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05/06/2007 - 09:30

O Pólo de Moda Sul Fluminense no Fashion Rio

Nesta edição, o Pólo de Moda Sul Fluminense, com o apoio da Firjan, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, apresenta sua nova coleção Primavera-verão 07/08. A intenção é mostrar para o Brasil que a região tem qualidade na criação e produção de moda.

Localizado no eixo Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, o Pólo, coordenado pelo Sindvestsul (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul do estado do Rio de Janeiro), conta com aproximadamente 400 unidades produtivas entre micro, pequenas e médias empresas, além de ateliês e unidades familiares.

São cerca de 4 mil pessoas, nas 20 cidades abrangidas pelo sindicato, que se destacam nos mais diversos segmentos como: moda feminina e masculina, moda infantil, beachwear, sportwear, streetwear, underwear, acessórios de artesanato e inclusive alta-costura.

As peças produzidas na região do sul do estado podem ser encontradas em mais de 40 grifes renomadas. Todo o processo delicado para o desenvolvimento dos modelos pode ser realizado pelas empresas locais. São confecções, facções, lavanderias e tecelagens que, juntas, garantem a qualidade dos produtos.

O tema: Modernismo Rural - Flávio de Carvalho, artista barramansense, é a base da inspiração para o tema do Pólo de Moda Sul Fluminense: Modernismo Rural.

Os temas regionais dão sempre um tempero apimentado nas coleções apresentas pelos estilistas, que conseguem transformar peças do vestuário em verdadeiras obras de arte.

Com esta intenção, o "Modernismo Rural" foi o tema escolhido. Os grandes criadores do Sul Fluminense puderam trabalhar suas peças de forma inovadora e bem diversificada, já que o artista também era bastante criativo e ousado.

Nascido no distrito de Amparo, área rural de Barra Mansa, Flávio de Carvalho fazia parte de uma corrente modernista, e por isto o tema "Modernismo Rural".

Além de fazendeiro e agricultor, Flávio foi arquiteto, engenheiro, empresário da indústria e do comércio, jornalista, escritor, decorador, dramaturgo, cenógrafo, figurinista, agitador cultural, carnavalesco, artista plástico, desenhista, escultor e pintor. Com espírito revolucionário, utilizava propostas surrealistas e expressionistas para criação de seus trabalhos.

O artista foi fundador do Teatro Experiência, em 1933; organizador do 3° Salão de Maio, em 1939; fundador e animador do Clube dos Artistas Modernos; e em 1927 criou um projeto para o Palácio do Governo de São Paulo, que, apesar de não ter sido o escolhido, teve grande destaque, pois foi o primeiro projeto de arquitetura moderna no Brasil.

Flávio de Carvalho morreu no ano de 1972, mas suas audaciosas experiências continuam sendo lembradas, como está sendo feito com as peças apresentadas pelo Pólo, onde a capacidade de transformar peças do vestuário feminino em verdadeiras obras de arte possibilita o destaque do belo trabalho desenvolvido pelo artista dentro de uma sociedade conservadora. A coleção - A coleção do Pólo tem o privilégio de fazer uma releitura das obras do aclamado artista Flávio de Carvalho.

O artesanato local, que tem grande destaque nos bordados, patchwork e aplicações, será usado nos diversos segmentos da moda brasileira.

Pincelas de azul, amarelo, vermelho e verde farão um mix com o prata e o ouro envelhecido, cores que, além serem fortes tendências na próxima estação, representam com proximidade as obras de Flávio de Carvalho, já que o elemento básico para a realização de seus trabalhos era a cor. Através do contraste, ele buscava revelar traços psicológicos de cada personagem em suas diversas obras.

A lona, o couro, a palha e os tecidos finos, elementos da cultura interiorana, estarão aliados ao estilo modernista dos acessórios que farão a diferença.

Outra grande novidade apresentada pela coleção do Sul Fluminense serão as roupas de couro, que estarão adequadas ao clima quente da estação que está por vir.

Além disto, o luxo da alto-costura na moda infantil, o colorido da moda praia, o novo jeans e as ousadas modelagens do look feminino, com misturas inusitadas, deixarão a temporada com modelitos modernos, dando a nova cara da moda neste início de século.

A parceria com a Chiaro - Como já é tradição, o Pólo fechou para esta edição, uma parceria com a Chiaro, onde entrará nas passarelas do Fashion Rio. Anteriormente, as parcerias com Marcelo di Santis, Redley, Walter Rodrigues e Frankie e Amaury, deram grande destaque à moda do Estado. Há 3 anos no mercado, a Chiaro produz peças do vestuário masculino, para venda em atacado.

Com a participação no Fashion Rio, a grife pretende continuar atraindo olhares dos interessados na moda bem elaborada. Este foi um dos motivos para o desenvolvimento de algumas peças no Sul Fluminense.

Além de trazer novos conceitos para as fábricas, a parceria tem o objetivo de oferecer a mão-de-obra das grifes da região, para as grandes marcas da capital.

Pólo de Moda Sul Fluminsense: Alexandre Dantas – O estilista de Barra Mansa vem com uma moda sofisticada, Há 20 anos no mercado ele propõe para a próxima estação primavera-verão cores claras enriquecidas com uma técnica própria de pintura. Já as cores cítricas terão o bordado em rechilieu trabalhado com miçangas e canutilhos. E as delicadas florizinhas aplicadas sobre as peças, mais primavera e verão 2008, impossível.

Amparo Brasil – A Amparo Brasil já famosa pelas bordadeiras e costureiras do distrito de Amparo, em Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro. São 20 artesãs, que desenvolve peças de cama e mesa em patchwork, porém agora a confecção foi desenvolvida em roupas. Novo produto numa moda jorvme e cheia de magia, uma “ Moda Ética” - Moda Fusion”, que estará exposto na Sala Vip do Sebrae, será uma bolsa feira com resídeuos de jeans.

Arte Chapéu – De um cantinho dos lindos do Rio de Janeiro, uma área de preservação ambiental da Serra da Mantiqueira, tempo e criação de sobrea da estilista Cristina Gurgel. Ela traz para o evento inovação buscando estreitar laços com as tendências do momento, -uma coleção de chapéus que vai fazer a cabeça das jovens e senhoras, que passa pelo romântico ao esportivo nas cores prata, dourado, vermelho, azul, e ainda os turbantes. E a novidade é o chapéu do PAN, desenvolvido nas cores da bandeira brasileira, homenagem ao evento que tem dias para começar.

Bolsas e Tramas: Esta grife já caiu no gosto de paulistas, mineiros e fluminenses, são bolsas cintos produzidos artesanalmente, para esta coleção as cores são o azul, vermelho e branca, e as carteiras de palha.

Cornershp: Roupas superfemininas e tiraem limitada, para a 10ª Edição do Fashion Business o charme dos bordados manuais e inglês, fitas de cetim, tingimento artesanal nos shorts, vestidos, saias, blusas e camisas.

Desiderata: Uma confecção de Resende, cidade do interior do Rio de Janeiro conhecida até então pela indústria da Volkswagen Caminhões. Os modelitos da coleção traz o jérsei e amalha da fibra natural de bambu, leve e 100% ecológica, cores alegres e fortes, drapeados,d ecortes, mini-vestidos, fivelas de metal e bordados, elas apostam na sensualidade e modernismo.

Dona Chica: Esta marca já conquistou clientes do Nordeste, Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A estilista Francisléia de Assis Silva “ Dona Chica” costuma encantar seus clientes com suas criações. A coleção passeia pela mulher que tem que estar bem vestida para diversas ocasiões. Saias, shorts, balonês, vestidos, calças, bermudas e blusas alongadas, que vem para o evento no pink, verde e amarelo, branca, preta e prata com aplicações de pedrarias na malha, no jérsei, no tafetá e cetim.

Elaine Lessa – Arte em Couro e Tramas: Cores verde, vermelha, azul, amarela, branca e preta num mix de couro vazado e tecidos delicados de verão, como algodão, viscose, cetim, seda e renda nas formas chales, echarpes, batas, blusas, vestidos, shorts e saias.

Gisele Mhel – A Estilista é hoje responsável por uma lista de celebridades mirins da TV brasileira com um invejável currículo é de longe parecida com alguém da zona rural Valença -pura inspiração para a sofisticação, mas parece que nada é mesmo mais sofisticada que a natureza no olhar desta estilista que matém os eu atelier na Fazenda São José das Palmeiras. Especiliazada em alta -costura infanto-juvenil inspirou em Flávio de Carvalho, modernista, conhecido internacionalmente para a sua coleção chamada “ descoordenada”, com forte romantismo rural misturado às formas modernas, como o balonê e corts ssimétricos. Cristais Swarovski e paetês complementam os modelos com muito brilho de Gisele.

Lourier Beachwear: Da lingerie para maiôs, biquinis, sungas para adultos,cobrança das suas clientes da Bahia, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Curitiba. A coleção vem com um mix de lycra, miçangas e paetês, colorido de estampas e listras.

Marciana: Estilista de Volta Redonda, terra da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), formada pelo Instituto Zuzu Angel – Universidade Veiga de Almeida, já tem produtos reconhecidos em programas de TV e novelas como Bang Bang, Malhação e a Grande Família, da chef Flávia Quaresma e da ex-VJ Sarah Oliveira. O look é confortável, colorido, sofisticado, -para a próxima estação propõe também o colorido, detalhe nos shorts, vestidos, blusas, um mix de patchwork e bordados em ponto de cruz em tecidos de algodão, linho, seda, palha de seda e lyocel. A grife já pode ser encoantrada em multimarcas no Rio e outros estados do Brasil.

Maurício Levi Flores Artísticas: Este artesão e designer produz à mão, flores das mais diversas formas e cores. De Pinheral para as telinhas da TV, os eu toque encanta os jovens: A atriz Fernanda Freitas (Leila, de Pé na Jaca), Caroline Smith (Analu, de O Profeta), Giselle Batista(Clara de Malhação), Thaila Ayala (Marcela,d e Malhação) e Carolina Oliveira (Gabi, de Páginas da Vida), são algumas das celebridades que adotaram o acessório em seus personagens, tendência que promete esquentar a próxima estação. As cores passa pelo amarelo, vermelho, verde, azul, preto, prata e dourado em tamanhos variados.

Palha Chique: A Palha Chique també já é super conhecida e comprada a nível de Brasil e exterior, a novidade são as bolsas com estampas florais e de onça.

Pele na Pele: 20 anos de Copacabana produção de moda feminina e masculina em couro, hoje com ateliê em Barra Mansa com venda para o Brasil e outros países. Vem ela com ar retrô nas mini-saias,c amisetas, boleros, bermudas de flores e tachinhas prateadas, que farão look do verão nas cores banca, vermelha, verde, prateada, ouro envelhecido e preto.

P.L.A: É jeans, de Paulo Abbud, de Barra do Piraí. Suas coleções invoadoras abordam temas regionais, culturais e ecológicos como “ Do Café ao Jeans”, “ Trilhos e Trilhas” e Ecologia e Turismo”, baseadas no rapel. Peças únicas a partir do reaproveitamento de materiais e a utiliiação do tear , ele apresenta as peças dentro do proejto “ Moda Ética -Moda Fusion” na sala Vip do Sebrae. A sua proposta para a estação são jeans com pespontos contrastantes, montagem variada e com toque diferencial da cor vermelha, tudo isso nos shrts, saias, bermudas-macaquinho, salopestes e calças curtas e longas dando mais destaque ao jeans na temporada.

Rocha Brasil: Bolsa de lona,de mão, malas de viagem, grandes e fáceis de carregar, para mulheres pecavidas-admite a estilista Selma Rezende Rocha. As cores vão estar super alinhadas para o verão que vem por aí.

WB Couros: Outra grife de Vola Redonda, que desta vez vem com a proposta tricô, visual sensual e delicado para as mulheres ficarem com look de primeira linha, nas camisetas, vestidos e frente-únicas, preta, amarela e azul.| Mais detalhes: Telefones: (+ 55 24) 3355-0909 | 3355-0925 | 99134-1319 | [email protected] |[email protected] | VEJA MAIS NO LINK NESTE CANAL DE MODA & BELEZA DO PORTAL FATOR BRASIL.

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