Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2010 - 09:31

Sustentabilidade na Construção Civil é tema de palestra em Bauru

Evento acontece no dia 13 de maio às 20 horas, na loja Thrama, para arquitetos da região.

A construção civil gera um grande volume de resíduos como argamassa, areia, cerâmicas, concretos, madeira, metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos, tintas, fruto do desperdício e da falta de gerenciamento ambiental. Ou seja, estima-se que os resíduos da construção e demolição representem 40 a 60% do resíduo sólido urbano gerado. Com base na crescente demanda da construção civil, a Sales Manager Brazil da InterfaceFLOR Residencial Leila Fadini palestrará em Bauru sobre a “Sustentabilidade na Construção Civil”.

“O evento do dia 13 de maio tem como objetivo levantar a discussão entre os arquitetos sobre a importância do cálculo preciso sobre as quantidades de materiais a ser utilizado, para minimizar seu desperdício. Além disso, também queremos mostrar que existem diversas maneiras de preservarmos o meio ambiente, evitando que muitos materiais sejam despejados em aterros sanitários”, explica Leila Fadini, Sales Manager Brazil da InterfaceFLOR Residencial, maior fabricante de carpetes modulares do mundo.

Ações InterfaceFLOR- Com a meta de zerar até 2020 seu impacto ambiental, a empresa tem investido para reduzir sua dependência do petróleo por meio da combinação de conservação de energia e inovação tecnológica.

“A InterfaceFLOR conseguiu reduzir o consumo de energia em 38% desde 1996. O primeiro passo foi investir em processos mais eficientes. Com os processos implantados, a empresa passou a empregar fontes de energias renováveis, incluindo uma parceria com a Prefeitura da cidade de LaGrange, na Geórgia, que aproveita o gás metano produzido por aterros sanitários para gerar energia”, conta Luciano Bonini, Diretor de Marketing & Comunicação da InterfaceFLOR para a América Latina. “Esse recurso permitiu a utilização da energia renovada gerada pelos dejetos da própria cidade, resultando em um bom negócio para ambas as partes. Hoje, 44% do total de energia utilizada é proveniente de fontes renováveis.”

Líder da indústria de inovação - Por meio da inovação nos processos de fabricação com o objetivo de zerar a utilização do petróleo, a InterfaceFLOR tem obtido um progresso bastante significativo. Em 2005, a empresa lançou o Projeto Cool Blue, um processo que permite a reutilização de carpetes pós-consumo na produção de novos produtos. Este processo também permite a incorporação de outros plásticos e polímeros no material usado na fabricação, mantendo ainda os resíduos a base de petróleo no fluxo técnico. Atualmente, o GlasBac® RE da InterfaceFLOR é feito com 51% de material pós-consumo. E o Projeto Cool Blue é mantido por gases provenientes de aterros sanitários.

Ao utilizar carpetes como “Cool Blue food”, a empresa deu um significante salto em 2007 com o início do programa ReEntry® 2.0 que recupera tapetes e revestimentos usados - feitos de nylon e polipropileno, com e sem base bases vinilicas. Este processo levou à criação do primeiro carpete de nylon 6,6 (tipo de nylon mais usado na fabricação de carpetes) com conteúdo reciclado pós-consumo da indústria. E hoje, a empresa também recicla nylon tipo 6 em novas fibras. A fibra de nylon reciclada é produzida em conjunto com dois fornecedores da InterfaceFLOR, Universal e Aquafil. Os produtos do processo de reciclagem não usados pela InterfaceFLOR são encaminhados para utilização em indústrias de plásticos. Desde a implantação do ReEntry 2.0, mais de 78 mil toneladas de carpetes deixaram de ir para aterros sanitários.

Inovação do Produto- Os produtos da Plataforma Convert™, os primeiros fabricados como resultado do programa ReEntry 2.0 possuem um mínimo de 32% de carpete pós-consumo reciclado e um conteúdo total reciclado entre de 64 a 75%. Assim, mais de 60 estilos de produtos da Plataforma Convert estão disponíveis em 64 opções de cores, tudo através de uma tecnologia que permite a InterfaceFLOR conseguir cores vibrantes nunca antes vistas em um produto reciclado. Todos os produtos da Plataforma Convert possuem uma Certificação de Produto Ambiental (Environmental Product Declaration - EPD®) com base em análises rigorosas do ciclo de vida destes produtos, de forma clara e transparente.

Desta forma, a InterfaceFLOR se compromete a zerar a utilização de produtos contaminantes em seu processo de produção e reduzir os danos ao meio ambiente até 2020 através de um processo contínuo em diversas frentes: energia e matérias-primas, fontes renováveis, transporte, fazendo com que a nossa cadeia de fornecimento se torne sustentável.

Perfil- A InterfaceFLOR é a maior fabricante de carpetes modulares do mundo. Desde 1994, é uma empresa comprometida com o meio ambiente, e tem como objetivo zerar seu impacto ambiental até 2020. Com atuação global e vários prêmios internacionais por seus produtos sustentáveis e desenhos inspirados na natureza, InterfaceFLOR está presente em diversos segmentos de mercado, como: residencial, corporativo, educação, hospitais, hotéis, governos, espaços públicos e retail. No Brasil há 16 anos, a InterfaceFLOR possui linhas comercial e residencial.[ www.interfaceflor.com.br e www.interfaceflorresidencial.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira