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13/05/2010 - 11:26

Carros de estudantes brasileiros disputam a Fórmula SAE Michigan

Equipes de Fórmula SAE da FEI e da Escola de Engenharia de São Carlos da USP representarão o País em Michigan e Califórnia, respectivamente.

Dois carros tipo Fórmula, projetados e construídos por estudantes e pós-graduandos em engenharia do Brasil, irão disputar agora em maio e junho duas competições da SAE International, nos Estados Unidos. A equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, competirá na Fórmula SAE Michigan, de 12 a 15 de maio, em Brooklyn, Michigan; enquanto a equipe EESC USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo) representará o Brasil na Fórmula SAE Califórnia, de 16 a 19 de junho, em Fontana, na Califórnia.

As duas equipes ganharam o direito de representar o Brasil nas competições após se destacarem entre as melhores equipes na VI Competição Formula SAE BRASIL PETROBRAS, realizada em 2009, em Americana, São Paulo.

Em Michigan, a equipe Fórmula FEI, campeã brasileira, competirá com mais 120 equipes de instituições de ensino das Américas, Europa, Oceania e Ásia. No ano passado, a equipe de São Bernardo elevou pela primeira vez o Brasil ao grupo Top Ten, com o 10º lugar na competição, que reuniu 97 equipes.

Para garantir novamente destaque, a equipe da FEI diminuiu o centro de gravidade do carro. “Mais baixo, o veículo terá melhor desempenho durante as curvas”, explica Lucas Kira, capitão da equipe, composta por 14 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica. A equipe conseguiu reduzir 40 kg no peso do protótipo, agora com 180 kg. Com isso, conseguiu diminuir de 20 litros para 12,5 litros a cada 100 km o consumo de combustível no carro, que faz até 130 km/h.

O carro possui sistema de telemetria, desenvolvido pelos estudantes, que fornece, em tempo real para o box, informações sobre combustível, tempo de motor ligado e velocidade. Os dados são fornecidos para o piloto por meio de display com tecnologia wireless, no volante do carro.

Califórnia - Em junho, na Califórnia, o Brasil será representado por nove estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, que levarão um veículo monoposto o com alto desempenho de aceleração. O carro atinge velocidade máxima de 160 km/h e pesa 210 kg e sua carenagem utiliza aço, alumínio e fibra de vidro. “Escolhemos esses materiais pela alta resistência e baixo peso”, afirma Dannylo Thadeu Gosmes, capitão da equipe, aluno do sétimo semestre de Engenharia Mecânica. A equipe competirá com mais 78 equipes de países das Américas, Europa e Ásia.

As competições Formula SAE norte-americanas, atualmente realizadas na Califórnia e Michigan, caracterizam-se pelo elevado nível técnico dos veículos, projetados e construídos por universitários de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. O Brasil estreou nos EUA em 2005.

- Surgidos em 1978, nos EUA, os veículos Fórmula SAE possuem motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da associação [www.saebrasil.org.br]. Atualmente, as competições de carros Fórmula SAE são realizadas nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão, Austrália e no Brasil, que ingressou no circuito em 2004. A Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS visa fomentar a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira.

Segundo o engenheiro Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, as indústrias buscam cada vez mais novos talentos no ambiente competitivo e saudável da Competição Fórmula SAE BRASIL, cujo mérito é complementar a formação do futuro engenheiro. “É notório como a participação em projetos estudantis desta magnitude influencia na hora em que um currículo é examinado pelas empresas”, ressalta Botelho.

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