Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2010 - 07:48

Jovens ocupam 23% dos postos de trabalho das “Melhores Empresas para Trabalhar – Rio de Janeiro”

Pesquisa do Great Place to Work®, empresa global especialista em ambiente de trabalho, aponta que 23% dos postos de trabalho das “Melhores Empresas para Trabalhar – Rio de Janeiro” são ocupados por jovens com até 25 anos. Entre as empresas que mais empregam jovens, o destaque é a Biruta Mídias Mirabolantes com 71% dos cargos da empresa ocupados pela chamada “Geração Y”; o McDonald´s – maior empregador de jovens do Brasil; e a Kaizen, que em parceria com o poder público mantém um programa de identificação e capacitação de jovens talentos.

São Paulo– Os integrantes da “Geração Y” ocupam 23% dos postos de trabalho das “Melhores Empresas para Trabalhar – Rio de Janeiro”, de acordo com pesquisa do Great Place to Work®, empresa global especialista em ambiente de trabalho, Ou seja, de um total de 36.064 funcionários que atuam nas 25 empresas fluminenses que integram o levantamento, 8.294 correspondem a jovens profissionais. Na análise da edição 2009 da pesquisa, destaque para a Biruta Mídias Mirabolantes entre as organizações que mais empregam jovens – a empresa possui 71% dos cargos ocupados por funcionários com até 25 anos; e para o McDonald´s, que possui mais de 90% do quadro de funcionários ocupado por jovens. Um outro destaque é a Kaizen, que implementou em parceria com o poder público um programa diferenciado para formar talentos.

Pioneiro na avaliação do nível de confiança dos colaboradores nas organizações, o Great Place to Work® analisou as práticas diferenciadas de gestão de pessoas, voltadas a jovens – compêndio que mostrou a empresa de comunicação Biruta Mídias Mirabolantes como a que mais possui diferenciais para os jovens profissionais. Especializada em serviços não-convencionais de propaganda, a Biruta investe em uma comunicação transparente com os funcionários, tendo como um dos instrumentos o “Gardenews”, boletim interno que traz textos que recorrem ao bom humor para contar sobre os projetos desenvolvidos em cada área. Outra prática que faz parte da cultura da empresa é que todas as decisões tomadas pela gestão – sejam boas ou ruins – são abordadas de maneira clara e honesta. As notícias importantes para o negócio são anunciadas com o toque de um sino instalado na recepção da empresa; o sino se tornou uma forma divertida e descontraída de comemorar as vitórias.

Com mais de 30 mil funcionários da “Geração Y”, o McDonald’s é considerado o maior empregador de jovens do Brasil, sendo que a maioria deles vive a primeira experiência profissional na empresa. Não por acaso, a empresa possui um reconhecido núcleo de formação profissional, no qual os jovens profissionais participam de atividades educativas que visam desenvolver qualificação técnica, senso de comprometimento com o negócio e valores como espírito de equipe e responsabilidade social. Entre as práticas diferenciadas de gestão de pessoas, destaca-se o Recrutamento Centralizado por Perfil – instrumento de contratação destinado a auxiliar o gerente de restaurante responsável pelo processo a recrutar jovens com o perfil mais condizente com a cultura organizacional e com o ambiente de trabalho do restaurante. No nível gerencial, quando o objetivo é atrair, formar e reter jovens talentos com potencial para gerir os restaurantes e desenvolver uma futura carreira na empresa, entra em ação o Programa de Trainees.

O McDonald’s tem vários exemplos de ascensão profissional de jovens, sendo que cerca de 30% dos gerentes e supervisores iniciaram a carreira como atendentes. Esse é o caso da diretora de Treinamento e Desenvolvimento para América Latina, Íris Barbosa, e do presidente da companhia no Brasil, Marcelo Rabach. Entre as políticas de gestão adequadas aos jovens está o horário flexível, que permite ao funcionário conciliar trabalho, estudo e lazer.

Na Kaizen – que conta com 26% dos postos de trabalho ocupados por jovens –, o destaque é o Programa de Formação de Talentos, destinado à identificação de capacitação profissional de jovens talentos. O objetivo é incrementar a formação de profissionais de TI, área na qual há uma grande demanda de pessoal qualificado, mas pouca oferta local. Conduzida em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba e FIEC/CEPIN, a iniciativa consiste no fornecimento de bolsas de estudo profissionalizantes totalmente gratuitas com cursos com duração média de três meses – realizados aos sábados por instrutores da Kaizen. Além da bolsa, os integrantes do programa têm a possibilidade de ser contratados pela empresa, que já contratou 30% dos jovens formados.

Segundo Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil, os profissionais da “Geração Y” são mais exigentes porque buscam mais do que salários e benefícios. “Esses profissionais são parte de uma geração movida a desafios contínuos. A mensagem que passam aos gestores é a que o comprometimento e a permanência na empresa está estreitamente ligado à capacidade de inovação da organização; o investimento que a companhia faz para se conectar com tendências emergentes e manter esse funcionário estimulado. Construir um ambiente em que a hierarquia não seja sinônimo de burocracia profissional é uma característica importante para as empresas que desejam atrair talentos dessa geração”, detalha o executivo.

A pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Rio de Janeiro” é conduzida pelo Great Place to Work® com com o apoio da seccional fluminense da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e divulgação do jornal O Globo.

Great Place to Work® - Fundado nos Estados Unidos há mais de uma década – por Robert Levering e Amy Lyman – o Great Place to Work®, empresa global especialista em ambiente de trabalho, conduz a pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar em 44 países. O resultado da pesquisa é baseado na avaliação do nível de confiança dos funcionários, em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem e nas práticas de gestão de pessoas das empresas.

Do ponto de vista gerencial, um great place to work é uma organização que…… Atinge seus objetivos:

Inspirando seus colaboradores; Compartilhando informações; Ouvindo com sinceridade …Com pessoas que dão o melhor de si:

Reconhecendo o bom trabalho; Desenvolvendo pessoas e profissionais; Cuidando dos indivíduos …E que trabalham juntas como uma família/equipe: Recrutando com foco na cultura; Celebrando as conquistas; Compartilhando os resultados …Em um ambiente de Confiança.

Com a missão de construir uma sociedade melhor, ajudando as empresas a transformar o ambiente de trabalho, o Great Place to Work® acompanha de perto as tendências no campo da gestão de pessoas em todos os países em que atua e oferece serviços de consultoria, pesquisas de ambiente organizacional, palestras, seminários e eventos.

Fundado no Brasil por José Tolovi Jr. – atual CEO Global do Great Place to Work® Inc. –, o Great Place to Work® desenvolve no País as pesquisas Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil (em parceria, na área de divulgação, da Revista Época, da Editora Globo); Melhores Empresas para Trabalhar – [www.greatplacetowork.com.br e www.gptw.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira