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13/05/2010 - 10:21

Amilpar: Receita consolidada cresce 64%

Resultados Amil (sem os efeitos da Medial).

A Receita Operacional ajustada no primeiro trimestre de 2010 acumulou R$ 1.290,8 milhões, um crescimento de 14,1% comparado ao mesmo período do ano anterior e foi 2,8% superior ao 4T09.

O EBITDA ajustado registrou R$ 138,3 milhões (10,7% de margem) no 1T10, ficando 15,7% maior comparado aos R$ 119,5 milhões (10,6% de margem) no 1T09.

O Lucro Líquido ajustado alcançou R$ 67,0 milhões no primeiro trimestre de 2010, 15,0% inferior que no mesmo período do ano anterior, principalmente devido ao menor resultado financeiro líquido, decorrente do uso do caixa para aquisição da Medial.

Resultados Medial - A Receita Operacional ajustada no primeiro trimestre de 2010 acumulou R$ 570,9 milhões, um crescimento de 9,3% comparado ao ano anterior.

O EBITDA ajustado registrou R$ 33,9 milhões, representando uma margem de 5,9% no 1T10.

O Lucro Líquido ajustado alcançou R$ 13,5 milhões no primeiro trimestre de 2010, 8,9% superior ao mesmo período do ano anterior.

Resultados conforme Legislação Societária (consolidado com a Medial) - A Receita Operacional ajustada totalizou R$ 1.856,9 milhões no primeiro trimestre de 2010, ficando 64,2% superior em relação ao 1T09 e 27,6% maior em relação ao quarto trimestre de 2009.

O EBITDA ajustado registrou R$ 172,0 milhões (9,3% de margem) no 1T10, um crescimento de 43,9% se comparado com o 1T09. A margem EBITDA ajustada foi 2,6 p.p. acima da registrada no 4T09.

O primeiro trimestre do ano de 2010 foi marcado pelo enorme desafio de reverter as operações da Medial e trazê-la novamente ao azul. Logo após o fechamento da aquisição, que ocorreu em 1º de dezembro de 2009, um time completo de diversas áreas da Amilpar passou a acompanhar as operações nas áreas mais críticas da Medial. A fim de compartilhar as práticas que vêm sendo utilizadas na companhia e graças ao esforço conjunto destas equipes, em um período curto de tempo a Medial já volta a apresentar uma geração de caixa operacional positiva. Este resultado reforça o compromisso em tornar a Amilpar a melhor e mais eficiente empresa do setor de saúde.

Ao final de março de 2010 a Amilpar registrou 5.111,2 mil beneficiários (61,6% em planos corporativos, 18,7% em planos individuais e 19,7% em planos dentais), sendo 1.796,6 mil provenientes da carteira da Medial, representando um crescimento de 64,3% em relação ao final do primeiro trimestre do ano anterior (57,7% através da aquisição da Medial e 6,5% orgânico). A variação apresentada no número de beneficiários, por segmento, nos últimos 12 meses foi de +72,9% nos planos dentais, +69,3% nos planos corporativos e +42,9% nos planos individuais. Estes dados não consideram os cerca de 76 mil membros provenientes da aquisição da ASL de Natal/RN, que ainda aguarda a aprovação da ANS.

O número de beneficiários em Planos Dentais registrou ao final do 1T10 um crescimento em 12 meses de 423,6 mil membros, encerrando o período com 1.004,7 mil beneficiários (304,0 mil da Medial). Principalmente em função do potencial de Cross Selling, este segmento continua a ser uma grande oportunidade de crescimento para a Companhia, além de ser um mercado com baixa taxa de penetração em relação aos planos médicos.

A carteira de clientes, de uma forma geral e em especial da Medial, passa por um período de análise objetivando readequar contratos com a relação preço/ custo médico inadequados. Este movimento de renegociação foi o principal motivo da variação ocorrida no 1T10 em relação ao 4T09 na carteira de clientes da Medial e poderá resultar em níveis mais elevados de cancelamentos também nos próximos trimestres.

A Receita Operacional ajustada (sem os efeitos da consolidação da Medial) encerrou o primeiro trimestre de 2010 com R$ 1.290,8 milhões, uma variação positiva de 14,1% em relação ao 1T09 e de 2,8% frente ao 4T09.

Para o perfeito entendimento dos ajustes nos índices de desempenho, cabe destacar que a Companhia presta serviços médico-hospitalares a terceiros em sua rede própria visando maximizar a utilização de sua capacidade.

No 1º trimestre, a Sinistralidade Ajustada (sem os efeitos da Medial) ficou em 68,8%, sendo 0,7 p.p. superior em relação ao 1T09 e 2,9 p.p inferior em relação ao 4T09. Esta variação deveu-se principalmente à sazonalidade do período e ao processo contínuo de renegociação de contratos com sinistralidades acima das expectativas. Além destes fatores, nos últimos 12 meses foram adicionados novos hospitais (da ESHO) e novos centros médicos, que ainda estão em fase de otimização de sua capacidade.

A Sinistralidade Ajustada não considera os efeitos da variação contábil da PEONA – Provisão para Eventos Ocorridos e Não Avisados. Esta provisão, que é calculada atuarialmente, possui efeito contábil/ não-caixa e não representa a efetiva administração de custos médicos realizada pela Companhia, podendo sofrer variações “positivas ou negativas” ao longo do ano, distorcendo assim a comparabilidade com períodos anteriores e a real eficiência operacional da Companhia. Se a variação desta provisão contábil fosse incluída, no 1T10 este índice seria de 68,4%, em comparação com os 67,8% registrados no 1T09. Considerando os efeitos do custo médico da Medial nos resultados consolidados da Amilpar, a Sinistralidade Ajustada ex-PEONA do 1T10 seria de 70,8%.

No 1T10 sem considerar a Medial, o EBITDA ajustado alcançou R$ 138,3 milhões, com margem de 10,7%, sendo 15,7% maior que os R$ 119,5 milhões (margem de 10,6%) apresentados no mesmo período de 2009 e 21,2% acima do registrado no 4T09. O EBITDA deste trimestre foi resultado da melhora no resultado operacional. A variação ocorrida na linha de depreciação foi decorrente das adições ao imobilizado no período. Considerando os efeitos da Medial, mantendo o mesmo critério de apuração, o EBITDA do 1T10 seria de R$ 172,0 milhões, uma margem de 9,3%.

O resultado financeiro líquido (sem Medial), totalizou uma despesa de R$ 3,9 milhões no trimestre encerrado em 31 de março de 2010, comparado a receita de R$ 14,5 milhões registrada no 1T09. O resultado financeiro do trimestre refletiu principalmente a redução do caixa e a entrada dos recursos captados, ambos decorrentes da aquisição da Medial. Considerando os efeitos do resultado financeiro líquido da Medial, o resultado no primeiro trimestre de 2010 seria uma receita líquida de R$ 3,6 milhões.

A Amilpar, sem considerar os resultados da Medial, apresentou um Lucro Líquido ajustado (pelos itens não-recorrentes e variação das provisões técnicas líquidas de impostos) de R$ 67,0 milhões no primeiro trimestre de 2010 (5,2% de margem). Este resultado refletiu, principalmente, a melhoria no resultado operacional da empresa, parcialmente compensada pela redução do resultado financeiro líquido.

A Empresa encerrou o primeiro trimestre de 2010 com um caixa consolidado total (incluindo a Medial) de R$ 960,8 milhões. Desse caixa total, R$ 429,1 milhões atualmente estão garantindo as provisões obrigatórias. O caixa líquido (disponibilidades menos o endividamento financeiro) ao final de março de 2010 totalizou R$ 117,0 milhões. Esta posição já considera os desembolsos para pagamento da OPA de Tag Along no valor de R$ 557,2 milhões, bem como as emissões de Debêntures que totalizaram R$ 450 milhões.

Os investimentos da Companhia estão sendo destinados principalmente à expansão da rede própria, desenvolvimento de nossos sistemas de tecnologia da informação e aquisições. No 1T10 a empresa investiu R$ 41,8 milhões e o CAPEX de manutenção (sem Medial) totalizou R$ 19,3 milhões. Estes valores não incluem os efeitos nem os desembolsos relativos à aquisição da Medial, destacados na tabela a seguir.

Aquisição da ASL Assistência à Saúde Ltda - Foi assinado, em 12 de março de 2010, Contrato de Compra e Venda de Quotas sob Condição Suspensiva e Outras Avenças, da totalidade das quotas representativas do capital social da ASL – Assistência à Saúde Ltda. (“ASL”) no valor de R$ 8,6 milhões com a assunção por parte da Amil de passivos e contingências da ASL até o limite de R$ 6 milhões (aguardando a aprovação da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e, desta forma, não consolidada nos resultados neste trimestre). A ASL está localizada em Natal, no Estado do Rio Grande do Norte e possui uma carteira total de aproximadamente 76 mil beneficiários, correspondente a uma participação de mercado de 20,3% na região metropolitana da capital e de 15% no estado. A empresa registrou em 2009 um faturamento de cerca de R$ 75 milhões. Esta negociação faz parte da estratégia de crescimento e expansão da Companhia para a região nordeste do país.

Aquisição do hospital pró-cardíaco - Em 19 de abril de 2010 os membros independentes do Conselho de Administração da Amilpar decidiram exercer o direito de preferência para aquisição de 89,44% das ações representativas do capital social do Hospital Pró-Cardíaco.

O valor total do negócio foi de R$ 98,4 milhões, a ser pago da seguinte forma: R$ 53,6 milhões à vista, R$ 22,4 milhões após 12 meses e R$ 22,4 milhões 24 meses após a assinatura do contrato. Será oferecido ao restante dos acionistas do Pró-Cardíaco o direito de Tag Along. O Pró-Cardíaco foi fundado em 1959, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, possui 110 leitos e é uma das principais referências em medicina de alta complexidade, especializado no atendimento cardiológico. A receita do hospital em 2009 foi de aproximadamente R$ 140 milhões.

Aprovação do alongamento da dívida - O Conselho de Administração da Companhia, em reunião realizada em 19 de abril de 2010, autorizou a Diretoria da Companhia a praticar todos os atos necessários para captação de dívida de longo prazo, limitada ao valor total da dívida de curto prazo emitida pela Amilpar atualmente. Esta captação, se efetivada dependendo das condições do mercado, terá como objetivo o alongamento do atual perfil de endividamento da Cia., otimizando assim sua estrutura de capital.

Premiação IR Global rankings - Em cerimônia realizada no dia 8 de abril de 2010, o Relatório Anual Online (RAO) e a Divulgação Financeira da Amilpar foram eleitos os melhores do mundo no setor de saúde na 12ª edição do IR Global Rankings (IRGR). Além dos prêmios do setor, a Companhia foi “TOP 5” na categoria Divulgação Financeira dentre os participantes de todos os setores da América Latina. Nesta edição do IRGR, participaram 503 empresas de 35 países.

Incorporação de ações da Medial Saúde- Em 13 de abril de 2010 foram divulgados os detalhes da incorporação de ações da Medial Saúde S.A. De acordo com laudo de avaliação econômica elaborado para as empresas, a relação final de troca de ações da Medial será equivalente a 0,804 ação da Amilpar por ação da Medial. Com base na recomendação do Comitê Independente da Medial, será oferecido aos acionistas da Medial que dissentirem da Incorporação de Ações o valor equivalente ao preço por ação da Medial pago pela Amilpar na liquidação da oferta pública de aquisição de ações por alienação de controle, no montante de R$ 17,50 por ação de emissão da Medial. Este valor é superior ao valor patrimonial por ação, ao valor por ação com base no critério de patrimônio líquido a valor de mercado, e ao valor econômico por ação apurados nos respectivos laudos de avaliação, conforme demonstrado na tabela abaixo:

Descrição Valor por ação.: Valor Patrimonial da ação R$ 6,10 | Valor Patrimonial da ação a valor de mercado R$ 6,57 | Valor Econômico R$ 13,02 | Valor oferecido para exercício do direito de recesso | (Idêntico ao que foi oferecido na Oferta de Tag Along) R$ 17,50.

O direito de retirada dos acionistas da Medial, em função do processo de incorporação de ações, poderá ser exercido pelos acionistas que forem titulares de ações em 13 de abril de 2010 (data da divulgação do Fato Relevante no sistema IPE da CVM). Portanto, as ações adquiridas a partir de 14 de abril de 2010 não ensejarão aos seus adquirentes o direito de retirada. Nos dias 29 e 30 de abril de 2010 ocorreram as AGEs – Assembléias Gerais Extraordinárias da Medial e Amilpar, respectivamente, que aprovaram a proposta de reorganização. Com isso, os acionistas terão 30 dias para manifestar seu interesse pelo direito de recesso, para o qual basta que o acionista manifeste seu interesse diretamente à sua corretora até 1º de junho de 2010, quando o prazo se encerrará.

Resultados da Medial Saúde S.A.- Seguem abaixo os principais destaques dos resultados da Medial Saúde no 1T10, de acordo com os critérios já conhecidos de apuração da Amilpar, visando unificar e permitir a consolidação dos mesmos.

A Receita Operacional ajustada da Medial encerrou o primeiro trimestre de 2010 com R$ 570,9 milhões, uma variação positiva de 9,3% em relação ao 1T09 e uma queda de 1,7% frente ao 4T09. A variação apresentada na receita em relação ao 4T09 foi resultado de uma política de preços correta para as novas vendas e do início do processo de renegociação de contratos deficitários, que ajudou a manter as receitas relativamente estáveis, conforme refletido na linha de contraprestações líquidas, apesar da queda no número de beneficiários em relação ao trimestre anterior.

No 1º trimestre, a Sinistralidade Ajustada da Medial ficou em 75,6%, sendo 7,1 p.p. superior em relação ao 1T09 e 2,9 p.p inferior em relação ao 4T09. A melhora da sinistralidade em relação ao 4T09 deveu-se aos efeitos sazonais e também ao trabalho de renegociação de contratos deficitários. Entretanto, esta não é a única iniciativa que irá resultar em melhorias neste indicador. A centralização das compras para a rede médico-hospitalar e áreas administrativas, além da reavaliação da rede própria da Medial com o aumento da utilização da capacidade instalada destas unidades, também contribuirão nesse sentido.

Perfil- A Amil Participações S.A. é a maior empresa de Medicina de Grupo no Brasil, de acordo com a ANS, atendendo atualmente a mais de 5 milhões de Beneficiários nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal. A Companhia também é a empresa de Medicina de Grupo com a maior Rede Credenciada do País, abrangendo mais de (i) 3.600 hospitais; (ii) 62.000 consultórios e clínicas médicas; e (iii) 11.200 laboratórios e centros de diagnóstico de imagens. A Amil iniciou suas atividades em 1978 e oferece uma ampla variedade de Planos Médico-Hospitalares para empresas de grande, médio e pequeno porte e micro empresas, bem como planos a pessoas físicas de todos os segmentos de renda, propiciando aos seus Beneficiários acesso a hospitais, clínicas, laboratórios e médicos criteriosamente escolhidos.

• Link dos resultados com ilustração gráfica

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