Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2010 - 09:37

ABnote registra lucro líquido de R$ 19,1 milhões no primeiro trimestre

EBITDA cresce 41,5%, atingindo R$ 37,5 milhões.

Rio de Janeiro - A ABnote S.A. (BM&F Bovespa: ABNB3), líder no fornecimento de soluções envolvendo cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos nos mercados onde atua, registrou um lucro líquido de R$ 19,1 milhões no primeiro trimestre de 2010. A margem líquida atingiu 11,2%, avançando 5,2 pontos percentuais (p.p.) em relação ao quarto trimestre de 2009.

A composição da receita líquida por divisão de negócios neste trimestre indicou um crescimento de 3.8 p.p. da divisão de Sistemas de Identificação, que alcançou 31,3% da receita, enquanto que a participação da divisão de Cartões registrou um avanço de 2,3 p.p, respondendo por 33,7% da receita no período.

"O aumento da participação das divisões de Sistemas de Identificação e Cartões na composição da receita líquida reflete a estratégia da Companhia de diminuir a receita da área de gráfica geral, focando em produtos de maior valor agregado, o que resultou em uma redução de 6,1 p.p na participação da divisão de Serviços Gráficos", explica Carlos Affonso d´Albuquerque, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da ABnote.

O EBITDA da Companhia cresceu 41,5% no primeiro trimestre em comparação ao quarto trimestre de 2009, atingindo R$ 37,5 milhões, contra R$ 26,5 milhões naquele período.

A ABnote firmou um contrato com a Caixa Econômica Federal para o fornecimento de serviços de Impressão Eletrônica pelo período de 24 meses, renovável por até 5 anos. O contrato prevê a emissão descentralizada de documentos em três grandes centros urbanos - Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. "Serão 36 milhões de cópias A4 por mês, a serem comercializadas a partir de julho de 2010, totalizando um volume de vendas de R$ 33 milhões no período de vigência do contrato", explica Carlos Affonso d´Albuquerque.

A geração de caixa operacional foi de R$ 28,7 milhões no primeiro trimestre de 2010, o que representa um crescimento de 144,7% em relação aos R$ 10,3 milhões gerados no mesmo período de 2009.

A empresa iniciou 2010 com R$ 108,1 milhões em caixa, utilizou R$ 31,6 milhões na aquisição da MicroEletrónica Espanhola (MEE), investiu R$ 11,6 milhões em ativos imobilizados e pagou R$ 5,6 milhões em dividendos, finalizando o trimestre com uma posição de caixa de R$ 88 milhões.

Cartões- O desempenho da divisão de Cartões foi beneficiado pela consolidação dos resultados da MicroEletrónica Espanhola já a partir de janeiro deste ano, levando a um aumento de receita líquida da ordem de 19,7% no trimestre em relação ao quarto trimestre de 2009, que atingiu R$ 57,2 milhões.

O EBITDA da divisão cresceu 85,1% no primeiro trimestre, para R$ 12,4 milhões, com margem de 21,7%, o que representa um aumento de 7,7 p.p. em relação ao quarto trimestre de 2009.

"O aumento do volume dos cartões inteligentes, os chamados smart cards, compensou a redução de EBITDA causado pela queda do volume de cartões indutivos e financeiros magnéticos. Os smart cards responderam por 10% do volume de cartões emitidos pela ABnote no primeiro trimestre e 43% da receita líquida da divisão", comenta Carlos Affonso d´Albuquerque.

Sistemas de Identificação- A receita liquida da divisão de Sistemas de Identificação alcançou R$ 53,3 milhões no primeiro trimestre de 2010, um crescimento de 7% em relação ao mesmo período de 2009, seguido por um aumento de 8,4% no EBITDA da divisão, que foi de R$ 20,6 milhões.

O volume de documentos emitidos atingiu 3,9 milhões de unidades no trimestre, com destaque para a recuperação do volume de vendas dos impressos de segurança e a implantação parcial do novo contrato de carteiras de habilitação do Estado de São Paulo.

Serviços Gráficos- Como resultado da estratégia da administração da Companhia de diminuir as vendas da área de gráfica geral, focando em produtos de maior valor agregado, a receita líquida da divisão de Serviços Gráficos cedeu 3,6% no trimestre quando comparado ao trimestre anterior, ficando em R$ 59,6 milhões.

Já o EBITDA da divisão no primeiro trimestre registrou expressivo aumento de 36,4% sobre o quarto trimestre de 2009 em função da recuperação de desempenho na planta de Sorocaba.

Perfil- A American Banknote é líder no fornecimento de cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos nos mercados onde atua. A companhia oferece aos seus clientes - desde grandes instituições financeiras a órgãos públicos estaduais - uma ampla gama de impressos de segurança, serviços de personalização, sistemas de identificação, entre outros. Sua atuação abrange a América Latina, contando com 8 fábricas e 54 unidades descentralizadas de serviços de personalização e emissão de documentos no Brasil, Espanha, Argentina e Chile. Seus avançados sistemas de tecnologia da informação, sua capacidade de imprimir documentos de segurança e seus relacionamentos de longo prazo com clientes, tornam a American Banknote uma empresa única no mercado brasileiro. Em 2009, as vendas totalizaram 535,7 milhões de cartões, 15,4 milhões de carteiras de habilitação e identidade e 18,1 mil toneladas de papel.A ABnote é uma companhia aberta, com ações negociadas desde 2006 no Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F Bovespa), sob o código ABNB3.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira