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06/05/2010 - 08:41

Log-In: volume total em TEUs no 1T10 teve movimento 17,4% acima do 1T09


Na Navegação Costeira, a movimentação de contêineres nos segmentos ligados ao comércio externo aumentou mais de 50%, confirmando a recuperação destes mercados. A movimentação das cargas de Cabotagem, cresceu 14,9% sobre o 1T09, principalmente através de ganhos de market share. A produção atingiu 51,5 milhões de TEUs-Milha, 38,5% acima do 1T09, e a taxa de ocupação dos navios foi de 43%.

Rio de Janeiro – A Log-In Logística Intermodal S.A. (BM&FBovespa: LOGN3) apresentou no dia 5 de maio (quarta-feira), seus resultados relativos ao primeiro trimestre de 2010 (1T10).

Os destaques dos resultados mostram que no 1T10, o EBITDA ajustado da Log-In somou R$ 4,3 milhões e a margem EBITDA ajustado, 3,5%. O EBITDAR ajustado foi de R$ 17 milhões e a margem EBITDAR ajustado, 13,7%.

A receita operacional bruta totalizou R$ 142,2 milhões e os custos dos serviços prestados, R$ 114,3 milhões.

O TVV movimentou 51.130 TEUs no trimestre, 12,7% acima do 1T09. Em boxes, a movimentação cresceu 22,7% sobre o 1T09, sendo 38% do volume no 1T10 composto por contêineres cheios com cargas importadas. O EBITDA totalizou R$ 10,8 milhões e a margem EBITDA, 38,4%.

Nas operações da Navegação Costeira foram transportados 36.023 TEUs, com produção de 51,5 milhões de TEUs-Milha, crescimento de 38,5% sobre o 1T09. O EBITDA ajustado foi R$ 6,3 milhões e margem EBITDA ajustado, 7,9%.

Em janeiro, a Log-In iniciou as operações de transporte de bauxita para a Alunorte com navios afretados.

No 1T10, os navios Log-In Macau, Log-In Manaus e Log-In Belém foram subafretados pela Log.Star, companhia constituída entre a Log-In e o Grupo TBS. O navio Log-In Rio foi utilizado em operações spot.

O resultado obtido com os navios Log-In Rio, Log-In Santos, Log-In Manaus, Log-In Macau e Log-In Belém no 1T10 foi negativo em R$ 4,2 milhões, comparado a resultado negativo de R$ 11,7 milhões no 4T09.

O diretor-presidente e de Relações com Investidores da Log-In, Mauro Dias comentou os resultados: “Após um período marcado por inúmeros desafios originados com a crise econômica mundial deflagrada na segunda metade de 2008, o ano de 2010 começou apresentando condições bastante favoráveis para os nossos negócios. A expectativa de diversos agentes do mercado é de um forte crescimento da economia do Brasil este ano, impactada por maiores níveis de consumo interno, e retomada dos fluxos de comércio exterior.

Os dados econômicos já divulgados mostram que a corrente de comércio exterior (importações mais exportações) cresceu 30,7% no 1T10 em relação ao 1T09 e a produção industrial dos dois primeiros meses de 2010 aumentou 17,2% sobre janeiro/fevereiro de 2009. Há indicações de que o crescimento do PIB anual do Brasil em 2010 ficará acima de 5%. No comércio bilateral entre o Brasil e a Argentina, superados os entraves criados com o fim das licenças automáticas de importação na Argentina, as exportações de produtos brasileiros aumentaram 58,8% frente ao 1T09 e as importações de produtos argentinos cresceram 41,9%.

Neste cenário de recuperação, no 1T10 o volume total em TEUs movimentado pela Log-In foi 17,4% acima do 1T09, o EBITDA ajustado somou R$ 4,3 milhões e margem EBITDA ajustado foi de 3,5%.

No TVV, nossos volumes cresceram 12,7% em TEUs e 22,7% em unidades (boxes) sobre o 1T09, sendo a maior parte deste incremento oriunda de contêineres cheios, cujo volume em boxes cresceu 37% sobre o 1T09 . Também fizemos uma maior movimentação de cargas gerais no Terminal. Por outro lado, vimos uma redução de 28,9% nas receitas de armazenagem e outros serviços acessórios em função do menor recebimento de contêineres cheios de importação no 4T09 comparado ao 4T08, refletindo diretamente na menor armazenagem de cargas no TVV no 1T10. Com o crescimento da movimentação de contêineres cheios de importação que já está ocorrendo (o volume em boxes cresceu 31% no 1T10 sobre o 1T09) esperamos um aumento destas receitas ao longo de 2010. Alcançamos no 1T10 EBITDA de R$ 10,8 milhões e margem EBITDA de 38,4% no TVV.

No final de março, a Secretaria Especial de Portos – SEP anunciou a empresa vencedora da licitação para a execução das obras de dragagem do canal de acesso ao Porto de Vitória, que elevará seu calado para 14,5 metros. As obras deverão estar concluídas até o final de abril de 2011 e facilitarão o acesso de navios maiores ao TVV.

Na Navegação Costeira, a movimentação de contêineres nos segmentos ligados ao comércio externo aumentou mais de 50%, confirmando a recuperação destes mercados. No mercado de Feeder, aproveitamos a oportunidade para desenvolver novos clientes. A movimentação das cargas de Cabotagem, cresceu 14,9% sobre o 1T09, principalmente através de ganhos de market share. Nossa produção atingiu 51,5 milhões de TEUs-Milha, 38,5% acima do 1T09, e a taxa de ocupação dos navios foi de 43%.

Em janeiro, iniciamos a movimentação de bauxita, atendendo o contrato de longo prazo firmado com a Alunorte – Alumina do Norte do Brasil S.A., totalizando 738 mil toneladas no 1T10.

Os custos da Navegação Costeira no 1T10 refletem o começo da operação de granel e também a mudança do modelo operacional implantado no 3T09. O impacto negativo no nosso resultado com os navios parados foi de R$ 4,2 milhões.

No final de janeiro, os navios Log-In Macau, Log-In Manaus e Log-In Belém foram sub-afretados pela Log.Star companhia constituída entre a Log-In e o Grupo TBS para operação de cargas geral e de projetos. A Log.Star deve iniciar suas operações durante o 2T10. O navio Log-In Santos permaneceu em reparo durante todo o 1T10, e o navio Log-In Rio realizou operações spot de carga geral e contêineres. Este navio será alocado no transporte de contêineres em novo serviço ligando São Paulo ao Nordeste. A Navegação Costeira passa a ser o modal utilizado para atendimento dos clientes nesta rota, antes atendida pelo serviço do Trem Expresso.

O EBITDA ajustado da Navegação Costeira foi de R$ 6,3 milhões e a margem EBITDA ajustado, 7,9%.

Nos Serviços de Logística obtivemos EBITDA negativo de R$ 2,6 milhões e margem EBITDA negativa de 16,1%. Nosso resultado de transporte terrestre intermodal foi ainda negativamente impactado pelos problemas operacionais decorrentes do excesso de chuvas no Estado de São Paulo no final de 2009, que comprometeu seriamente nossas operações no terminal de Paulínia. Além disto, no final de março iniciamos a desmobilização do serviço ferroviário para a Bahia, sendo que parte dos custos relativos a este movimento estão refletidos no resultado do 1T10. Estes dois eventos resultaram em custo adicional de R$ 1,6 milhão no 1T10. Por outro lado, nossas operações de armazenagem e outros serviços de logística já refletem a retomada da atividade econômica no Brasil e recuperação da produção industrial, com novos contratos para armazenagem de carga geral e produtos alimentícios no novo armazém do Tercam, inaugurado no final de 2009.

A partir do mês de maio estaremos com uma nova configuração de serviços para as rotas São Paulo – Centro Oeste e São Paulo - Bahia. Com isto, aumentaremos a capacidade de transporte terrestre intermodal na rota São Paulo - Centro-Oeste do Trem Expresso, onde os recursos ferroviários serão concentrados, atendendo à crescente demanda dos clientes nestes mercados. Essa nova configuração incrementará ainda a capacidade de transporte com origem ou destino ao Porto Seco do Cerrado, em Uberlândia, e ao Porto Seco do Centro Oeste, em Anápolis.

Na rota São Paulo-Bahia vamos empregar o navio Log-In Rio, operando entre os portos de Santos e Salvador, com freqüência a cada dez dias, com o suporte dos terminais intermodais de Camaçari (TERCAM) e Paulínia, tão logo os investimentos previstos estejam concluídos neste terminal.

Considerando também as escalas regulares do Serviço Atlântico Sul, passaremos a oferecer ao mercado sete saídas mensais no sentido norte e outras sete saídas mensais no sentido sul, o que vai nos permitir oferecer aos nossos clientes maior freqüência, mais capacidade, melhor nível de serviço e redução do tempo médio de trânsito porta-a-porta.

Continuamos avançando na execução do nosso plano de investimentos. A construção dos navios porta-contêiner e dos navios graneleiros segue dentro dos cronogramas previstos e o lançamento ao mar do nosso primeiro navio porta-contêiner, Log-In Jacarandá, acontecerá na última semana de maio.

Os claros sinais de recuperação nos principais mercados onde operamos nos deixam otimistas quanto ao nosso desempenho no ano de 2010. Seguimos avançando na execução da nossa estratégia, investindo na construção de uma matriz de transporte eficiente e sustentável para o Brasil e fortalecendo nossa posição de provedor líder de serviços multimodais no mercado brasileiro, com foco na redução nos custos logísticos para nossos clientes e criação de valor para os nossos acionistas.

Investimentos- Durante o 1T10 os investimentos realizados pela Log-In somaram R$ 68,5 milhões. Desse montante, R$ 41,5 milhões foram alocados na construção dos navios porta-contêiner, R$ 15,5 milhões na construção dos navios graneleiros para transporte de bauxita, R$ 2,1 milhões nas obras de ampliação do TVV, R$ 1,3 milhão nas obras de ampliação do Tercam e R$ 0,4 milhão no terminal intermodal de Paulínia.

Para o ano de 2010 estão previstos investimentos de R$ 406,1 milhões. [www.loginlogistica.com.br/ri]

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