Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2010 - 08:41

Depois de um ano abalado pela crise global, CMA CGM torna a lucrar.

O Grupo espera recuperar seus altos níveis de resultados em 2010.

Recentemente a diretoria da CMA CGM baseada na França, o terceiro maior grupo de transporte marítimo de contêineres do mundo, decidiu sob o comando do Sr. Jacques R. Saadé avaliar os resultados financeiros para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2009.

No mercado do transporte marítimo onde cada concorrente foi severamente afetado pela crise global – esta foi a mais forte que a indústria marítima de contêineres já experimentou – o resultado consolidado do Grupo apresentou uma queda de 30% - USD 10,5 bilhões (€ 7,6 bilhões) em 2009, impactado pela redução dos níveis de frete e volumes. No total, o Grupo transportou 7,9 milhões de TEU* durante o ano, apresentando 9% de declínio enquanto o mercado mundial registrou uma queda de 12% no transporte mundial de contêineres (¹).

Em contrapartida, o Grupo implantou um plano drástico de redução de custos que resultou em uma economia de aproximadamente USD 800 milhões, porém sem sacrificar seu potencial para um desenvolvimento futuro.

2009 foi um ano de contraste. Em julho quando identificamos uma reação nos volumes na maioria dos mercados, o grupo estava focado na recuperação dos fretes e a redução de custos, alcançando um EBITDA positivo no quarto trimestre depois de oito meses de perdas significativas.

Como resultado, o EBITDA limitou seu declínio a uma perda de USD 667 milhões ao ano e a perda líquida sobre as operações de transportes marítimos ficou em USD 889 milhões. O resultado líquido consolidado durante o período, fechou em USD 1,4 bilhões, porém USD 548 milhões são referentes a custos não-recorrentes, o que traz ao Grupo um início de 2010 muito saudável.

Visão para 2010

Com atuação internacional através de uma rede mundial de agências, especialmente na Ásia e particularmente na China, e seu número crescente de portos de escala, a CMA CGM está idealmente posicionada para a sua recuperação dentro da economia global.

Markets that were hit first by recession, such as trades to United States or Asia-Europe and intra-Asia trades, have experienced sustained, year-on-year growth in the first two months of 2010, with Asia-Europe volumes even rebounding by a spectacular 30% or so(²).

Os mercados que primeiramente foram abalados pela recessão, tais como Estados Unidos, Ásia-Europa  e intra-Ásia, apresentaram um crescimento sustentado ano a ano nos primeiros dois meses de 2010, com a Ásia-Europe recuperando um significante volume de 30%. 

Para a CMA CGM, foram transportados de 2,1 milhões de TEU* no primeiro trimestre, um aumento de 22% e 4% se comparado com o primeiro trimestre de 2008. O EBITDA está estimado em USD 380 milhões, um aumento de USD 640 milhões sobre o primeiro trimestre de 2009 e em linha com o primeiro trimestre de 2008, enquanto o resultado estava ao redor de USD 3,2 bilhões, acima 30% na base ano-a-ano.

Em 2010 – a CMA CGM irá focar em uma série de medidas visando seu crescimento:

Medidas operacionais importantes para organizar os serviços, desenvolvimento de novos parceiros, implantação de novas linhas em mercados promissores, etc., num contínuo compromisso de se tornar a preferida junto aos seus clientes internacionais;

Racionalização de custos com a chegada de modernos e eficientes navios oferecendo economias importantes de escala, o retorno de navios afretados ou renegociação de acordos expirados num mercado ainda favorável e a redução da velocidade de cruzeiro dos navios.

Investimentos nos serviços aos clientes, expansão da rede de agencias, aumento da frota de contêineres para carga refrigerada, soluções de comércio eletrônico, etc., para responder de maneira efetiva as expectativas do mercado.

O ano de 2010 também será contemplado com a entrega da nova Matriz do Grupo, a Torre CGM CMA, que no outono receberá quase 2.000 funcionários de Marseille atualmente baseados em sete escritórios diferentes.

De acordo com Rodolphe Saadé, “Executive Officer” do Grupo CGM CMA: "Os resultados do primeiro trimestre, excederam consideravelmente as expectativas e demonstram a capacidade do Grupo em reagir. Desde o final de 2009, a CMA CGM vem se reestruturando para abrir seu capital a novos investidores. Recebemos várias ofertas de investidores industriais e financeiros e as negociações serão finalizadas antes do fim de verão".

Philippe Soulié, Diretor geral do Grupo CGM CMA declara: "Num mercado que retomou o crescimento recentemente, a CMA CGM pretende fortalecer sua liderança perseguindo dois objetivos prioritários: continuar adaptando a sua frota e completar o fortalecimento necessário de sua estrutura financeira. Hoje, a equipe de direção do Grupo dedica todo o seu tempo para atingir estes objetivos e eu estou muito confiante na capacidade do Grupo em tornar isto uma realidade, em cooperação conjunta com seus sócios”. [* Equivalente a unidades de 20 pés | Fontes: Drewry (¹) e European Liner Affairs Association (²)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira