Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2010 - 10:05

Hypermarcas acelera crescimento no primeiro trimestre de 2010

Vendas aumentam 68% no período, crescimento na mesma base de negócios e marcas atinge 25% no trimestre, lucro líquido caixa* cresce 67% e atinge R$ 132,4 milhões e EBITDA cresce 75%, para R$ 178,8 milhões.

A Hypermarcas [Bovespa: HYPE3] - a empresa que conta com o mais completo portfólio de marcas líderes do Brasil - acelerou seu crescimento no primeiro trimestre de 2010. A geração de caixa medida pelo EBITDA aumentou 75%, a receita líquida cresceu 71%, e o lucro líquido caixa* subiu 67% no comparativo com o primeiro trimestre de 2009. Em valores absolutos, a companhia registrou EBITDA de R$ 178,8 milhões, receita líquida de R$ 656,8 milhões e lucro líquido caixa de R$ 132,4 milhões. Houve também melhora da rentabilidade do negócio, que atingiu 27,2% do faturamento líquido - com ganho de 0,7 ponto percentual na mesma base de comparação.

Além disso, o crescimento orgânico da Hypermarcas chegou ao patamar de 25% no 1T10, contra 17% verificados no 1T09. A expansão vem se intensificando nos últimos trimestres, com a presença da companhia em segmentos com grande potencial de expansão, nos quais ingressou após aquisições estratégicas realizadas a partir de 2008. Com o aquecimento do mercado de varejo no Brasil, houve maior aceitação dos lançamentos realizados em 2009, principalmente nos setores de Beleza e Higiene Pessoal e de Alimentos, com destaque para a linha capilar Monange e a renovação da linha masculina Bozzano, que hoje oferece lâminas, aparelhos, espuma e gel de barbear. Como resultado, as vendas da companhia se expandiram 68% em relação ao 1T09, para R$ 820,5 milhões.

Dando continuidade à estratégia de expansão da companhia, a Hypermarcas anunciou, ainda no 1T10, quatro novas aquisições, que devem complementar o portfólio de produtos nos segmentos de descartáveis e produtos farmacêuticos. São elas: Luper - empresa tradicional no mercado de medicamentos isentos de prescrição (OTC), dona das marcas "Gastrol", "Virilon", "Dramavit", "Blumel" e "Senareti", dentre outras; Sapeka - líder no mercado de fraldas infantis na região Nordeste; Sanifill - fabricante de produtos de higiene bucal; por fim, a York - marca reconhecida no mercado de hastes flexíveis, curativos, algodões e outros produtos infantis. Também em março, a empresa concluiu a compra da Jontex, marca líder no mercado de preservativos masculinos.

Sustentando o crescimento orgânico, os investimentos em marketing realizados pela Hypermarcas no 1T10 totalizaram R$ 100,3 milhões e corresponderam a 15,3% da receita líquida do período, mesmo patamar registrado no 1T09. Esse montante engloba gastos com propagandas e promoções ao consumidor, além de acordos, verbas e promoções para o ponto de venda e para a visitação médica.

Para 2010, a Hypermarcas planeja realizar um número significativo de novos lançamentos e inovações em diversas áreas de negócio. A companhia deve acelerar seu crescimento e fortalecer seu posicionamento de mercado com esse pipeline, somado às nove aquisições realizadas nos últimos dois trimestres, que possibilitam a captura de múltiplas sinergias nos próximos dois a três anos.

O Lucro Líquido no 1T10 foi de R$ 62,1 milhões, ou 19% abaixo do valor observado no 1T09, em decorrência de alteração em normas contábeis (Pronunciamento Técnico CPC32), a partir do 3T09, que exigiu o reconhecimento de Imposto de Renda e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), sem efeito sobre o caixa da companhia, no valor de R$ 38,7 milhões, e de variação cambial e realização de AVP no valor de R$ 27,5 milhões.

Aquisições de novos negócios - Em abril de 2010, a Hypermarcas adquiriu, por R$52,1 milhões, a Luper Indústria Farmacêutica Ltda., fabricante e distribuidora de medicamentos comercializados sob as marcas Gastrol, Virilon, Dramavit, Blumel e Senareti, entre outras. Em maio, a companhia S.A. adquiriu a Sapeka, que fabrica e comercializa fraldas descartáveis, principalmente sob as marcas Sapeka, Flutty, Maturidade, Única e Leve, por R$ 225 milhões e mais 6.784.922 ações que serão subscritas pelos atuais acionistas da Sapeka e que ficarão restritas à venda por período de até cinco anos.

Até maio de 2010, estão previstas as conclusões das aquisições da Facilit Odontológica e Perfumaria Ltda, pelo valor estimado de R$ 79 milhões, e da York S.A. Indústria e Comércio pelo valor estimado de R$ 100 milhões.

Distribuição pública de ações (follow-on). Em abril de 2010, a Hypermarcas finalizou a distribuição primária de 58.696.000 ações ordinárias emitidas pela companhia, ao preço de subscrição de R$ 21,00 por ação. A operação totalizou cerca de R$ 1,23 bilhão.

Aumento de capital. O capital social integralizado da companhia, que era de cerca de R$ 2,56 bilhões, representado por 481.201.394 ações ordinárias em 31 de dezembro de 2009, passou a R$ 3,17 bilhões em abril de 2010, representado por 541.061.447 ações ordinárias.

Perfil- A Hypermarcas é a empresa que possui o mais completo portfólio de marcas do Brasil, com capital de origem brasileira, nos segmentos em que atua - Medicamentos, Beleza e Higiene Pessoal, Higiene e Limpeza e Alimentos. Sua história começou em 2002, e, desde então, com investimentos agressivos em marketing e por meio de inúmeras aquisições, constrói uma empresa detentora de um portfólio de diversas marcas reconhecidas em todo o país, tais como Assolan, Monange, Paixão, Risqué, Lucretin, Benegrip, Apracur, Doril, Lisador, Engov, Gelol, Zero-Cal, Bozzano, Cenoura & Bronze, Jontex e Neo Química Genéricos.| MaxPR

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira