Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2010 - 07:48

Harald estima faturar R$ 440 milhões em 2010

Depois de investir R$ 50 milhões em equipamentos, a Harald firma liderança no segmento de chocolates industriais. Com fatia estimada em 65% do mercado, a empresa lista nova matéria-prima, lançamento de produtos e modernos canais de vendas como estratégias para faturar R$ 440 milhões em 2010.

Reconhecidamente líder no segmento de chocolate industrial, a Harald lança mais de 70 mil toneladas de produtos por ano. Com o controle de 65% do mercado brasileiro, os chocolates são usados por empresas como Bauducco, Kibon e McDonald’s. Dona de um faturamento de R$ 350 milhões no ano passado, da marca atingiu um crescimento de 22% sobre 2008. Otimista, espera que neste ano o valor chegue a R$ 440 milhões – 25% a mais que o relatório anterior. A empresa segue positiva diante da expectativa de crescimento. Só no primeiro trimestre de 2010, já alcançou 14,6% do faturamento estimado. O número acima do previsto veio impulsionado pela alta no mercado durante a Páscoa. Nessa época, a industria de chocolate registra praticamente 40% do volume total de vendas do ano.

O bom desempenho da empresa se deve a busca por novos canais de vendas com foco no cliente, além do uso de matéria-prima ainda mais selecionada e diversificação de portfólio. Segundo Ernesto Ary Neugebauer, presidente da Harald, várias ações estão sendo planejadas para alcançar o consumidor, especialmente em datas comemorativas, como Dia das Mães, Namorados, Campanha de Inverno e Natal. A meta é atingir no mínimo 17 sku’s em média vendidos por cliente. Os novos canais serão distribuídos em supermercados com venda direta na frente de loja, e distribuidores de food service para atender o mercado de restaurantes, pizzarias, hotelaria e cozinhas industriais. “Outra chave para o crescimento da marca é agregar valor aos produtos”, diz Neugebauer, que também vem investindo em parcerias com produtores de cacau do Norte e Nordeste para criar uma identidade para os chocolates industriais produzidos pela Harald. “Trata-se de produtos gourmet, com selos de procedência da matéria-prima.”

Hoje a empresa vende diretamente para mais de 7.500 clientes ativos. Isso significa que pelo menos um produto Harald já alcança cerca de 80% das padarias do Brasil. “O mercado B2B, formado pelas indústrias de biscoitos, chocolates, sorvetes, panificação entre outras, se mantêm em forte crescimento e representa 25% dos negócios da empresa”, aponta Jacob Cremasco, diretor comercial. Outra aposta de crescimento da empresa está no incremento de volume de vendas com a linha de chocolates Melken, que no último trimestre cresceu 23% sobre o ano anterior. São chocolates com pura manteiga de cacau nas versões: Ao Leite, Branco, Meio Amargo, Dark e Blend, em embalagens de 400 gramas para os supermercados e 1 kg e 2,300 kg para os transformadores – além das versões em barras e gotas. Estão previstos ainda para este ano o lançamento de mais 6 produtos que vão somar aproximadamente 100 novos itens ao portfólio atual. As novidades serão destinadas aos mercados profissionais (transformadores de chocolates), de panificação e supermercados, além de reforçar a presença na indústria de médio e pequeno porte.

Recentemente, a Harald finalizou seu plano de investimentos na fábrica de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, que consumiu R$ 50 milhões nos últimos cinco anos. “Nossos novos equipamentos são iguais aos melhores da Europa”, diz o presidente Ernesto Ary Neugbauer. “Quando queremos impressionar nossos clientes, os levamos para a fábrica.” Atualmente a companhia tem capacidade para 78 mil toneladas por ano, com área instalada de 12 mil metros quadrados. A empresa também quer aumentar sua presença no exterior. Atualmente, a empresa exporta para uma dúzia de países, entre eles os EUA, Emirados Árabes e Argentina. Neugbauer ainda revela que um dos próximos objetivos é dobrar a participação das exportações no faturamento da empresa, de 6% para 12%. Além disso, ele revela que está estudando a instalação de fábricas da Harald na Colômbia e no México. “Esses países têm grandes mercados para os nossos produtos”, afirma.

Perfil- Fundada em 1982 em Porto Alegre (RS), a Harald atua em todo o Brasil por meio de seus representantes de venda e exporta os produtos para América Latina, Estados Unidos e Oriente Médio. Em 1991 inaugurou a unidade fabril de Santana de Parnaíba no Estado de São Paulo e, em 2002, transferiu toda sua produção para a atual planta. Atualmente a Harald conta com 10 categorias de produtos entre eles Inclusões e Confeitos (Flocos de Arroz, Cereal coberto com chocolate e gotas sabor chocolate), Drageados (granulados e miçangas) entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira