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13/05/2010 - 10:21

AEA sugere inspeção técnica e banco de dados ao Plano Nacional de Redução de Acidentes

Na 4ª reunião extraordinária do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, do Denatran/Ministério das Cidades, na última semana de abril, em Brasília, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva sugeriu a implantação imediata da inspeção técnica veicular e a criação de Sistema de Informações de Acidentes Veiculares em todo o território nacional.

As contribuições técnicas, de entidades da cadeia automotiva brasileira e órgãos responsáveis por mobilidade, vão compor as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2010 que, por sua vez, integram o programa internacional da ONU – Organização das Nações Unidas, denominado “Década de Ações para a Segurança Viária”, ao qual estão convocados os seus 192 países membros.

Na avaliação de José Edison Parro, presidente da AEA, “com urgência, o Brasil precisa implantar o seu programa de inspeção técnica veicular, que está atrelado a outros três programas, a de segurança veicular, reciclagem veicular e renovação de frota. Temos convicção de que, de imediato, 30% da frota nacional será descartada, possibilitando assim a redução de acidentes de trânsito, na medida em que esses veículos não garantem mais segurança à população”.

Outro projeto imprescindível à formulação das diretrizes do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária é a criação de banco de dados de acidentes de trânsito em todo o País. “Nossas estatísticas sobre a mobilidade nacional simplesmente inexistem. E o pior: não sabemos sobre a natureza e a causa dos acidentes de trânsito. Por isso, a proposta do profº Ronaldo Salvagni, da USP e membro da AEA, é fundamental. Salvagni sugere a adoção do recente modelo de banco de dados implantado na Austrália”, argumenta Parro.

A título ilustrativo, a taxa de óbitos por dez mil veículos, em 2007, no Japão foi de 0.8, na Alemanha e no Reino Unido de 0,9; na Austrália de 1.1, na Nova Zelândia de 1.3 e nos Estados Unidos de 1.6. No Brasil, essa taxa é de 70 mortes por 10.000 veículos.

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