Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2010 - 09:11

Santa Clara agora é 3 Corações

Uma das maiores companhias de café do país passa a se chamar 3 Corações SA.

O grupo Santa Clara, hoje a maior companhia de café do Brasil presente nos lares brasileiros*, anuncia uma grande mudança em sua marca institucional. A partir de agora a empresa passa a se chamar 3 Corações SA. O objetivo é consolidar sua atuação nacional criando uma identidade única e tornar-se conhecida como marca corporativa que endossa todos os produtos do portfólio da empresa.

A conclusão de que a empresa deveria investir nessa mudança veio após dois anos de estudos de arquitetura de marca, realizados em parceria com a consultoria Thymus Branding, que revisou o portfólio e a atuação da empresa. Os resultados revelaram que, para alcançar o reconhecimento nacional junto a todos os públicos e consolidar seu mercado de atuação, o ideal seria ter uma marca corporativa com maior força nacional. Neste processo, foram envolvidos a diretoria, alguns consumidores e mais de 500 colaboradores que participaram de várias pesquisas e validaram essa nova proposta. Juntos, decidiram que 3 Corações era a marca já existente e que atendia essa necessidade.

“A empresa já desejava uma mudança que aumentasse sua percepção nacionalmente, uma vez que nasceu no nordeste do país, onde é líder, e hoje está presente em todos os estados”, explica Pedro Lima, sócio e presidente da 3 Corações. “Após o estudo da Thymus, descobrimos que o nome ‘Santa Clara’ já fazia referência a empresas de diversos ramos em outros estados, sendo assim menos exclusivo e diferenciador. Há mais de 20 anos, quando demos esse nome à empresa, não imaginávamos a dimensão que o negócio teria”, completa Lima.

“A definição de uma marca nacional forte era natural dentro da estratégia de crescimento por aquisição num mercado tão regionalizado. Neste contexto, 3 Corações é a marca de maior potencial e de melhor custo x benefício para cumprir este papel”, diz Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding.

Hoje, o grupo 3 Corações é líder no Norte e no Nordeste do País com a marca Santa Clara. É também líder em Minas Gerais com a marca 3 Corações. No Rio de Janeiro e em São Paulo, ocupa a segunda posição com os cafés Pimpinela e Três Corações, respectivamente. Ainda com 3 Corações, o grupo lançou o primeiro cappuccino do mercado nacional, que é o líder de vendas em todo o Brasil. Em 2009, as marcas de refresco em pó Frisco e Tornado também passaram a fazer parte da linha de produtos da empresa. No último ano, o faturamento do grupo foi R$ 1,45 bilhões.

E apesar da mudança no nome, o grupo manterá suas linhas e marcas de produtos inalteradas. Além dos já citados 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, continuam da mesma forma no portfólio os cafés Letícia, Kimimo e Fort e os refrescos em pó Frisco e Tornado.

“Ousamos e inovamos. Crescemos e nos transformamos. E continuamos sendo o que sempre fomos: gente apaixonada pelo que faz, que acredita na simplicidade e na sinceridade nas relações. Na força do trabalho e nos laços que criamos com todos aqueles que nos cercam: colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades”, comenta Lima.

Nova marca implica novos desafios - A nova marca corporativa do grupo foi inspirada em três corações que representam os laços da empresa criados com todos os públicos de seu relacionamento. Esses laços formam elos que se entrelaçam mostrando o dinamismo, a interdependência, a modernidade e a paixão de todos envolvidos com o grupo e seus ideais.

Neste processo, valores, missão e visão também foram revistos. O grupo reafirma com a nova identidade a importância dos laços já criados com seus colaboradores e com a sociedade nos últimos 50 anos, assim como o desenvolvimento e a continuidade das parcerias criadas. A nova logomarca foi desenvolvida em parceria com a agência Dezign com Z.

“Tenho certeza de que o símbolo que criamos, com os três corações entrelaçados em forma de elos, é a melhor representação da alma desta empresa e de seus colaboradores. Traduz graficamente seu dinamismo, vibração e um movimento infinito que cria um ambiente de evolução permanente”, afirma Zeuner Fraissat, sócio e diretor de criação da Dezign com Z.

“Nosso primeiro desafio, pelo qual já passamos, foi explicar aos nossos colaboradores a mudança. A marca da empresa é muito forte no dia a dia deles e, por respeito a eles e a essa relação de confiança, os mesmos receberam a noticia em primeira mão, por toda a diretoria, em eventos especiais”, conta Lima. “Todos aceitaram muito bem a notícia!”, comemora o presidente.

Segundo Pedro Lima, o desafio agora é consolidar a marca corporativa para incrementar o crescimento nacional da empresa, além de apresentar para o consumidor o grupo que está por trás das marcas que estão na mesa de sua casa diariamente. | www.3coracoes.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira