Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2010 - 12:10

Mangalarga realiza duas exposições neste fim de semana


Julgamento do galope funcional, recentemente adotado na raça, estará entre as atrações dos eventos que acontecem na Bahia e em São Paulo .

O Circuito de Exposições da Raça Mangalarga passará por dois importantes eventos do agronegócio nacional neste fim de semana: a Expo Guará 2010, que acontece na cidade paulista de Guaratinguetá, e a 31ª Expo Jequié, marcada para ocorrer na baiana Jequié.

Prevista para começar na manhã desta sexta-feira (14), nas dependências do Recinto de Exposições Manoel Soares de Azevedo, a Exposição Mangalarga de Guaratinguetá deverá prosseguir até a tarde do próximo domingo (16) com a participação de importantes criatórios da raça na região Sudeste. Para julgar os cerca de 80 animais que passarão pela pista da mostra, organizada pelos mangalarguistas Dirk e Ilda Kalitzki, foram convocados os experientes jurados Eduardo Leite Cintra (andamento) e Marcelo Leite Vasco de Toledo (morfologia).

Por sua vez, a Exposição Mangalarga de Jequié acontecerá nos dias 14 e 15 de maio no Parque Luiz Braga, sob o comando do jurado Luis Sérgio Brito Vieira. Organizada por Dorival Santana Andrade Filho, a mostra baiana irá reunir os principais exemplares da raça na região nordeste.

Galope funcional - Iniciado no mês de março, na cidade paulista de Tietê, o Circuito de Exposições da Raça Mangalarga trouxe este ano uma grande novidade. Com a intenção de buscar um cavalo ainda mais completo e equilibrado, o Conselho Deliberativo Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) adotou a figura do galope funcional como novo item de julgamento nas mostras promovidas por todo País.

Dessa forma, o galope dos animais passou a ser analisado em uma situação inspirada no trabalho no campo, com obstáculos semelhantes aos adotados nas disputas de maneabilidade. A novidade, entretanto, vale apenas para quatro categorias: égua, égua sênior, cavalo e cavalo sênior.

Segundo Marcelo Leite Vasco de Toledo, presidente do Conselho Deliberativo Técnico, a novidade deve tornar mais atraente ao público as exposições, que são atualmente a grande vitrine da raça. “Além de deixar nossas mostras mais interessantes, o galope funcional as tornará mais educativas, permitindo que a plateia realmente conheça as habilidades típicas do cavalo Mangalarga. E vale ressaltar ainda que, com um percurso dirigido, nós também vamos ganhar tempo nos julgamentos, deixando-os menos cansativos”, explica Toledo.

“Os apresentadores poderão conduzir suas montarias em um ritmo cadenciado, pois trata-se de uma demonstração das habilidades funcionais do cavalo e não de uma prova contra o cronômetro. O importante é que durante a apresentação os animais apresentem bastante equilíbrio, facilidade de trocas e bom temperamento”, explica o presidente do Conselho.

O dirigente destaca ainda que a novidade trará uma série de benefícios para o meio mangalarguista. “Essa mudança obrigará nossa tropa de elite, que é de onde saem nossos garanhões e matrizes, a ter suas características funcionais aprimoradas, trazendo benefícios para todo o plantel da raça. Além disso, com a adoção das figuras, o temperamento dos cavalos estará constantemente sendo testado, obrigando a existência de um refinamento ainda maior nesse quesito. E as melhorias não param por aí, afinal o galope funcional também obrigará os apresentadores a aprimorarem sua equitação, trazendo uma significativa evolução para a mão de obra da raça”, ressalta Toledo.

A raça Mangalarga realizará nesta temporada 27 mostras, passando pelas cinco regiões brasileiras. O mês de maio será, aliás, o mais movimentado do ano com um total de sete eventos. Afinal, além de Guaratinguetá e Jequié, a raça já passou este mês pela paranaense Maringá e passará ainda por Franca (SP), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Itapetinga (BA). [ www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11)3673-9400]/ Pedro C. Rebouças

. [ Foto: Público poderá conferir as habilidades funcionais dos exemplares da raça | Crédito/foto: Modesto Wielewicki].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira