Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2010 - 09:00

Indústria do estado do Rio Janeiro no melhor nível de vendas em 7 anos, diz Firjan


Indicadores da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro mostram alta geral em contratações e salários.

As vendas reais da indústria fluminense fecharam março em alta de 18,4% em relação ao mesmo mês em 2009 e de 26,9% na comparação com fevereiro deste ano. O resultado é o melhor para o mês desde 2003. O bom desempenho em março puxou o primeiro trimestre para vendas 25,7% maiores em relação ao ano passado, quando as indústrias foram fortemente afetadas pela crise econômica mundial. Os dados estão nos Indicadores Industriais, publicação mensal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

De acordo com os indicadores, as vendas de março foram favorecidas pelo maior número de dias úteis, por movimentos sazonais em alguns setores, vendas expressivas para o Governo e crescimento significativo das exportações. Após o ajuste sazonal, contudo, as vendas industriais caíram em relação a fevereiro (-1,3%), em função do movimento atípico desencadeado pela crise mundial, que distorceu os padrões da série.

O aquecimento da atividade do Rio também aparece no total de horas trabalhadas, que cresceu em todas as bases de comparação: 8,0% em relação a fevereiro com ajuste sazonal, 14,1% frente a março do ano anterior e 8,8% no primeiro trimestre de 2010 frente ao mesmo período de 2009. A utilização da capacidade instalada alcançou 80,8% em março, acima 79% de março de 2009.

Pessoal ocupado sobe pela 11ª vez seguida - No mercado de trabalho, a pesquisa revelou novo crescimento de 0,4% do pessoal ocupado em relação ao mês anterior e de 5,6% na comparação com março de 2009. Foi a 11ª alta consecutiva na série, o que sinaliza um movimento de recomposição e expansão do quadro de pessoal. A variável também atingiu seu maior nível desde 2003, o que traz perspectivas otimistas quanto às encomendas da indústria do Estado: dos 16 setores pesquisados, 11 realizaram contratações por planejarem expansão da produção.

No mesmo sentido, a massa salarial aumentou 3,2% na série com ajustes sazonais frente a fevereiro, tanto por conta do maior número de horas trabalhadas como das novas contratações. Em relação ao mesmo mês de 2009, houve crescimento significativo de 14,1% nos salários.

As estatísticas de março evidenciaram forte desempenho da indústria fluminense no fechamento do primeiro trimestre de 2010. Para os próximos meses, a despeito da recente alta da taxa básica de juros, as perspectivas são de consolidação de um cenário econômico favorável diante dos expressivos investimentos em curso e do momento pelo qual passa o Estado do Rio de Janeiro.

• Link dos indicadores com ilustração gráfica

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira