Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2007 - 10:15

Chama Pan-americana será acesa no México


Cerimônia de Acendimento se realizará nas Pirâmides de Teotihuacán, reproduzindo um ritual asteca.

A Chama Pan-americana do Rio 2007 será acesa nesta segunda-feira, dia 4, ao meio-dia (15 horas em Brasília), nas Pirâmides de Teotihuacán, no México. Sítio histórico e sagrado até hoje, a cerca de 50 quilômetros da Cidade do México, Teotihuacán era um lugar para rituais de adoração ao Sol, visto como uma espécie de entidade divina pelos nativos. Segundo sua mitologia, para o Sol continuar a brilhar e espalhar a vida, era preciso que se mantivesse sua energia armazenada. A Chama Pan-americana, que segue o mesmo conceito da Chama Olímpica, é única, mantida acesa dentro de uma lanterna durante todo o tempo. A partir do fogo da Chama é que são acesas as tochas durante o Revezamento.

Na Cerimônia de Acendimento, o Rio de Janeiro será representado pelo prefeito Cesar Maia. O evento contará com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva; da ministra do Turismo, Marta Suplicy; do secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do presidente da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), Mario Vázquez Raña, e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. Representando os atletas brasileiros, os ex-jogadores de vôlei Bernard Rajzman, presidente da Comissão de Atletas Pan-americanos, o ex-jogador de vôlei Giovane Gavio e o ex-judoca Rogério Sampaio.

Para o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, esta Cerimônia é uma tradição muito importante. “A Chama de Teotihuacán vai iluminar os Jogos no Rio de Janeiro”, diz o prefeito. O ministro do Esporte, Orlando Silva, destaca o valor deste evento. “Esta Cerimônia representa a união entre cultura e esporte, valores que têm sido propagados pelo presidente Lula, que tem feito todos os esforços pela organização dos Jogos. Marta Suplicy, ministra do Turismo, acrescenta que os Jogos são importantes para a divulgação no exterior da capacidade do Brasil de organizar grandes eventos.“Esta Cerimônia que será realizada no México é uma excelente oportunidade de divulgar o Brasil no exterior através do Rio 2007”, completa.

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzaman, explica que a Chama que será capturada em Teotihuacán dá início à propagação dos Jogos. “Daqui chegaremos ao Brasil levando o Rio 2007 a todas as partes do país, através do revezamento da Tocha”, avalia Nuzman.

Chama desembarca terça-feira, dia 5, em Porto Seguro (BA) - A Chama Pan-americana chega ao Brasil, nesta terça-feira, dia 5, em Porto Seguro (BA), onde o cacique da Tribo Pataxó da Barra Velha, a “Aldeia Mãe” do País, Tururi, fará uma bênção indígena à Tocha, na presença do governador do estado, Jacques Wagner, e do Prefeito de Porto Seguro, Janio Natal. De lá, a Chama segue para Santa Cruz Cabrália, onde acende a primeira Tocha Pan-americana, dando início ao Revezamento. O ex-atleta Wilson Gomes Carneiro, 77 anos, primeiro medalhista brasileiro em Jogos Pan-americanos, será o primeiro condutor. O ex-jogador de vôlei, Giovane Gavio será o segundo a conduzir a Tocha Pan-americana Rio 2007.

Condutores da Tocha Pan-americana Rio 2007 - Cerca de três mil pessoas vão participar do Revezamento da Tocha Pan-americana. Cada uma vai conduzir a Tocha por cerca de 400 metros, trajeto que pode ser feito caminhando, correndo ou em cadeira de rodas. Não há restrição para pessoas portadoras de necessidades especiais. O número de condutores por cidade é variável, pois dependerá do percurso em cada localidade. Os condutores estão sendo selecionados pelas cidades-anfitriãs e pelos patrocinadores em comum acordo com CO-RIO, a partir de alguns critérios pré-estabelecidos: ter idade mínima de 12 anos; ser atleta ou possuir histórias inspiradoras e/ou exercer benefícios para a sociedade; não ocupar cargos públicos, exceto ex-atletas olímpicos, pan-americanos ou que tenham representado o Brasil em Campeonatos Mundiais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira