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11/05/2010 - 10:00

Fabricantes de whisky escocês brindam crescimento no Brasil

Líderes da indústria visitam São Paulo para promover a nova lei do whisky escocês.

Um aumento de 56% nas exportações confirmou a popularidade crescente do whisky escocês no Brasil em 2009, segundo dados publicados pela Scotch Whisky Association, com sede no Reino Unido.

Com mais de 41 milhões de garrafas despachadas para o país, o whisky escocês teve um ano recorde no Brasil e o mercado consolidou sua posição como o sétimo maior destino de exportação. À medida que o mercado expandiu, foram exportadas 14,8 milhões de garrafas adicionais de whisky escocês para o Brasil, em comparação com 2008. Atualmente o Brasil representa quase 4% do mercado mundial de whisky escocês.

Para consolidar este crescimento, representantes da Associação vão visitar São Paulo nesta semana para promover as novas regras que regem todos os aspectos da fabricação, embalagem e publicidade do whisky escocês. A nova lei protege a autenticidade do whisky escocês contra imitações e garante que os consumidores sempre recebam informações claras nos rótulos sobre o que estão comprando.

"Estamos muito satisfeitos de visitar o Brasil, que está emergindo rapidamente como um dos mais dinâmicos e importantes mercados de exportação de whisky escocês. O crescimento de 56% no ano passado demonstrou novamente que mais e mais brasileiros estão escolhendo saborear o whisky escocês, um produto da mais alta qualidade e autenticidade", disse Gavin Hewitt, chefe executivo da Scotch Whisky Association.

"Nossa visita ao Brasil é para esclarecer inequivocamente na América do Sul que o whisky escocês deve ser fabricado na Escócia de acordo com os métodos tradicionais. Uma lei aprovada no ano passado ajuda-nos a proteger os consumidores contra falsificações que tentam desonestamente passar por whisky escocês. As novas regras também garantirão uma rotulagem clara e consistente, de forma que os consumidores brasileiros sempre saibam exatamente o que estão comprando" completa.

Para comemorar o sucesso whisky escocês e promover os novos regulamentos no Brasil, será realizada uma recepção para convidados na residência de John Doddrell, cônsul-geral britânico em São Paulo, na terça-feira (11).

Perfil-A Scotch Whisky Association é o órgão representante da indústria e tem responsabilidade de proteger e promover o whisky escocês mundialmente. A Associação tem 55 empresas-membro, todas são destiladores, blenders e engarrafadores de whisky escocês.

Os Regulamentos do Whisky Escocês de 2009 regem todos os aspectos da fabricação, embalagem e publicidade do whisky escocês. As regras incluem: Um requisito de usar termos constantes adequados para as diversas categorias nas garrafas, para ajudar os consumidores a compreender o que estão comprando, por exemplo, "Single Malt Scotch Whisky" ou "Blended Scotch Whisky".

Proteção para os nomes regionais associados à produção de whisky escocês, incluindo "Highland" e "Lowland".

Novas normas sobre o uso de nomes de destilarias de whisky escocês para evitar confusão sobre onde um whisky escocês foi destilado.

Um requisito de que a única declaração de idade que pode aparecer nos rótulos ou em propaganda refere-se ao whisky mais novo do produto. Se, por exemplo, a marca for um "whisky escocês de 12 anos", essa idade se refere ao whisky componente mais novo na garrafa.

O whisky escocês representa 25% das exportações mundiais de alimentos e bebidas do Reino Unido. [ukinbrazil.fco.gov.uk]

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