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08/05/2010 - 08:41

Carga de 473 toneladas trafega por rodovia brasileira


A Megatranz Transportes concluiu o transporte Internacional Door to Door, inclusive a engenharia de içamento (verticalização e montagem) de dois reatores (22,00m x 7,00m) com peso unitário de 473 ton e de duas colunas (42,0m x 6,50m) com peso unitário de 245 ton.

A operação, contratada pela empresa Oxiteno Nordeste S/A, teve início do outro lado do mundo: os equipamentos foram carregados no porto de Yokohama /Japão e de Mai-liao/Taiwan, e seguiram para o Brasil no navio Beluga Houston, em sua viagem inaugural.

Os equipamentos foram descarregados na Base Naval de Aratu, na Bahia, local no qual teve início a segunda parte da operação: o transporte rodoviário até o Pólo Petroquímico de Camaçari, onde está instalada a Oxiteno.

Para realizar o transporte rodoviário foi necessário, devido às dimensões da carga, estabelecer algumas medidas de adequação geométrica e, principalmente, uma viabilidade estrutural das diversas pontes e viadutos existentes ao longo do percurso de 43 Km, que separa a Base Naval de Aratu das instalações da Oxiteno.

O planejamento de engenharia e preparação foi realizado conjuntamente entre os engenheiros da MEGATRANZ e os engenheiros dos Órgãos de trânsito e foi necessário um ano de estudos, análises técnicas e preparação de reforço estrutural para que fosse concluído.

Outra peculiaridade no transporte dessas cargas, considerada umas das mais pesadas (473 ton) já transportadas em uma rodovia no Brasil, foi a utilização de conjuntos transportadores modulares auto propelidos (SPMT). Esses conjuntos eliminam os pesos dos cavalos mecânicos e sua tração sobre as pontes e são o que há de mais moderno no mundo em tecnologia para o transporte de cargas super pesadas.

Durante o transporte foi utilizado uma configuração inicial de um conjunto modular auto propelido (SPMT) com 18 linhas eixo com 12 pneus por eixo, porém sobre a Ponte do Rio Joanes foi necessário modificar a configuração para um conjunto transportador modular auto propelido (SPMT) com 26 linhas de eixo com 12 pneus/eixo, para dar uma melhor distribuição de peso sobre a ponte. O içamento e a montagem das peças estão sendo concluídos com sucesso.

Dimensões das peças transportadas.: Reator: Comprimento – 22,00 m | Diâmetro – 7,00 | Peso unitário – 473,0 ton. || Coluna: Comprimento – 42,00 m | Diâmetro – 6,50 m | Peso unitário – 245,0 ton

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