Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2010 - 08:22

Consórcio da Camargo Corrêa conquista certificação inédita do setor de óleo e gás

Obra de ampliação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), desenvolvida em parceria com a Promon Engenharia, recebe a ISO/TS 29001:2008.

O Consórcio CCPR-Repar, formado pela construtora Camargo Corrêa e Promon Engenharia, acaba de conquistar a certificação ISO/TS 29001:2008, específica para o setor de óleo e gás, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, pelas obras de ampliação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), de Araucária (PR). É a primeira vez no Brasil que uma obra em refinaria recebe esta certificação.

A norma ISO/TS 29001:2008 é exclusiva para fornecedores do setor de petróleo e gás. Tem como base o ISO 9001:2008 e está relacionada à capacidade das empresas em projetar, produzir e inspecionar sistematicamente produtos e obras segundo normas específicas da Petrobras.

“A conquista de mais uma certificação é resultado da prioridade que a Camargo Corrêa define em relação aos sistemas de gestão de qualidade e de processos em suas obras”, afirma Silvio Luiz Zen, diretor do contrato.

A conquista da ISO/TS 29001:2008 foi uma decorrência natural das práticas e normatizações já praticadas pela Camargo Corrêa e Promon Engenharia. “Tivemos de realizar algumas adaptações e ampliações de nossos processos internos para atender as exigências da norma”, acrescenta Silvio.

Esta não é a primeira vez que a Camargo Corrêa conquista normatizações inéditas da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. A construtora é uma das poucas empresas brasileiras a possuir obras com as quatro certificações de excelência - ISO 9.001 (qualidade), ISO 14.001 (meio ambiente), OHSAS 18.001 (saúde e segurança ocupacional) e NBR 16.001 (responsabilidade social – e recebeu, no ano passado, homenagem exclusiva da Fundação por este feito.

As obras na Repar - As obras na Refinaria Presidente Getúlio Vargas - Repar é um projeto executado para a Petrobras para a construção das novas Unidades de Coqueamento Retardado, de Manuseio de Coque, de Recuperação de Enxofre, de Tratamento de Gases Residuais, de Tratamento de Águas Ácidas e Subestações, em Araucária, no Paraná. O coqueamento retardado é o processo de conversão térmica que transforma frações pesadas do petróleo em derivados de maior valor agregado, como GLP (gás de cozinha), nafta, gasóleo e coque. A unidade tem capacidade de 5.000 m³/d.

O contrato tem como objetivo o fornecimento de bens e serviços de projeto executivo, construção, montagem, condicionamento e assistência à pré-operação, partida, operação e manutenção das unidades. O projeto teve início em Julho/2008 e será concluído em Fevereiro/2012. Atualmente, emprega 3.800 trabalhadores e está com 45% das atividades concluídas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira