Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2010 - 08:56

Crianças no mundo dos negócios

Alunos entre 11 e 12 anos têm aula de educação empreendedora.

A notícia parece inusitada, mas é real. Ao todo, 180 alunos carentes da cidade de Osasco, que estudam gratuitamente em uma escola particular de São Paulo, tiveram, durante dois meses, a oportunidade de aprender sobre organização de empresas, administração e carreiras, produção, marketing e venda pessoal.

As aulas, ministradas aos alunos por voluntários, fazem parte do programa Introdução ao Mundo dos Negócios. Os objetivos são complementar o currículo básico com habilidades e conceitos do mundo dos negócios, desenvolver a consciência sobre a operação e as responsabilidades em um sistema de livre e iniciativa e ajudar os alunos a compreenderem a importância da educação e da necessidade de frequentar a escola, oferecendo ainda, a oportunidade de aprendizado sobre carreiras.

Para William Yoshiro, voluntário e gerente de Produtos e Câmbio do Banco JBS, o projeto superou as expectativas. “Os alunos aprendem de uma maneira leve e divertida. Já participei de outros projetos, mas esse foi o mais interessante. Por ser longo e com a mesma classe, criamos um elo com o aluno. O projeto se tornou rotina em minha semana. O maior desafio foi ensinar um público tão jovem, mas incrivelmente eles aprenderam tudo”.

“Eu gostaria de ter assistido aulas assim na minha época escolar, e espero que meus filhos estejam inseridos em projetos como esse em suas escolas. As escolas tradicionais preparam todos para serem profissionais, mas sem preocupar-se com o exercício prático dessa profissão. Em geral, as escolas preparam, quando muito, que todos sejam empregados, sem despertar nenhum instinto empreendedor”. Demetrius Nichele Macei, voluntário Gerente Tributário do Grupo JBS

A iniciativa partiu da parceria entre a Escola Germinare, mantida pelo Instituto JBS - braço social do Grupo JBS-Friboi, maior empresa mundial em processamento de proteína animal - e a Junior Achivement São Paulo, maior e mais antiga organização sem fins lucrativos no mundo, voltada para a educação com foco em economia e negócios.

O objetivo da Escola Germinare é formar cidadãos preparados do ponto de vista acadêmico e humano, com amplo repertório cultural, valores éticos consolidados e atitudes positivas diante da vida e da sociedade. Dessa forma, a escola, que foi inaugurada no início do ano, oferece ensino gratuito e em tempo integral.

No período matutino os alunos aprendem o currículo básico de suas séries e, durante a tarde, têm aulas complementares, onde os programas de educação empreendedora fazem parte do conteúdo. A proposta é que, até a conclusão do ensino médio, os alunos participem dos programas da Junior Achievement, desenvolvendo uma formação gradativa sobre empreendedorismo, sustentabilidade e ética.

Os interessados em estudar na Escola Germinare e, por consequência, participarem dos programas da Junior Achievement, devem ficar atentos, pois a partir de agosto a escola divulgará os critérios para ingresso no ano letivo de 2011.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira