Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/05/2010 - 09:53

Brumado mostra rebanho Nelore e Brahman PO e POI que será leiloado até setembro na megaliquidação


A Fazenda Brumado aproveitou o Dia de Campo que realiza todos os anos, em Barretos (SP), para mostrar o rebanho Nelore e Brahman PO e POI que será comercializado na megaliquidação do gado Brumado, que acontece no dia 06 de maio, em Uberaba (MG), e vai até setembro de 2010.

Tonico Carvalho, Rubikinho, Maria, filha de Bete Carvalho, e cerca de 50 convidados marcaram presença no evento, idealizado pelo patriarca Rubico Carvalho com o objetivo de mostrar o melhoramento genético do gado.

Para Tonico Carvalho, o grande atrativo da liquidação Brumado, que vem despertando muito o interesse do mercado e de grandes selecionadores em particular, é o fato de ser uma genética única, aberta, e no caso do Nelore, importada da Índia ainda na década de 1960 e trabalhada de maneira exclusiva. “E agora tudo isso está à venda sem reserva”, afirma.

Segundo Jovelino Carvalho Mineiro, proprietário da Fazenda Santana e central genética Bela Vista, o feito protagonizado por Rubico Carvalho de importar genética Nelore da Índia para disseminar no rebanho bovino brasileiro, hoje pode ser considerado um marco divisório da pecuária nacional. Isso porque foi a partir da introdução desse banco genético que se imprimiu no rebanho brasileiro a fertilidade e eficiência na criação, fazendo com que a pecuária realmente avançasse para se tornar uma grande potência mundial na produção de carne

Ainda segundo Jovelino Mineiro, o mesmo aconteceu algumas décadas mais tarde, com o pioneirismo da Fazenda Brumado na importação e início do trabalho de melhoramento genético do gado Brahman POI, trazido dos EUA. “Os animais que estão sendo oferecidos ao mercado na liquidação de plantel da Brumado são de um valor genético único, pouco visto até mesmo na Índia”, argumenta o pecuarista.

Orestes Prata Tibery Júnior, primo de primeiro grau da família Carvalho e pecuarista tradicional na região de Três Lagoa (MS), se diz à vontade para falar do trabalho de Rubico e da Fazenda Brumado, pois foi por indicação dele que seu pai iniciou a seleção de Nelore da família que perdura até hoje.

Segundo Tibery Júnior, a importação trouxe gado novo que permitiu mudar a cara do rebanho brasileiro, que ganhou mais estatura, capacidade de adaptação e, principalmente fertilidade. “O Nelore tem facilidade de criação, é adaptado para as condições de clima tropical e é o boi verde - que engorda comendo apenas capim”, ele diz.

Fazenda Brumado – O projeto pecuário da Fazenda Brumado começou em 1918, pelas mãos do patriarca Francisco José de Carvalho – pai de Rubico, que encomendou um lote de animais da Índia, importação que deu origem a marca F, usada até hoje para identificação do rebanho Brumado.

Um dos primeiros integrantes do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore da Universidade de São Paulo (USP), o rebanho de seleção da Fazenda Brumado passa por criterioso processo de seleção para as principais características econômicas de interesse da pecuária de corte e, recentemente, passou também a ter suas DEPs (Diferença Esperada na Progênie) assistidas pela tecnologia dos marcadores moleculares da GeneStar, da Austrália, para maciez e gordura na carne em seus reprodutores.

Em sua trajetória já há frente da Brumado, Rubico Carvalho fez parte do seleto grupo de pioneiros brasileiros que trouxe gado Nelore da Índia, na histórica importação de 1962. Rubico também adquiriu fazenda nos Estados Unidos. O resultado foi o contato o Brahman, trazido para o Brasil em 1994 – ano em que foram abertas as importações –, tornando-se pioneiro também nessa raça. [www.fazendabrumado.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira