que a prática esportiva eleva a qualidade de vida, justamente quando se realizam os Jogos Pan-americanos do Rio.

Palestras - Entre os eventos agendados no Fashion Business, no dia 05/06, às 9 horas, no Teatro Sesi haverá uma palestra de Ruth Marshall-Johnson, editora do Diretório Think Tank do WGSN, o maior site do mundo em pesquisas on-line, análise de tendências e notícias voltadas para a indústria da moda, design e estilo. A criativa designer e artista plástica Mana Bemardes farão uma palestra no dia 06/06, às 14 horas, sobre os temas: a importância do processo no desenvolvimento de produtos tratando cada etapa com o mesmo valor; a interseção entre a arte, a moda e o design; reciclagem; responsabilidade social; sustentabilidade. Conhecida por suas bijuterias e peças de decoração com material reciclado como tampas de caneta, grampos, garrafas PET e bolas de gude, além de pérolas, prata e ouro, Mana é tão múltipla que consegue circular entre o Chelsea Art Museum em Nova York e as ruas populares do Rio de Janeiro. Seus colares estão à venda em lojas de design como a Collete, em Paris, e a Zona D, em São Paulo.

Pólos - Nada menos do que 16 pólos de moda estarão presentes nesta 10a Edição. O Estado do Rio será representado por oito pólos: Cabo Frio, Campos, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, São Gonçalo e Sul Fluminense, além do Espaço Têxtil, do Espaço de Calçados e Acessórios, e o Jóia Carioca. Do Brasil, são outros oito pólos de moda: Distrito Federal, Goiás, Paraná (representado pelo pólo de Londrina), Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Pernambuco.

O Sebrae espera que a participação no Fashion Business contribua para ampliar a visibilidade dos pólos e aumentar sua competitividade no mercado. "É uma vitrine para a moda desenvolvida por pequenas empresas dos pólos. Esperamos, desta forma, contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da moda e a geração de empregos e renda", afirma Sérgio Malta, diretor-superintendente do Sebrae/RJ. Segundo ele, não é possível pensar em desenvolvimento económico sem levar em conta a preservação do meio ambiente. "Nesta edição, as empresas apresentarão coleções que lançam mão de materiais ecológicos. Vão mostrar que dá para lançar moda em sintonia com consumidores cada vez mais conscientes".

Sustentab1lidade - A criatividade e sofisticação de produtos derivados da atividade extrativista de cooperativas de artesãos na moda se afirma de forma vigorosa nesta edição. Assistidos por designers e estilistas que fazem a fusão da ecologia com a inclusão social, artesãos de cinco estados mostrarão a diversidade cultural brasileira através dos projetos de sustentabilidade e inclusão social desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Sebrae. Uma das novidades é a estreia do Amazonas, que apresentará peças confeccionadas em couro vegetal (látex), além de produtos que utilizam escamas de peixes amazônicos, juta, cipó e sementes. Tudo com certificado de origem do INPI.

Patrocinadores - O Fashion Business é uma realização do Sistema FIRJAN, idealizado e organizado pela Dupla Assessoria e Escala Eventos, e patrocinado pelo Senai-RJ, representado pelo Senai Moda, Sebrae, Oi Paggo, Senai/Cetiqt, BNDES e INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), com apoio da ABIT e da APEX Brasil. O Banco do Brasil é o banco oficial.

O INPI, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, estreia como patrocinador nesta 10a edição. No seu estande, técnicos da instituição vão informar aos empresários da moda e estilistas sobre a importância do registro das marcas e patentes. O assunto será tema de seminário a ser realizado em outubro próximo, em parceria com a FIRJAN.

O Senai Moda é um centro de inteligência em design, tecnologia e mercado, capaz de acompanhar as empresas da cadeia produtiva e tomou-se referência no mercado em consultoria nestas áreas. Além de acões para desenvolver o design e os processos tecnológicos, estimula a criação artesanal e a criatividade, fator que tem cativado fortemente os compradores nacionais e internacionais e elevado o valor agregado dos produtos de moda fluminense a índices extremamente positivos.

Pela terceira vez presente à mostra primavera-verão, o Banco do Brasil, o banco oficial do Fashion Business, vai inovar com o registro on-line, via laptops, diretamente nos estandes, das vendas fechadas com compradores internacionais. O Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) continua como patrocinador da bolsa de negócios.

O SENAI/CETIQT patrocina novamente 0 Fashion Business, e oferece, peia tercera vez, uma bolsa de estudos nos cursos de pós-graduação ou MBA ao eleito o melhor talento do Rio Moda Hype. O estande de 80 m2 será ambientado para o pré-iançamento do Caderno Inspirações para o Design de Moda - Inverno 2008, que deverá ser entregue ao mercado no final de junho. Diariamente serão sorteados brindes como convites para os desfiles do Rio Moda Hype e toalha de banho confeccionada especialmente para o evento, entre outros.

Patrocinador máster do Fashion Rio, a Oi também apoiará os negócios gerados no Fashion Business, evento que também é patrocinador. A empresa terá um estande para apresentar o Oi Paggo, meio de pagamento por telefone móvel da companhia. Lançado comercialmente em janeiro, o produto já conta com oito mil estabelecimentos credenciados e 90 mil usuários cadastrados. Os visitantes poderão conferir uma demonstração da solução de M-Payment da Oi, na carrocinha de pipoca do Oi Paggo, que estará na área de convivência do evento.

Estreias - Entre as 64 marcas expositoras, estreantes como Atguèm ai fala português?, Dats Kat, a paulista Doe Dog, a representação brasileira de moda beachwear da italiana Oxyde, a By Bella, de Isabella Nunes, e Mali. No espaço reservado aos Novos Criadores, as novidades sempre ousadas de nomes como o da paulista Dindi, com suas roupas e lingeries inspiradas em pin-ups e lolitas, das estreantes Tear Gás e Vista a roupa meu bem - grife infantil feminina de Layana Thomaz. Completam o time de novos criadores Kylza Ribas, Luciana Galeão, Madame Surto, Elas, Gisele Barbosa, Caroline Rossato, Homem de Barro e Thelu.

Entre as grifes já consagradas, Cavendish, Glorinha Paranaguá, Mara Mac, Maria Bonita Extra, Tessuti e Victor Dzenk, entre outras. Ruben Sperandei, que depois de seis anos na Cavendish, estreia na gerência de atacado da Oh Boy!, está certo dos resultados positivos no Fashion Business. Para ele, a marca Oh Boy! tem um perfil despojado e jovem, mais parecido com a Company, onde trabalhou por 12 anos: "o preço médio è mais baixo e o universo de atuação maior", explica Ruben. * Mais informações, desfiles, etc., no banner lincado ao lado através deste CANAL DE MODA & BELEZA do PORTAL FATOR BRASIL

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira