Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2010 - 10:10

Supermercados faturam R$ 177 bilhões em 2009: 5,6% do PIB do Brasil

Pesquisas indicam que diversidade marca o hábito dos consumidores, desde a escolha do canal, a preferência por produtos e até seu comportamento na loja. Confira abaixo os dados do setor em 2009 e as principais conclusões dos estudos.

O setor supermercadista do Brasil registrou, em 2009, faturamento de R$ 177 bilhões, representando um incremento nominal de 11,7%; e real de 6,5%, em relação ao ano anterior. A representatividade do segmento corresponde hoje a 5,6% do PIB brasileiro. Esses são alguns dos muitos pontos relevantes identificados na pesquisa inédita “Retratos do Varejo” – realizada em conjunto entre a APAS – Associação Paulista de Supermercados e as empresas de pesquisa Nielsen, Kantar WorldPanel e GfK – apresentada hoje, dia 10/5, na APAS 2010 – 26º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, no Expo Center Norte.

No Estado de São Paulo, o faturamento foi de R$ 54,7 bilhões, um crescimento nominal de 10,8% e real de 5,7% em comparação a 2008. O número de lojas também cresceu 3,3%, somando 15.306 em 2009. O Estado representa 19,5% dos estabelecimentos e 31% do faturamento no País, correspondendo a 1,7% do PIB nacional.

Os rumos do varejo - As pesquisas detectaram uma mudança de perfil do consumidor. “O grande desafio do supermercadista será entender este contexto e se adaptar rapidamente às novas demandas”, explica João Sanzovo Neto, presidente da APAS. “Ao divulgar anualmente estes estudos, a APAS cumpre seu papel de disseminar conhecimento e auxiliar o supermercadista a entender melhor o seu negócio”.

De acordo com Martinho Paiva Moreira, vice-presidente de Comunicação, a APAS traz para o debate os rumos do varejo que cada vez mais deverá contemplar as diferenças, tanto no mix de produtos, quanto na construção, na contratação de pessoas, no atendimento ao consumidor. “No novo cenário, é necessário pensar toda a cadeia, desde a produção até o consumo, analisando os impactos no meio ambiente, nas pessoas, nas comunidades e na cultura”, acrescenta.

Perspectivas para 2010 - Para o presidente Sanzovo, o setor de supermercados deverá crescer cerca de 10% em 2010, retornando ao bom nível de 2008. Isto se deve à ascensão das classes DE para a classe C, formando a nova classe média brasileira, que passou a consumir produtos de maior valor agregado. “A continuidade de políticas que proporcionem o aumento da renda será fator decisivo para um bom resultado do setor em 2010”, ressalta Sanzovo.

Destaques da Pesquisa Retratos do Varejo - Incremento do número de vagas e geração de empregos. | O setor empregou 899.754 pessoas no País em 2009, um crescimento de 2,6% em relação a 2008. | No Estado de São Paulo, o número de empregos foi de 238.067, número 3,2% maior em relação a 2008.

A geração de empregos em 2010 deve acompanhar o crescimento de 2009 (3%) – um emprego fixo direto gera, em média, três empregos indiretos na cadeia de parceiros e fornecedores. | Diversidade marca comportamento do consumidor (shopper)

De acordo com a Kantar WorldPanel, o gasto médio do consumidor chegou a R$ 1.663,00, com itens alimentícios, de higiene pessoal, bebidas e limpeza.

Com relação aos canais de abastecimento do consumidor moderno, 84% dos lares brasileiros optam por mais de três canais para se abastecer. Foram considerados autosserviço, varejo tradicional, porta a porta, farmácia/perfumaria/drogaria, atacados, entre outros.

A diversidade é marcada por outras variantes tais como: dia e tipo de compra; comportamento no canal e ainda o que compra. (foco nas escolhas no valor percebido).

Houve uma retomada do consumo dentro do lar, principalmente no que diz respeito aos alimentos, que representam 13%, vindo logo atrás os produtos de limpeza, com 10%. Alimentos e bebidas juntos chegam a 19%.

Hoppers agem diferentemente de acordo com etnias, classe econômica, constituição familiar e opção religiosa.

Consumidores estão mais amadurecidos e exigentes: mostram insatisfação com fatores como limpeza e organização da loja e rapidez do caixa.

Para atrair diferentes shoppers, é preciso fazer algo diferente, melhorando a acessibilidade ao canal, oferecendo seções e serviços especiais.

O supermercadista | A carga tributária é o principal fator preocupante em relação à macroeconomia, de acordo com a GfK.

A diminuição de perdas lidera o ranking das estratégias para 2010, acompanhada pela redução de custos, controle de desperdícios e insumos. Os investimentos em tecnologia parecem aumentar também neste ano.

Além da segurança, as ações mais realizadas pelo varejo estão concentradas para os idosos, as gestantes e os portadores de deficiência

A categoria de produtos diet/light e a de artigos infantis lideram a atuação do varejo em trabalhá-las de maneira exclusiva e diferenciada. [www.portalapas.org.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira