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06/05/2010 - 08:19

Sistema Fecomércio-RJ garante oito edições Senac Rio Fashion Business


Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ

Rio de Janeiro - Em entrevista coletiva no dia 5 de maio (quarta-feira), no Salão Nobre do Iate Clube do Rio de Janeiro, foi apresentada à imprensa a 16ª edição da principal bolsa de negócios do país: o Senac Rio Fashion Business. Com o tema ‘Energia e Renovação’, o evento, que acontece de 18 a 21 de maio da Marina da Glória, teve seu investimento duplicado, passando para R$ 11,5 milhões. Em uma área de 30 mil metros quadrados estarão reunidos 270 expositores, 50 dos quais no Salão Tech, que apresentarão suas coleções Primavera-Verão 2010/2011 e lançamentos para 600 compradores de todas as regiões do país convidados pelo evento.

Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ, entidade que responde 60% do PIB estadual e por mais de 3 milhões de empregos formais, anunciou que a parceria com a Dupla Assessoria e a Escala Eventos, realizadoras do evento, foi firmada pelos próximos quatro anos, portanto, garante oito edições. “Dessa forma mostramos nosso compromisso para promover o crescimento da moda, a partir de uma plataforma amparada na redução da carga tributária e em investimentos no setor.”

Em seguida, Eloysa Simão, diretora do Senac Rio Fashion Business, explicou que a parceria tornou o evento muito mais completo, agregando à moda outros setores, que também traduzem códigos e tendências de comportamento, como cultura, gastronomia, beleza e lazer. “É um evento que não visa apenas o fechamento de negócios, mas que traz idéias para o desenvolvimento de uma economia criativa”, disse, lembrando que finalmente a moda está sendo reconhecida como cultura e incluída nas políticas públicas.

Eloysa também destacou que mesmo a realização dos 15 desfiles tem o objetivo de fazer com que as grifes cresçam empresarialmente. Mostrou que a origem dos 600 compradores multimarcas e 72 representantes consolidou um equilíbrio ao longo de 16 edições: a região Sudeste, que concentra maior número de multimarcas, é a que tem mais peso (37%), mas o Sul já representa 24% e o Nordeste, 20%. A região Centro-Oeste vem aumentando sua participação, em especial os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, detendo fatia de 12%. Entre os estados, São Paulo é líder, com 19% dos lojistas (133); seguido de Minas Gerais e Santa Catarina, ambos com 11%; Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul, com 7% cada; Paraná com 5%; Pernambuco e o Distrito Federal com 4% cada.

Tecnologia a serviço da moda - O Salão Tech, criado para apresentar os lançamentos de serviços, equipamentos e tecnologia, agregou valor à bolsa de negócios e tornou-se obrigatório para o lojista que busca se integrar às novas tendências do comércio de moda. Nesta edição abrigará 50 expositores, em um espaço de aproximadamente 2.000 m² totalmente interativo. Na entrada do salão, os visitantes serão recebidos por uma recepcionista virtual; nos corredores, o piso pode espalhar peixinhos coloridos ao contato do pé, monitores de 3D sem o uso de óculos, zonas perfumadas e etiquetas musicais com trilha sonora da roupa são algumas das novidades.

Novidades regionais - Um dos diferenciais da bolsa de negócios é a diversidade de expositores; um mix único de moda feminina, masculina, casual, street wear, praia, lingerie, festa e acessórios. Os Núcleos Criativos continuam trazendo novidades e criações regionais, que, em muitos casos, não seriam conhecidas sem a participação na bolsa de negócios. Eles representarão oito grandes regiões do Estado do Rio de Janeiro e reunirão 40 micro e pequenas confecções. Empresários e estilistas de cada núcleo assistiram a palestras sobre tendências e foram orientados para tirarem partido da presença dos compradores na bolsa de negócios, a fim de turbinar suas vendas em novas praças do país.

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