Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Organizadores do Arte de Portas Abertas promovem fim de semana de ocupação artística em Santa Teresa


Visitação nos dias18 e 19 de novembro das 10h às 22h, no Casarão da UNEI, Rua Monte Alegre, 294 Santa Teresa – RJ. Telefones (21) 2507-5352 e 2509-5037 | www.chavemestra.com.br

A Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa ( Chave Mestra), é o que os artistas visuais chamam de coletivo, ou seja, um grupo de artistas reunidos, em uma espécie de cooperativa, que juntos realizam eventos de arte. O mais famoso do grupo de Santa Teresa, que reúne cerca de 100 artistas, é, sem dúvida, o Arte de Portas Abertas, que já foi replicado em diversas localidades do Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e até na França.

O evento “ Redeocupação “ tem esta proposta reunir artistas representantes de diferentes grupos para, durante três dias, coletivamente tomarem posse do Casarão da Unei, uma enorme casa construída no final do século XIX, com belíssima arquitetura e um imenso jardim com uma especial vista do Centro do Rio, só encontrada em Santa Teresa.

Não se trata apenas de uma proposta de site specific ou de arte efêmera, mas uma iniciativa que propõe cruzamentos e encontros de várias experiências coletivas desenvolvidas por artistas. Diálogo com o local, participação do público, espontaneidade, quebra do protocolo ‘sério’ da arte, temporalidade volátil, ênfase nas sensações e interpretação são características desta proposta agregadora.

Segundo Júlio Castro, organizador do evento, as ações artísticas são o ponto de partida de uma estratégia de investigação do lugar, suas possibilidades de intervenção e leitura, como explica:

A criação e organização coletiva vêm sendo utilizadas na sociedade e na arte como um novo tipo de ativismo propondo outras formas de atuação no circuito artístico, as redes da vida e da arte ligando-se a novas formas de organização ganham validade e vêm transformando o mundo contemporâneo. Os artistas hoje estão preocupados em atuar nos processos e nos dispositivos que controlam a sociedade, atuam nos limites do campo das lutas sociais e no interior dos organismos de poder. Redeocupação é uma ação pontual que se coloca como um ponto de fusão dessas potencialidades irradiando novos fluxos de transformação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira