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13/05/2010 - 10:33

Trend Report 2010, da Voltage, destaca tendências emergentes no Brasil e no mundo

O mais completo relatório brasileiro de tendências chega à terceira edição. Coordenado por Paulo Al-Assal, diretor-geral da Voltage – agência de tendências e insights aplicáveis ao negócio, pioneira no Brasil na pesquisa e mapeamento do comportamento humano – o estudo classifica e detalha tendências nacionais nas esferas social, comportamental e psicológica como Pertencimento, Singularização, Intensidade e Transitabilidade, entre outras, incluindo novas tendências como Temporalização, FableLife, Curadoria Participativa e InMutabilidade. Trata-se de um estudo extremamente rico sobre novas sensações, aspirações, escolhas, hábitos, anseios e atitudes que movem o comportamento humano, com base em metodologia científica e única da Voltage. Matéria-prima essencial para empresas e agências de publicidade que têm por meta definir e aplicar a melhor estratégia de marketing.

São Paulo – O mapeamento de tendências comportamentais emergentes e de consumo se tornou fator-chave para o sucesso das marcas. Nesse contexto, o mais completo relatório brasileiro de tendências, o Trend Report 2010 – uma publicação da Voltage, agência de tendências e insights aplicáveis ao negócio, pioneira no Brasil na pesquisa e mapeamento do comportamento humano –, surge como uma importante ferramenta para gestores e marcas. Coordenado por Paulo Al-Assal, diretor-geral da Voltage, o Trend Report chega à terceira edição destacando tendências nacionais e internacionais. Ao todo são 24 atitudes que refletem valores e estilos de vida que fundamentam atuações traduzidas como Pertencimento; Singularização; Intensidade; Transitabilidade; Pleasure; Powear; Consciaction; Nova Apropriação; Cool Design; Safeeling; Hiperestesia; Hibridização; Fluidez; Ontobusiness; Transvaloração; Temporalização; FableLife; In-Mutabilidade; e Curadoria Participativa. O trabalho traz capítulos dedicados também a tendências globais (Trend Report Global) como Homestead 3.0; Dreamtelligence; Freesumerism; Impression Management; e Brandtocracies.

Segundo Al-Assal, a nova edição aprofunda algumas tendências detectadas no estudo anterior e destaca novas. Entre as novas tendências, identificam-se transformações importantes, por exemplo, na relação do público com as empresas. “Antes mais otimista no que se refere às promessas das empresas, a relação do público com as organizações se caracteriza hoje por um clima de desconfiança que originou uma nova relação empresa-cliente, uma relação pautada pela transparência. Esse fenômeno ocorreu paralelo à recente crise econômica mundial e embora haja a recuperação dos mercados, algumas posturas ainda permanecem entre os consumidores”, afirma o executivo.

Entre as novidades do Trend Report 2010, o especialista destaca a estrutura não linear de pensamento – detectada anteriormente na tendência Fluidez (Trend Report 2008) – que agora tem claro impacto na comunicação, nas formas de organização das coletividades e na relação das pessoas com o tempo. “Nesse contexto emergem novas tendências associadas como a Temporalização, FableLife, Curadoria Participativa e InMutabilidade”, revelaPaulo Al-Assal.

Uma das tendências que ganhou destaque na edição 2010 é a Temporalização, que revela que outros tempos pulsam no presente. Ao contrário do que ocorreu nas últimas décadas, quando o comportamento humano buscou “alargar” o presente, negando saudosismos e apego a tradições para viver “o agora”, a tendência Temporalização revela que a sociedade contemporânea não encara mais o tempo como inimigo: o ontem, o hoje e o amanhã coexistem em harmonia. Lembrar o passado e imaginar o futuro – deixando-os permear o presente – são formas de humanizar o dia a dia, produzir respiros e compensar o ritmo acelerado de vida. Em oposição ao pensamento anterior, a tendência Temporalização mostra que a convivência pacífica entre o ontem, o hoje e o amanhã fortalece a identidade das pessoas, uma vez que “o que se é” possui razão na história e gera perspectivas. Essa tendência, detectada e definida pela metodologia única da Voltage, sob a ótica da Antropologia, Sociologia, Psicologia e Filosofia, explica, por exemplo, o sucesso de marcas que adotaram o design retrô para os seus produtos.

Tendências & aplicabilidade no negócio - Alinhar investimentos à demanda do consumidor contemporâneo é o desafio de empresas de diferentes segmentos, especialmente para lançar produtos e serviços inovadores. Para facilitar esse caminho, a Voltage concentra a sua expertise em analisar o mundo em que vivemos e a diversidade de pessoas, culturas e mercados, a partir de um grupo de profissionais dedicados ao estudo da dinâmica do comportamento humano sob as perspectivas do hoje e do amanhã. Com base em metodologia centífica e exclusiva, os profissionais da Voltage observam, interagem, interpretam e estudam comportamentos humanos que estão emergindo e que serão parte no futuro – análise criteriosa que permite detectar e definir tendências.

Parte do conhecimento gerado pela equipe Voltage se transforma no Trend Report – uma importante ferramenta para empresários que querem se “antecipar” ao futuro, aplicar a melhor estratégia de marketing e nortear investimentos. Elaborado a partir do trabalho diferenciado da Voltage, o Trend Report contou com um Conselho Acadêmico formado por Felipe Tavares Paes Lopes (filósofo e psicólogo); dra. Gisela Black Taschner (socióloga); Isadora Lins França (antropóloga); dr. Luis Felipe Ponde (filósofo); Margarete Schimidt Mendes Garcia (psicóloga); dra. Monica Rugai (jornalista e socióloga); dr. Pedro Luiz Ribeiro Santi (psicólogo e filósofo); dr. Ronaldo Entler (semioticista); Sérgio Miguel Franco (sociólogo); e dra. Valéria Ravier (antropóloga). | www.voltage.com.br

Voltage - Agência de tendências e insights aplicáveis ao negócio, a Voltage é pioneira no Brasil na pesquisa e mapeamento do comportamento humano. Com uma metodologia inspirada no modelo do sociólogo holandês Carl Rohde, adaptada à realidade mercadológica do Brasil, a agência atua na detecção de tendências comportamentais e atitudes de vanguarda. Comandada por Paulo Al-Assal, a Voltage não apenas identifica tendências como aprofunda e entende o comportamento do ser humano que há por trás do consumidor.

Construída a partir de três pilares, a metodologia Voltage se baseia em observar o ser humano em seu habitat; interagir com aqueles que antecipam o futuro (a rede vSpotters) e interpretar as informações sinalizadas por uma equipe multidisciplinar formada por cientistas sociais, psicólogos, antropólogos, filósofos, economistas, artistas e profissionais de outras áreas do conhecimento. Há também um conselho acadêmico formado por professores das mais diversas áreas das ciências humanas e sociais. A rede vSpotters, por sua vez, é formada por 150 jovens brasileiros (idade entre 18 e 28 anos) e mais 2.500 na Europa e América Latina, resultado de uma parceria exclusiva com a empresa inglesa The Future Laboratory. Conectados por computador em uma rede privada, os vSpotters são jovens antenados e sensíveis para perceber e registrar tudo o que seja atraente, promissor e inspirador nos quatro cantos do mundo.

A partir dessa inteligência e metodologia aplicada, a Voltage proporciona uma compreensão mais próxima dos anseios e aspirações do consumidor. Com esse diagnóstico pode “energizar” as marcas, mostrar o caminho para a melhor estratégia de marketing, traduzir o cenário das tendências de consumo e comportamento, além de tangibilizar propostas de ativação de marcas. Com atuação nas áreas de pesquisa qualitativa – que aprofunda o conhecimento do ser humano hoje – e na área de tendências, destinada a oferecer a visão do futuro, a Voltage conduz pesquisas inovadoras, parametrizadas e que extrapolam a dimensão verbal, analisando as dimensões racional e emocional. No alicerce do trabalho de produzir conhecimento aplicável ao negócio, a Voltage atua com os seguintes produtos:

. [ In Sight: pesquisas customizadas para clientes de diferentes segmentos. | Open Minds: pesquisa de propriedade intelectual da Voltage, na qual aborda temas contemporâneos. | Futures Reports: relatórios de tendências de mercados distintos (ex. Food Futures, Design Futures, Luxury Futures, Retail Futures etc). | Think Trends: workshop de tendência. | Trend Report: o relatório anual de tendências Voltage. | LS:N: portal internacional de tendências de consumo da The Future Laboratory, empresa que a Voltage representa com exclusividade no Brasil. | Para estudar os comportamentos contemporâneos, a Voltage desenvolveu ferramentas próprias (vSearch, vLounge, vEtno, vContext, vTalk, vExperience, vDesk, vExpert, vCouncil e vSources) destinadas a compreender o ser humano por trás do consumidor.].

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