Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2010 - 07:48

Comunicação sem ruídos na área de recursos humanos vai ser discutida durante palestra do 20º CONCARH

O conferencista e escritor Tom Coelho vai compartilhar seu vasto conhecimento em comunicação durante o 20º CONCARH (Congresso Catarinense de Recursos Humanos), com a palestra “Atitude: Comunique-se! Comunicação: a interação entre pessoas e estratégia”. O evento acontece nos dias 13 e 14 de maio, no Centro de Eventos da FIESC, em Florianópolis.

Coelho destaca, que o êxito de todos os aspectos que serão abordados no congresso - mudança, planejamento, empreendedorismo, liderança, resultados, depende de uma comunicação eficiente e eficaz. “Uma comunicação interna capaz de alinhar as pessoas em torno de um mesmo conjunto de valores e com foco nos mesmos objetivos e visão de futuro. Uma comunicação externa capaz de sinalizar ao mercado as realizações da companhia, seus progressos e inovações. Deve-se atuar de modo a reduzir ruídos, amenizar conflitos e evitar confrontos”, declara.

Na opinião dele, do ponto de vista do setor de recursos humanos, muitas empresas ainda praticam um ‘RH operacional’, oriundo do lendário DP - departamento de pessoal, vinculado a questões meramente burocráticas. “Um legado getulista, das conquistas perpetradas pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e das garantias constitucionais”, informa.

Segundo Coelho, outras empresas já migraram para um ‘RH gerencial’, com foco nas pessoas, recebendo inclusive denominações como ‘talentos humanos’ ou ‘gestão de pessoas’, com o intuito de valorizar o ‘capital humano’ como grande diferencial competitivo. Ele conta que, mais recentemente, entrou em cena o ‘RH estratégico’, que aproximou o departamento das decisões corporativas, deixando de ser mero coadjuvante.

“Estas três visões de RH coexistem, embora o operacional, eminentemente técnico, viceje na maioria das empresas. Se o gerencial humanizou as corporações, o estratégico voltou a distanciá-las das pessoas, diante da preocupação com o negócio e o resultado traduzido pelo azul na última linha do balanço. Ainda que harmonizar estes três papeis seja um caminho digno a ser perseguido, um quarto propósito necessita ser considerado. Eu o chamo de ‘RH educador’ e seu preceito básico é instruir os colaboradores não apenas para a empresa, mas para a vida”, acrescenta Coelho.

Importância do setor de recursos humanos - Coelho afirma que o RH não é mais ou menos importante do que qualquer outra divisão dentro de uma companhia, mas igualmente relevante, dentro de uma visão sistêmica. Porém, é o único que pode ser o esteio de transformações edificantes, porque não usa cimento e areia, números e dados como matéria-prima, mas corações e mentes. Inteligência corporativa não emana de máquinas, sistemas ou mesmo tecnologia, mas, sim, de pessoas.

“Daí a importância do papel desempenhado pelo RH nas organizações, que precisa ser desenvolvido e disseminado. A comunicação é apenas um instrumento trabalhando em prol deste processo”, conclui.

Com formação em Publicidade pela ESPM e Economia (USP), Tom Coelho tem especialização em Marketing (Madia Marketing School) e em Qualidade de Vida no Trabalho (USP). É também mestrando em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente (Senac).

Atua como professor universitário, conferencista e escritor com artigos publicados regularmente por mais de 400 veículos da mídia impressa e digital, inclusive na Argentina, Bolívia, Uruguai, Chile, Venezuela, Colômbia, Panamá, Estados Unidos, Cabo Verde, Portugal, Espanha, Inglaterra e Japão.

É autor do livro “Sete Vidas - Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” e co-autor dos livros “Roda Mundo, Roda-Gigante” e “Gigantes das Vendas”.

Ministra palestras com temas que transitam de qualidade de vida e segurança no trabalho, passando por marketing e empreendedorismo, até responsabilidade social e educação.

Atualmente, Coelho é diretor da Lyrix Desenvolvimento Humano, diretor Estadual do Núcleo de Jovens Empreendedores, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo da ONG Projeto Viva.

Evento - Com o objetivo de estimular os gestores de RH a vivenciar e colocar em prática os conhecimentos, o 20º CONCARH 2010 conta com a participação de mais de 20 especialistas em desenvolvimento humano e gestão de pessoas, em 16 palestras.

O congresso tem o patrocínio das empresas Vagas.com, Senior Sistemas, Tractebel Energia, Back Recursos Humanos e Fundação Fritz Muller. Patrocínio de gestão do Diário Catarinense e CIEE. Apoio da Editora Mercado Brasil, Noticenter, Beto Carrero World, Buettner e Melhor Gestão de Pessoas. Apoio institucional do Sistema FIESC.

.[20º CONCARH - Congresso Catarinense de Recursos Humanos, dias 13 e 14 de maio - Centro de Eventos da FIESC (Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - Bairro Itacorubi – Florianópolis/SC). Informações e inscrições:www.concarh.com.br/2010 ou pelo telefone da ABRH Florianópolis: (48) 3288-0052].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira