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11/05/2010 - 08:54

Softtek é vencedora do Desafio Plano Verão AmBev 2009 com oferta de suporte e manutenção de aplicações

Com a oferta de suporte e manutenção, Softtek vence desafio ao garantir a maior disponibilidade de sistemas e aplicações durante o verão, período mais crítico do ano para a AmBev.

São Paulo- A Softtek, fornecedora global de soluções de Tecnologia da Informação e de Processos de Negócio, foi a vencedora do desafio Plano Verão, da AmBev, com sua oferta de AMS - Application Management Services, voltada para suporte e manutenção da solução R/3 da SAP. A performance durante o Plano Verão, de outubro de 2009 a fevereiro de 2010, rendeu à empresa o reconhecimento de Melhor Fornecedor do Plano Verão. Com a redução dos eventos que poderiam causar impactos significativos no nível de serviço e com a rápida recuperação em casos de incidentes, evitando a descontinuidade no atendimento, a Softtek conseguiu passar por todas as etapas de eliminação e vencer o desafio. Além disso, Renato Freitas Macedo, membro da equipe Softtek responsável pelo Suporte e Manutenção na AmBev, foi considerado o melhor funcionário de parceiros TI do Plano Verão ao colocar em prática um plano de sustentabilidade, que também teve como base aprendizados com as ocorrências dos desafios de anos anteriores.

Como o verão é a época que gera maior volume de negócios para a indústria de bebidas, principalmente quando falamos da empresa líder no ranking das cervejarias na América Latina, o desafio teve como focos prioritários: monitoração (que deveria antecipar possíveis problemas e reduzir o tempo de reação), suporte (com a priorização de chamados críticos, garantindo a integração entre os parceiros e ágil comunicação com a área responsável da AmBev) e gestão de crise (ampla visão da crise, listando impactos e unidades afetadas, foco no tempo de recuperação e soluções de contorno, além de garantia da comunicação com a área de TI e de negócio, proporcionando tempo e confiabilidade). "Nossa performance, que conferiu agilidade e produtividade durante o Plano Verão, fez com que conseguíssemos passar por todos os desafios propostos durante este período crítico de vendas. Estamos muito orgulhosos com este reconhecimento", afirma Jean Pierre Joubeir, diretor da Softtek.

Para a AmBev, empresa brasileira de capital aberto com operação em 14 países, o período de outubro de 2009 a fevereiro de 2010 é o mais crítico do ano. O Plano Verão, como é denominado, gera a maior demanda do negócio, com volume de vendas intenso, aumento dos pedidos e da geração de notas fiscais, além da mobilização de toda a frota de logística. Para suportar toda essa movimentação, os sistemas de tecnologia da informação têm que ter alta disponibilidade e performance, voltados para o atendimento, comunicação e recuperação. Os impactos das falhas de TI no horário de pico (por 3 horas) são alarmantes no caso de suporte e manutenção: 450 caminhões parados (1.800/dia), o que significa 10 milhões de litros de cerveja e 28 milhões latinhas de cerveja parados, sem poderem ser entregues, e 2.000 notas fiscais sem geração (150.000/mês).

AMS: Otimizando processos com maior agilidade e redução de custos - A oferta de suporte e manutenção, que já representa 20% da receita brasileira da Softtek, foi responsável por cerca de R$ 34 milhões no ano passado. Para este ano a empresa prevê crescer 20% com os contratos de suporte e manutenção. Conhecida como AMS - Application Management Services, além de possibilitar a prestação de suporte para todas as aplicações, permite mensurar os níveis de serviço e qualidade através de indicadores, além de otimizar os custos e aumentar a produtividade.

Como todos os chamados das diferentes aplicações são atendidos por uma mesma equipe, é possível gerenciar todos os serviços, deixando as áreas de TI liberadas para dar um foco maior às necessidades do negócio da empresa, possibilitando uma maior produtividade. Com metodologia ligada a ITIL, a solução utiliza técnicas que ajudam o cliente a melhorar seu processo. "Auxiliamos nossos clientes no desenvolvimento, cumprimento de regras e gestão de problemas, buscando uma estruturação da organização dentro da governança de TI", explica Alexandre Hernandes, Diretor de AMS da Softtek.

Entre os benefícios apontados pelos clientes que já utilizam o serviço está a evolução tecnológica, menor custo, valor agregado e possibilidade de gerenciar serviços e incidentes através dos relatórios gerados. "Um dos diferenciais do AMS é o relatório de SLA, que permite ao cliente controlar e verificar os benefícios que a solução oferece através de indicadores de performance", afirma Hernandes.

Segundo a Softtek, a previsão é de que o serviço de AMS passe a conquistar cada vez mais espaço dentro da empresa, sendo um dos focos para 2010. "Nossos projetos acompanham todo o ciclo de vida da aplicação dentro de uma empresa. Nosso trabalho começa com o entendimento das necessidades do cliente, depois passa para a transição e escolha do software, seguido pela estabilização e acompanhamento, e finalizando com o suporte e manutenção", finaliza Hernandes.

Softtek - Criada em 1982, Softtek é uma fornecedora global de soluções de Tecnologia da Informação e de Processos de Negócio, com aproximadamente 6.000 colaboradores e 30 escritórios, na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. Conta com 9 Centros Globais de Entrega, no México, Brasil, Argentina, Espanha e China. A Softtek oferece soluções rentáveis e de alta qualidade a corporações líderes em mais de 20 países, utilizando modelos de entrega de serviços on-site, on-shore, offshore ou através do modelo Near Shore®, marca registrada da Softtek desde 1997. Criadora e líder da indústria nearshore, a Softtek é o maior prestadora de serviços de TI independente da América Latina. | www.softtek.com.

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