Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2010 - 07:51

Quanto vale a sua marca?


Todos sabemos o quanto importante é a criação de uma marca para o sucesso de qualquer negócio. Pense em quantos milhões de dólares as organizações investem todos os anos para manter a sua marca conhecida.

Agora eu lhe pergunto qual é a marca mais valiosa do mundo: Mercedes-Benz, GM, Toyota, Volkswagen, Ford, Fiat ou Honda? Acertou na mosca se respondeu nenhuma delas. Na verdade a marca, atualmente, mais valiosa no setor automobilístico, segundo o ranking das cem marcas mais valiosas em 2010, preparado pela empresa BrandZ e divulgado pela agencia de notícia Europa Press, na última sexta dia 28/04 (http://es.globedia.com/bmw-convierte-marca-automovilistica-valiosa-mundo) é a BMW.

Ela foi avaliada em 21.816 milhões de dólares (16.527 milhões de euros pelo câmbio atual). Esse valor é 9% inferior ao ano anterior. Ocorre que a Toyota caiu 27% sendo avaliada em 21.769 milhões de dólares (16.491 milhões de euros), cedendo assim a liderança para a gigante alemã BMW.

Segundo a empresa de pesquisa, a terceira colocação pertence a Honda cuja marca foi avaliada em 14.303 milhões de dólares (10.835 milhões de euros), seguida de perto pela Mercedes-Benz, cujo valor reduziu 11% em relação ao ano anterior, passando a ser avaliada em 13.736 milhões de dólares (10.406 milhões de euros).

Quem você acredita ter ficado na quinta colocação: GM, Ford, Fiat, Renault, Volkswagen ou Audi? Acertou novamente se respondeu nenhuma delas. A quinta posição ficou com a Porsche avaliada em 12.021 milhões de dólares (9.106 milhões de euros).

Com valor de 8.607 milhões de dólares (6.520 milhões de euros), aparece, na sexta posição, a Nissan.

Mas, e as gigantes Volkswagen, Ford, GM, Fiat e cia? Essas ficaram mais abaixo no ranking. Com aumento de 19% na valorização da marca, em relação ao ano anterior, graças à adoção de inovações tecnológicas, avaliada em 7.039 milhões de dólares (5.332 milhões de euros) a Ford ocupa a sétima colocação.

Na oitava posição, com valor de 6.994 milhões de dólares (5.300 milhões de euros), ficou a marca Volkswagen. Em nono aparece a Audi, cujo valor foi de 3.624 milhões de dólares (2.745 milhões de euros). A décima posição no ranking, com valor de 3.260 milhões de dólares (2.470 milhões de euros), ficou com a Nissan.

Criar uma marca de sucesso leva-se muitos anos de trabalho e investimentos. Já perdê-la pode ser do dia para a noite. Veja, por exemplo, o caso da Toyota que tantos bons exemplos deram ao mundo e agora se vê diante do enorme desafio de reconquistar a confiança do consumidor após seguidos recalls.

Pense nisso e ótima semana,

. Por: Evaldo Costa, Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil, Escritor, consultor, conferencista e professor.Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”| Site: www.evaldocosta.com | Blog: http://evaldocosta.blogspot.com | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira