Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2010 - 09:16

ANIB/Simabesp promovem pela segunda vez rodada de negócios com compradores das América Central e do Sul

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Nacional da Indústria de Biscoitos – ANIB - e do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo – SIMABESP – promovem a partir do dia 7 de maio (sexta-feira), uma Rodada de Negócios com compradores da América Central e América do Sul, dentro do projeto Comprador promovido em parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento – Apex – Brasil.

Onze fabricantes de biscoitos e massas participarão dos encontros: Itamaraty, Arcor, Bauducco, Mabel, J. Macedo, Pastificio Selmi, Marilan, Faville, Cory e C.L. Alves (Pacific) e Produtos Canário. Os potenciais compradores, num total de 23, virão de países como Peru, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

No ano passado as exportações de biscoitos brasileiros foram da ordem de 54.369 toneladas, que representaram um faturamento de US$ 100,5 milhões. Segundo José dos Santos dos Reis, presidente do SIMABESP e vice-presidente da ANIB, este encontro é muito importante para os fabricantes, pois a América Central e a América do Sul representam 52% das exportações brasileiras de biscoitos. “Os representantes de supermercados, distribuidores e varejo em geral terão oportunidade de conhecer nossos produtos de perto, visitar fábricas, centros de distribuição e venda e manter um contato direto com os fabricantes”.

“Dessa forma poderão validar não somente a qualidade dos biscoitos brasileiros, como sua competitividade”, enfatiza. “Com isso poderemos mostrar porque o Brasil é o segundo maior fabricante mundial de biscoitos”. A Rodada realizada no ano passado, com compradores de 13 países, gerou negócios estimados em US$ 5 milhões. O encontro será realizado em São Paulo entre os dias 7 e 10 de maio.

APAS 2010 - Setor de biscoitos apresenta novidades - Os supermercados respondem por 46% das vendas de biscoitos no País, sendo 15% provenientes das grandes redes e 31% de empresas independentes. A importância deste segmento para os fabricantes é confirmada pelo estande coletivo da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos- ANIB- e do Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo – SIMABESP – na feira APAS, que será realizada de 10 a 13 de maio, em São Paulo.

Com uma área de 445 metros quadrados, o estande reunirá os seguintes fabricantes: Bela Vista, Industop, J. Macedo, Massa Leve, Santa Edwiges, Germani, Berbau, C.L. Alves, Mezzani, Pavioli, Parmalat, Prodapys e Produtos Canário. Além destes, outros fabricantes do setor também marcarão presença na APAS em estandes individuais: (Marilan, Adria, Prodasa, Jasmine, Nestlé, Ninfa, Parati, Mabel, Siena, Bauducco, Dauper, Dunga, Piraquê, Pastifício Scala, Cassini Alimentos, Itamaraty, Arcor, Faville e Pastifício Selmi).

Para ANIB e Simabesp, porém, a feira vai além deste posicionamento no mercado interno. A exemplo do que aconteceu no ano passado, os participantes da Rodada de Negócios visitarão a feira para terem contato direto com uma grande variedade de produtos do setor.

Atualmente existem 585 indústrias de biscoitos no Brasil, sendo que as 20 maiores representam 75% do mercado. Os canais de venda também são diversos: cerca de 46% das vendas dos fabricantes são feitas via supermercados; 21% por atacadistas; 18% por distribuidores; 12% direto ao varejo e mais 3% para canais como Cesta Básica e marcas próprias.

Apesar do cenário econômico mundial, o setor brasileiro de biscoitos encerrou o ano de 2009 com um crescimento de 2,5% em volume com relação a 2008, fechando o ano com um total de 1milhão 206 mil toneladas. Esta produção mantém o Brasil como o segundo maior mercado de biscoitos no mundo, ficando abaixo somente dos Estados Unidos. Os demais países do ranking são Inglaterra, Alemanha e França.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira