Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2010 - 09:27

Festival Internacional de Prelúdios leva a música de três continentes ao Mato Grosso do Sul

Dourados (MS) será palco para artistas de diversos países, que farão performances da música oriental, européia e latino-americana, durante a 5ª edição do Festival Internacional de Música Prelúdios, que acontece entre os dias 23 e 30 de maio, com patrocínio da Petrobras.

O publico terá acesso a apresentações internacionais de profissionais com formação em música. Apesar de todas as apresentações serem de música erudita, as atrações não se limitam a orquestra e música clássica ocidental tradicional. A programação é bastante diversificada e busca na variedade de culturas a fórmula para abordar o tema deste ano, “Respeito a Diferentes Culturas”.

“Nosso intuito é, além de acessibilizar a música erudita à população da nossa região, evidenciar a cultura como uma ferramenta para enxergar a beleza nas pessoas e etnias que nos são diferentes e assim promovermos um ideal de respeito e paz entre os povos”, afirma a curadora do evento, Miriam Eiko Suzuki.

Os ingressos serão vendidos a preços populares, de R$ 5,00 e R$ 10,00, para permitir maior acesso ao público local.

Programação - Os shows começam no dia 23 de maio, quando sobe ao palco do Teatro Municipal de Dourados o vietnamita Tran Quang Hai, que vive na França há mais de 40 anos, onde pesquisa e dá aulas de etnomusicologia. Sua apresentação é baseada na música tradicional do seu país, contendo toda a riqueza da música oriental. Na sequência, o Coral de Câmara da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) vai apresentar ao público um repertório erudito e brasileiro.

Na quarta-feira dia 26 de maio, acontecerá a apresentação de Benjamim Taubkin, pianista que tem um grande repertório de jazz. O artista também é conhecido em todo o Brasil por defender a linguagem musical brasileira, além de ter recebido muitos prêmios por seus projetos e pesquisas musicais que vão do folclórico brasileiro à bossa nova.

Na quinta-feira dia 27, estarão no palco do Teatro Municipal de Dourados Maurício Orosco e o Grupo La Camorra. Maurício Orosco vem apresentar seu trabalho como compositor e pesquisador do violão, enquanto o quinteto La Camorra traz o tango da Argentina para o público douradense.

Na sexta-feira o Festival Prelúdios trará um espetáculo de palco cheio: a Orquestra de Câmara da UEMS vem apresentar o concerto “Sensibilidade Musical”. Com músicas clássicas e contemporâneas, a apresentação busca aproximar o público às composições eruditas. A orquestra tem como solista o renomado oboísta Joel Gisiger, e a participação do Quarteto de Cordas do artista Newton Reis.

No sábado dia 29 de maio será a vez da cultura Paraguaia dominar as apresentações. A noite começa com uma breve apresentação de harpa com o douradense Rafael Deboleto, e na sequência a Orquestra Sonidos de La Tierra vem mais uma vez emocionar o público douradense com sua sinfonia e sua história. Essa orquestra é formada por jovens em risco social e que têm sua realidade transformada a partir da música. Os instrumentos são feitos com material reciclado e o processo de aprendizagem também recicla conceitos e a identidade dos jovens, que passam a ser valorizados e enxergam novas possibilidades em seus horizontes.

O Festival Internacional de Música Prelúdios será encerrado com a apresentação de Marlui Miranda e seu trio, que faz um resgate e releitura da música indígena brasileira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira