Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2010 - 09:37

BASF e Supermix Concreto avançam no uso do concreto autoadensável

Menos mão-de-obra e ótima resistência fazem do concreto autoadensável uma excelente alternativa para as construções Desenvolvimento conjunto do produto foi realizado no laboratório da Supermix, com testes direto no canteiro de obras

A tendência do uso do concreto autoadensável já não é mais uma novidade. Na Europa, a maioria das construções é realizada com a utilização desta tecnologia, que tem como diferencial de formulação o acréscimo de hiperplastificantes e modificadores de viscosidade. Este tipo de concreto pode ser utilizado na execução de pisos, pavimentos e reservatórios, além do revestimento de túneis, construções industrializadas de casas e no uso de concreto pré-moldado.

A BASF e a Supermix Concreto avançaram na utilização desta tecnologia no Brasil na construção de um condomínio residencial de quatro torres de nove andares cada. A obra, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, constrói dois pavimentos por semana (incluindo pilar, vigas e laje, com 140m³/andar) e já concluiu duas torres.

“O autoadensável tem maior durabilidade, pois apresenta menor incidência de falhas, problemas comuns nos concretos convencionais que necessitam de vibração na aplicação”, explica Sérgio Oliveira, Coordenador de Negócios da área de Químicos para Construção da BASF.

O concreto utilizado na obra leva dois produtos da BASF, o Rheomac® VMA 358, modificador de viscosidade, e o Glenium® 160 SCC, hiperplastificante. O desenvolvimento deste autoadensável ocorreu em conjunto. “O trabalho se iniciou 12 meses antes da primeira concretagem. Criamos dezenas de misturas até alcançarmos a mais adequada à necessidade do cliente”, explica o engenheiro Fábio Vinícius Fernandes, gerente técnico da Supermix Concreto.

Os benefícios deste tipo de concreto vão além da durabilidade e resistência. O autoadensável diminui a poluição sonora, já que não faz uso de vibradores, o que também contribui para a redução no consumo de energia elétrica. “Além disso, o uso do autoadensável minimiza os riscos de acidentes causados pelo excesso de pessoas sobre as lajes, porque necessita de menos mão-de-obra, e reduz problemas ergonômicos nos trabalhadores, já que eles fazem um esforço menor no lançamento e acabamento”, finaliza Sérgio.

Os produtos - Glenium® 160 SCC – aditivo base éter policarboxilato para concreto que, devido a sua química diferenciada, consegue resultados excelentes em concretos autoadensáveis, pois facilita o preenchimento de formas com alta concentração de armaduras ou esbeltas, resultando em um excelente acabamento em concreto aparente. Possibilita elaborar concretos SCC (Self Compact Concrete) com menor consumo de cimento sem nenhuma segregação. Mesmo com alta manutenção de flow, ele não interfere na resistência inicial.

Rheomac® VMA 358 - aditivo líquido, livre de cloretos, modificador de viscosidade para uso em concretos de alta performance. Concretos aditivados com este modificador têm características superiores de estabilidade e de resistência à segregação. Em estado fresco o aditivo reduz a segregação e a exsudação, além disso, tem ação tixotrópica que enrijece o concreto depois de colocado e evita a segregação durante o bombeamento. Em estado endurecido, o concreto fica com uma permeabilidade extremamente baixa e o aditivo otimiza a estética de elementos moldados com formas.

Químicos para Construção - A divisão de Químicos para Construção é líder no fornecimento de formulações e sistemas químicos para a indústria da construção. Inovações contínuas e customizadas asseguram aos nossos clientes ainda mais sucesso. No negócio de Aditivos para Concreto, a BASF possui as melhores soluções para os mercados de concreto usinado, pré-moldados, artefatos e construções subterrâneas. Já o negócio de Sistemas de Construção oferece uma vasta gama de produtos para pisos industriais e esportivos, revestimentos externos e sistemas de isolamento de paredes, preservação da madeira, bem como argamassas de reparo, adesivos para cerâmicos, selantes e impermeabilizantes. A divisão opera plantas produtivas e centros de vendas em mais de 50 países e obteve vendas de cerca de €2 bilhões com aproximadamente 7.100 colaboradores em 2009.

Perfil- A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 50 bilhões de euros em 2009 e contava, aproximadamente, com 105.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). | www.basf.com.

- As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €2.92 bilhões de euros em 2009- (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). - Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2009

Perfil da Supermix Concreto - Em 1976, dando prosseguimento ao espírito empreendedor de seus fundadores e vislumbrando a possibilidade de expansão dos negócios na sua área de atuação, foi criada na Cimento Cauê uma divisão destinada a prestar serviços de engenharia de concreto. Possuindo domínio tecnológico de diversos materiais e produtos básicos destinados à construção civil, as operações foram iniciadas em Belo Horizonte, com uma central dosadora, 15 caminhões betoneira e 40 funcionários.

Graças ao trabalho sério e profissional desde a sua fundação, à fidelidade e dedicação de seus colaboradores e ao reconhecimento de sua clientela, a Supermix pôde estabelecer um programa de crescimento sustentado e de contínua modernização, procurando sempre respeitar o ser humano e o meio ambiente.

Hoje, a empresa possui mais de 700 equipamentos, uma capacidade de entrega de mais de 2 milhões de metros cúbicos de concreto por ano, em quase todos os estados brasileiros, com mais de 80 centrais dosadoras, e tem condições de instalar centrais de canteiro em qualquer lugar do país.

A Supermix está capacitada para atender desde pequenas obras de 10 metros cúbicos até grandes obras com 100 mil metros cúbicos de concreto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira