Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2010 - 10:33

Segunda turma do Programa Petrobras Jovem Aprendiz recebe crachás de admissão


Qualificar o jovem para o mercado de trabalho, além de possibilitar o acesso à educação e à cidadania, são os principais objetivos do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, que inicia hoje o processo de formação de sua segunda turma, com 437 jovens de municípios da Bahia onde existam unidades da empresa. A entrega simbólica dos crachás de admissão ocorreu nesta quarta-feira em Salvador, em solenidade que contou com a participação do governador do Estado, Jaques Wagner, do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, representantes da sociedade civil organizada e dos familiares dos jovens.

O presidente Gabrielli destacou a importância do Programa Jovem Aprendiz na vida dos adolescentes. “Vocês têm a chance de atuar numa empresa estruturada como a Petrobras e estar aqui cria uma série de oportunidades. Vamos exigir de vocês a disciplina e o compromisso com as tarefas porque isso será importante ao longo de suas vidas. Como cidadãos, vocês têm direitos e esses direitos serão respeitados”, afirmou. O presidente fez a entrega do primeiro crachá ao jovem Marcílio Vieira de Carvalho, do município de Pojuca, que vai atuar na Unidade de Exploração e Produção da Bahia (UN-BA).

O contrato de trabalho, com validade de até dois anos, possibilitará ao aprendiz remuneração equivalente a um salário mínimo integral, jornada diária de quatro horas, vale transporte e refeição, 13º salário, FGTS (alíquota de 2%) e férias. Nessa segunda edição estão sendo beneficiados os municípios de Alagoinhas, Araçás, Camaçari, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Entre Rios, Madre de Deus, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe e Salvador.

Formação – O programa é baseado em lei federal (Lei 10.097/2000). A partir dessa lei, todas as médias e grandes empresas devem incorporar ao seu quadro de pessoal, num percentual de 5 a 10 por cento do total de empregados com formação técnica, jovens entre 14 e 24 anos, que serão preparados, social e profissionalmente, visando a sua inserção no mercado de trabalho.

Durante o primeiro ano, a preparação dos jovens é voltada para a cidadania e formação técnica. No segundo ano, eles participam de uma vivência prática dentro das instalações da Petrobras. O curso abrange informações sobre qualidade de vida, meio ambiente, direitos humanos, entre outras, e para a formação técnica, as opções são Mecânica, Eletricidade, Informática, Auxiliar de Escritório, Montador de Andaimes, Edificações, Pintura Industrial, Isolador Térmico, Soldagem e Suporte a Rede de Computadores.

Parcerias – A formação para cidadania é desenvolvida através de parcerias com a Fundação José Carvalho, no interior do Estado, e com a Acopamec – Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão, em Salvador. Para o ensino profissional, a parceria é com o SENAI. Para participar do programa na Petrobras, os jovens devem ter entre 16 e 24 anos, estar matriculado no sistema de ensino regular público (com freqüência comprovada) ou ter concluído o ensino médio e, ainda, residir em bairros ou áreas de maior vulnerabilidade social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira