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06/05/2010 - 08:54

Claro aposta na automatização para dar crédito ao consumidor

A operadora utiliza ferramenta de decisão de crédito para padronizar a análise do cliente e oferecer o plano mais adequado ao seu bolso.

São Paulo – A Claro adotou o software de decisão de crédito e risco da Crivo há cerca de três anos com o intuito de aprimorar seu modelo de concessão de crédito. O sistema é usado para avaliar com precisão o risco envolvido na venda de um produto ou serviço em qualquer loja da operadora e, em apenas três segundos, identificar o plano mais adequado ao consumidor.

Com a experiência positiva, aos poucos, a Claro passou a aplicar a ferramenta em diferentes áreas ao utilizar informações levantadas durante a análise de crédito automatizada para outros fins. Por exemplo, identificar clientes da base com potencial para contratar um plano melhor ou um serviço adicional.

Na área de crédito e cobrança nacional da operadora, o software Crivo, batizado com o mesmo nome da fornecedora, ajudou a estabelecer estratégias mais assertivas de arrecadação. Sem falar na manutenção da base de pré-pago, “uma riqueza das empresas de telefonia que pode trabalhada com mais atenção no sentido de identificar clientes com maior capacidade financeira”, afirma Marcelo Henrique, coordenador nacional de crédito e cobrança da Claro.

De acordo com o executivo, a meta inicial da operadora com a implantação do Crivo era reduzir os índices de fraude, mas logo o sistema se mostrou uma solução eficaz para ajudar, também, no planejamento das ações para aumentar as vendas.

A tecnologia - O Crivo é capaz de consultar mais de 200 fontes de dados disponíveis na internet, cruzar as informações e, com base na política de crédito pré-definida pelo cliente - muitas vezes com a consultoria da fornecedora - entregar uma resposta, a chamada decisão de crédito. Assim, a empresa usuária define, de forma 100% automatizada, se concede o crédito ou não e qual o limite.

“Além de automatizar e padronizar a análise, a definição do crédito passa a ser subsidiada por um número maior de informações disponíveis em fontes oficiais na internet e, portanto, mais precisa”, ressalta Marcelo Henrique sobre o sistema, acrescentando: “Com essa dinâmica, a mesa de crédito fica livre para avaliar os casos mais complexos, que oferecem um risco maior para a empresa.

Outro benefício que o executivo destaca é a possibilidade de consultar fontes de outros mercados, além do setor de atuação da empresa. “Através do Crivo descobrimos e passamos a usar fontes que não tem a ver diretamente com Telecom, mas oferecem informações importantes para a concessão de crédito”, revela Marcelo Henrique.

Processo de concessão de crédito - mPara tornar a análise ainda mais precisa, a operadora também implementou no processo modelos de scoring, que ajudam a prever acontecimentos com base em cálculos estatísticos. No caso, os chamados Credit Scoring e o Fraud Scoring. O primeiro para avaliar o risco de inadimplência de forma automática e objetiva e o segundo para identificar a probabilidade fraude e aplicar estratégias de prevenção.

“Esses modelos estatísticos permitem a tomada de decisão de forma mais precisa e com o menor risco possível”, garante Rodrigo Del Claro, diretor de relacionamento da Crivo.

Como todos os pontos de venda (lojas) da Claro interagem sob os mesmos processos de crédito, a concessão da operadora é padronizada e leva três segundos em qualquer lugar do Brasil. “A política de crédito é a etapa mais importante das empresas que atuam diretamente com crédito e o Crivo garante que esta seja aplicada por todos os PDVs da mesma forma”, salienta Marcelo Henrique.

Próximos passos - A Claro pretende continuar usando o Crivo para auxiliar na conquista de novos clientes e retenção da base. Daqui para frente, planeja explorar as capacidades da ferramenta para ajudar na redução do churn (rotatividade dos clientes) e dos custos operacionais e aumento do market share e da receita média por usuário.

Crivo - Há dez anos, a Crivo abriu as portas como fornecedora de tecnologia para decisão de crédito. Nesta primeira década, adquiriu conhecimento de negócios nas áreas de finanças, seguros, telecomunicações e varejo, capacitando-se, também, como fornecedora de consultoria e serviços de alto nível para apoiar as decisões de crédito, risco e fraude das empresas. Focada na qualidade e inovação, a Crivo oferece produtos e serviços para todo o ciclo de crédito: cadastro, fraude, risco de crédito, scoring, limite, decisão, cobrança e avaliação de carteira.

Em 2009, a empresa registrou receita de R$ 20 milhões e processou aproximadamente 200 milhões de operações. Desde sua fundação, recebeu importantes prêmios. Em 2008, ocupou o 5º lugar no ranking Deloitte e Exame PME das pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil. Além disso, conquistou o Prêmio Endeavor & EXAME PME de Empreendedorismo, na categoria Potencial de Crescimento, e entrou para o time Empreendedores Endeavor. Em 2009, figurou novamente no ranking Deloitte e Exame PME, além de receber do Anuário Informática Hoje o prêmio “Destaque do Ano” no segmento de Desenvolvedores de Software – Pequeno Porte.

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