Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2010 - 07:44

Nova metodologia de ensino à distância garante maior escolaridade

Brasília – Quem quiser aprender mais e, dessa forma, obter condições de se colocar melhor num mercado de trabalho cada vez mais exigente e especializado, tem à disposição um novo e poderoso instrumento, a metodologia SESI Educa, desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Trata-se de sistema de ensino à distância que oferece, via internet, 30 mil páginas eletrônicas, 30 mil objetos de aprendizagem multimídia e quatro mil itens de provas do ensino fundamental e médio.

Todo este material está disponível no portal [www.sesi.org.br/sesieduca.] “Pelo portal, é possível escolher, através de simples navegação por estado, qual o curso de interesse. O internauta pode optar por conteúdos completos, como o curso de 5ª a 8ª séries, ou apenas disciplinas, como matemática. Um teste de conhecimentos também facilita a orientação”, explica Maria Helena Martins, gestora do projeto. A clientela preferencial é de industriários e seus dependentes, mas a metodologia não é exclusiva deles.

Segundo Maria Helena Martins, ao fazer o cadastramento no site, o usuário realiza uma pré-inscrição. A matrícula efetiva é feita em uma unidade do SESI. Lá, ele receberá orientações sobre o plano de estudo, com informações sobre serviços disponíveis. A metodologia SESI Educa via web de educação de jovens e adultos segue as diretrizes curriculares estabelecidas nas resoluções do Conselho Nacional de Educação e dispõe de maior flexibilidade, assegura a gestora do projeto. Diz ela que se o aluno se sente preparado para avançar de módulo, pode propor a antecipação da avaliação. Cada estado dispõe de um pólo de atendimento, onde professores tiram dúvidas e realizam os exames.

O SESI criou o portal para facilitar o acesso do trabalhador jovem e adulto à educação, na medida em que ele pode fazer consultas em qualquer tempo e lugar. Hoje, no entanto, o maior fluxo de visitas ao site vem de adolescentes que cursam o ensino médio, um público totalmente inserido no uso de novas tecnologias de acesso ao conhecimento, informa Maria Helena Martins.

O SESI quer estimular também a adesão dos docentes à metodologia. O processo de capacitação irá atender boa parte dos 3.170 professores de Educação de Jovens e Adultos do SESI. “É preciso ir com segurança. Sem o conhecimento das ferramentas perde-se muito do potencial. É importante navegar, seguir os programas, conhecer as ofertas multimídia”, adverte Mariana Raposo, que atuou na coordenação geral do projeto SESI Educa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira