Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2010 - 08:44

Casa de Cultura será palco para lançamento de livro

Um misto de ficção e realidade permeia a história contada no livro As Farsas dos Moços de Capela, cujo lançamento ocorreu no dia 6 de maio(quinta-feira), na Casa de Cultura de Maricá (RJ). Na obra, que sai pela editora Arquitetura Cultural e tem 324 páginas, o escritor e médico Carlos Hiran Goes de Souza narra a trajetória de dois sacristães se tornam peças de um jogo de intrigas para incriminar um sacerdote franciscano, suposto simpatizante da Reforma católica.

Ambientada na Lisboa da virada dos séculos XV e XVI (o chamado período “manuelino”, referência ao rei D. Manuel I), a história se alicerça em fatos relevantes do período, como a campanha para acabar com mosteiros femininos, especialmente com o do Lorvão, próximo a Coimbra e onde, segundo o autor, funciona um manicômio atualmente. Na trama montada contra o franciscano, que também é bibliotecário de outro mosteiro (o de Alcobaça), junta-se ainda a intenção da Igreja de implantar um tribunal de Inquisição em Portugal, que pode condenar o suposto réu à fogueira.

Este é o primeiro romance do escritor, que nasceu em Manaus e veio para o Rio aos 4 anos, formando-se em medicina em 1980. Sem jamais deixar de exercer o ofício, Carlos Hiran se tornou autor teatral e morou em Paris por cinco anos, onde iniciou a obra que concluiu em Londres, cidade na qual fixou residência e vive até hoje com a família.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira