Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2010 - 08:57

ODEPA amplia poder de voto para países que sediam os Jogos Pan-americanos

Guadalajara 2011 garante que obras ficarão prontas a tempo.

Os países que já sediaram ou sediarão os Jogos Pan-americanos ganharam poder de voto na Assembleia da Organização Desportiva Pan-americana – ODEPA. A decisão ocorreu durante a Assembleia Geral da entidade que acontece na cidade de Mérida, no México. Dos 42 países que integram a ODEPA, apenas Barbados, Trinidad e Tobago e São Vincente e Granadina foram contra a mudança. Pelas novas regras, os países que já realizaram os Jogos Pan-americanos terão direito a um voto por cada edição realizada, além do voto a que cada país tem direito. Assim, o Brasil passa a ter direito a três votos, sendo um do país e outros dois por ter organizado o Pan de 1963, em São Paulo, e o de 2007, no Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da ODEPA, o mexicano Mario Vasquez Raña, esse critério valerá apenas para as eleições das sedes dos Jogos e para a composição do Comitê Executivo da entidade. “Organizar uma edição dos Jogos Pan-americanos é uma tarefa árdua e dispendiosa para o país sede. Precisávamos dar um estímulo a mais para que os países apresentem candidaturas”, justificou Raña. Anteriormente, os países que já haviam sediado os Jogos tinham direito a apenas um voto a mais na assembleia.

Pelas novas regras, cada país poderá ter, no máximo, cinco votos na assembleia. Essa proposta de limitar o número de votos por país foi a saída de última hora encontrada por Vasquez Raña para enfrentar a resistência dos países do Caribe, cuja maioria era contra a mudança. O bloco do Caribe tem grande influência nas eleições para sede dos Jogos Pan-americanos. Além disso, a Assembleia da ODEPA autorizou, desta vez por unanimidade, outras mudanças no estatuto da entidade propostas por Raña. Em 2011, durante os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, os competidores elegerão sete atletas para a Comissão de Atletas da ODEPA, sendo cinco de esportes olímpicos e dois de esportes não olímpicos. O presidente da comissão será escolhido internamente pelos cinco atletas olímpicos eleitos e passará a integrar o Comitê Executivo da entidade. O Comitê Executivo deverá ter, no mínimo, duas mulheres, e dos 12 membros efetivos (três vice-presidentes e nove membros), seis deverão ser oriundos de países com menos de 4 milhões de habitantes. “De acordo com dados do Banco Mundial, dos 42 países da ODEPA, 22 países têm uma população menor do que 4 milhões de pessoas. Esta é uma forma de garantir voz aos países menores no Comitê Executivo”, explicou Vasquez Raña.

Guadalajara 2011- O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 garantiu nesta sexta-feira, dia 7, durante a Assembleia da Organização Desportiva Pan-americana – ODEPA, que todas as instalações da competição estarão prontas a tempo de se realizar os Jogos, marcados para outubro do próximo ano. As maiores preocupações da ODEPA referem-se ao Estádio de Atletismo, ao Complexo Aquático e, principalmente, à Vila Pan-americana.

De acordo com o governador do Estado de Jalisco e presidente do Comitê Organizador, Emilio Gonzalez Márquez, o Estádio de Atletismo estará concluído em abril de 2011, seis meses antes dos Jogos, e o Complexo Aquático está previsto para ficar pronto até dezembro. A maior preocupação diz respeito à Vila dos atletas. Segundo Emilio Gonzalez, as obras estão com 20% do cronograma previsto, mas apesar disso o Comitê Organizador não definiu uma data para a entrega da instalação. A Vila Pan-americana será distribuída por quatro prédios, sendo um de 20 andares, dois de seis e um de quatro andares, e terá capacidade para 8.083 pessoas.

Nove modalidades serão disputadas fora de Guadalajara. Vôlei de praia, vela, triatlo e maratona aquática serão em Puerto Vallarta. Remo e canoagem velocidade acontecerão em Guzman. Beisebol e softbol em Lagos de Moreno e ciclismo mountain bike em Tapalpa.

O dado curioso apresentado pelos organizadores de Guadalajara 2011 foi relativo aos voluntários. Dos 12.257 candidatos cadastrados, 2.300 são do Brasil. Segundo o Comitê Organizador, a grande parte vem mantendo contato para efetivar o cadastramento.

Em outubro, a exatamente um ano dos Jogos, o Comitê Guadalajara 2011 voltará a apresentar o relatório de progresso aos países da ODEPA. Será durante a Assembleia dos Comitês Olímpicos Nacionais, que ocorrerá em Acapulco, também no México. [www.cob.org.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira