Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2010 - 11:21

Administração escolar: a revolução do ensino

Segundo o CFA, para a educação alavancar no país, é necessário investir na gestão escolar.

Brasília - A educação sempre esteve na pauta do governo e da sociedade civil. E não é para menos: países que investiram no ensino tiveram crescimento em todos os setores. De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), cada ano de estudo representa um acréscimo de 16% no rendimento mensal. Bem instruídas, as pessoas conquistam empregos melhores, salários maiores, aumentando o poder de consumo.

A revolução do ensino geralmente é vista tão somente pelas inovações e aperfeiçoamentos dos métodos didático-pedagógicos. Porém, atualmente, a população vive num contexto em que os meios de comunicação e, principalmente a internet, cumprem papéis preponderantes na facilitação da aprendizagem.

Para o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Roberto Carvalho Cardoso, não bastam os métodos de ensino que são utilizados em sala de aula e à distância. O ambiente expandiu-se. Hoje, é necessário gerenciar a infraestrutura, aspectos logísticos, tecnológicos, Recursos Humanos, e financeiros. "É indispensável a implantação da administração escolar nos níveis fundamental, médio e superior, para que tenhamos a verdadeira revolução do ensino no Brasil", avalia.

O presidente também destacou a importância de se discutir o tema, uma vez que estamos no limiar de uma nova era: a revolução do ensino. "Palavras que antigamente soavam como ofensa, tais como cliente, mudança, marketing, satisfação de necessidades e desejos, agora fazem parte das estratégias de ensino, principalmente na gestão escolar", afirmou.

O administrador escolar tem a visão do todo. Além de coordenar as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, ele gerenciará a parte financeira, administrativa e de recursos humanos do local. "Necessitamos desse profissional para esta nova realidade. Por isso, diante dessas novas exigências, é preciso disponibilizá-lo no mercado de trabalho", defende Roberto Cardoso.

"Os educadores e responsáveis têm que encarar o desafio de formar o administrador escolar para que se tenha a verdadeira revolução do ensino", finaliza o presidente do CFA.

Sobre o CFA - O Conselho Federal de Administração é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Este, que tem como missão promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão do Administrador visando a defesa da Sociedade, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração - CRAs, sediados em quase todos os Estados da Federação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira