Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2010 - 07:48

LANXESS sai fortalecida da crise

Faturamento do Grupo no país é de € 139,7 milhões no 1º trimestre de 2010, aumento de 125% na comparação com o mesmo período do ano passado, vendas mundiais da LANXESS batem € 1,61 bilhão; aumento de 53% ante 2009, EBITDA pré-excepcionais sobe de € 66 mi, em 2009, para € 233 mi, em 2010, lucro líquido de € 104 milhões contra prejuízo de € 14 milhões no ano passado, e segmento de borrachas na América Latina e na Ásia puxam crescimento.

As vendas mundiais da empresa de especialidades químicas LANXESS no primeiro trimestre de 2010 aumentaram 53%, para € 1,61 bilhão, se comparadas ao mesmo período do ano passado. O EBITDA pré-excepcionais da companhia mais do que triplicou na mesma comparação, passando de €66 milhões para € 233 milhões. Esses resultados se devem à melhora mundial das condições econômicas, puxada pela América Latina e pela Ásia. Acima de tudo, a empresa líder mundial em borrachas sintéticas se beneficiou da forte demanda de países como Brasil e China.

Com isso, o Grupo registrou lucro líquido de € 104 milhões no primeiro trimestre de 2010 ante prejuízo de € 14 milhões no mesmo período do ano passado. A margem EBITDA pré-excepcionais mais do que duplicou, subindo para 14,4%.

No Brasil, o faturamento da LANXESS no primeiro trimestre de 2010 cresceu 125% em relação ao mesmo período do ano anterior, para € 139.7 milhões. Na mesma comparação, a América Latina mais do que duplicou as vendas, atingindo € 195 milhões. Atualmente, a região representa 12% das vendas do Grupo.

“Nossos números-chave refletem claramente que a LANXESS emergiu fortalecida da crise”, afirma Axel C. Heitmann, Chairman do Conselho de Administração da LANXESS AG. “Nossa estratégia de focar em oportunidades de crescimento nos países BRIC e de ser firme com os custos provou ser exatamente o caminho certo.”

A LANXESS possui três segmentos de negócios. O segmento Performance Polymers registrou aumento de 85% nas vendas, impulsionado pela forte demanda no Brasil e na China. Acima de tudo, a tendência positiva foi suportada pelos negócios de pneus de substituição bem como pela reposição de estoques dos clientes.

No segmento Advanced Intermediates, as vendas no primeiro trimestre aumentaram 24% na comparação com o mesmo período do ano passado, apoiadas pela aquisição dos ativos químicos da empresa indiana Gwalior, assim como pelo aumento da demanda nas indústrias automotiva, de corantes e de revestimentos.

Já as vendas do segmento Performance Chemicals subiram 35% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. As unidades de negócios que mais contribuíram para essa forte melhoria no desempenho do segmento foram Inorganic Pigments e RheinChemie, que se beneficiaram com as melhoras nos setores de construção e automotivo, respectivamente.

Devido à forte demanda em curso por borrachas butílicas de alta qualidade, a LANXESS abrirá, em 17 de maio deste ano, em Cingapura, uma nova unidade de produção de borracha butílica com capacidade de produção de 100 mil toneladas por ano. Além disso, a empresa anunciou, recentemente, a criação de uma Joint Venture com a empresa TSRC Taiwan Corp, para construir uma nova fábrica de borracha nitrílica (NBR) em Nantong, na China, com um investimento de cerca de € 36 milhões.

Perfil da LANXESS - A LANXESS é líder em especialidades químicas, com volume de vendas de 5,06 bilhões de euros em 2009. Atualmente conta com cerca de 14.300 funcionários distribuídos em 23 países. A companhia está presente em 42 unidades de produção ao redor do mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, produção e venda de especialidades químicas, plásticos, borracha e intermediários. No Brasil, a LANXESS está representada por meio de suas 13 unidades de negócio e possui unidades produtivas, laboratórios e escritórios nas cidades de São Paulo, Porto Feliz (SP), São Leopoldo, Triunfo (RS), Duque de Caxias (RJ), Cabo de Santo Agostinho e Recife (PE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira