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08/05/2010 - 09:27

Exportadores brasileiros buscam novos negócios no Oriente Médio

Duzentas empresas brasileiras participam de rodadas de negócios com compradores de oito países do Oriente Médio. Evento promovido pela Apex-Brasil será realizado de 9 a 11 de maio, em Dubai.

Visando incrementar as exportações brasileiras para o Oriente Médio, a Apex-Brasil promove encontro entre representantes de cerca de 200 empresas brasileiras e 180 compradores de oito países do Oriente Médio, durante o Brasil Trade Middle East, de 9 a 11 de maio, em Dubai. O evento faz parte do calendário do Projeto Tradings do Brasil, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e será realizado no Intercontinental Hotel, em Dubai Festival City.

As pequenas e médias empresas brasileiras dos setores de alimentos e bebidas, construção, móveis e decoração, e autopeças estarão representadas por tradings e comerciais exportadoras selecionadas pela Apex-Brasil. Durante três dias, os empresários participam de rodadas de negócios com compradores dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Omã, Catar, Líbano, Bahrein e Jordânia.

Os compradores e distribuidores árabes acompanharão apresentações sobre o Brasil e seu potencial exportador, além de participar das reuniões individuais com representantes brasileiros nos setores de seu interesse. A Apex-Brasil promoveu o Brasil Trade na África do Sul, em 2009, e, também recentemente, em São Paulo, com a presença de compradores africanos. A próxima ação será em setembro, no Pavilhão Brasileiro da Expo Xangai, em Xangai (China). A feira universal, que começou no dia 1º de maio com duração de seis meses, tem a participação de 192 países e 50 organismos internacionais.

"Com esta e outras ações do Projeto Tradings do Brasil, procuramos proporcionar oportunidades de exportação para as pequenas e médias empresas que possuam bons produtos, mas que ainda tenham pouca experiência no mercado internacional e, também, estamos diversificando a pauta de exportação do Brasil", explica Mauricio Borges, diretor de Negócios da Apex-Brasil, que acompanha o evento em Dubai.

Intercâmbio comercial- O Brasil já é um dos principais parceiros comerciais de muitos países na região. De 2001 a 2009, o intercâmbio comercial entre o Brasil e os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) cresceu consideravelmente, saltando de US$ 2,4 bilhões para US 6,3 bilhões. Em 2009, o Brasil exportou US$ 4,6 bilhões para o CCG, e importou US$ 1,7 bilhões.

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